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O DESAFIO DA SEGURANÇA PÚBLICA

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No filme Tropa de Elite, dirigido por José Padilha, é exibido uma realidade de violência constante na cidade do Rio de Janeiro, que parte tanto de policiais quanto de criminosos e que relata o dia-a-dia de sofrimento e hostilidade em muitas cidades do Brasil. Desse modo, a segurança pública possui empecilhos que atrasa o bem-estar da sociedade e devem ser analisados. Dentro desse contexto, há dois fatores para serem levados em consideração: a violência policial na sociedade brasileira e a facilidade de acesso aos jovens para o crime no Brasil.

Primeiramente, de acordo com Pierre Bourdieu, sociólogo francês, o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Sendo assim, o uso da agressividade e a tirania por parte dos agentes policiais é uma afronta ao direito de segurança de um indivíduo, visto que, é comum que o cidadão seja hostilizado apenas pela sua cor ou pela condição social, o que compromete ainda mais para a impetuosidade em regiões mais pobres. Evidencia-se que essa violência seletiva vai contra qualquer expectativa de bonança da sociedade.

Outrossim, em Cidade de Deus, filme de Fernando Meirelles e Katia Lund, é possível analisar o modo como os jovens pertencentes a regiões com poucas condições sociais possuem fácil acesso ao mundo da criminalidade. Dessa forma, é nítido que o abandono Estatal dessas áreas corrobora o problema da insegurança, pois a ausência de recursos deixa os juvenis sem escolhas. Portanto, a insuficiência Governamental causa uma privação do direito de segurança e a escassez de investimentos em saúde e educação transtorna a paz pública.

Diante do exposto, cabe ao Ministério da Educação e Ministério da Justiça, por meio de verbas governamentais, criar escolas técnicas em áreas extremamente pobres e com alto índice de violência e criar um aplicativo para denuncias exclusivamente contra abusos de forças policiais, diminuindo, assim, a violência e a desigualdade social, com o fito de evitar e desfazer a realidade vista em Tropa de Elite e Cidade de Deus.

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  1. Competência 1
    Parabém sua redação está muito boa mesmo de daria 1000
    Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
    Sua nota nessa competência foi: 140
    Você atingiu 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
    Competência 2
    Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
    Sua nota nessa competência foi: 140
    Você atingiu 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com certa distância do senso comum, demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

    Competência 3
    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    Sua nota nessa competência foi: 120
    Você atingiu 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

    Competência 4
    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    Sua nota nessa competência foi: 160
    Você atingiu 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

    Competência 5
    Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    Sua nota nessa competência foi: 200
    Você atingiu 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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  2. Muito bom a sua redação, boas citações, uso de conectivos, ótimo desenvolvimento e boa proposta de intervenção. No entanto, notei a falta de algumas pontuações e a falta de detalhamento na conclusão. Uma dica que eu sempre uso para fazer a conclusão é: AGENTE- quem será responsável pela por colar em prática; MEIO/ MODO: que forma a proposta será realizada; PROPÓSITO; DETALHAMENTO. Seguindo isso temos mais chance de tirar a nota máxima nessa competência. Continue assim, você escreve muitoo bem.
    PARABÉNS!!

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