Iniciante

O desafio da escolha profissional entre jovens brasileiros (coloquem nota de acordo com os critérios do Enem pfvr)

  • 0

    Crise de identidade. Pressão familiar. Mercado de trabalho. Expectativa. São alguns dos desafios que os jovens têm de enfrentar ao escolher uma carreira. Ademais, a sociedade capitalista acaba por valorizar o trabalho como algo grandioso, assim torna para os adolescentes algo determinante para a progressão social. Logo, é de total importância analisarmos com prudência, já que a decisão é feita em uma idade cheia de dúvidas, visto que pode gerar consequências para o futuro.

Em primeiro lugar, cabe ressaltar que o mercado de trabalho atual dificulta a escolha profissional. No livro “Sociedade do espetáculo”, do filósofo sociólogo Guy Debord, é explícitada sua teoria de que todas as pessoas vivem suas vidas como se fosse uma performance, tentando sempre dar o melhor show uma para os outros e apresentar a perfeição. A teoria se comprova correta ao ser comparado aos altíssimos padrões impostos aos jovens em escolher uma profissão, porém se esquecem da necessidade de haver uma preparação a estes. Desse modo, muitos tomam decisões erradas, e no futuro não será possível mudar, em decorrência da enorme competitividade do mercado, ou seja podem se tornar um adulto insatisfeito e frustrado com seu trabalho.

Outro fator relevante, é como a escolha errada pode acarretar em consequências negativas para a vida de um indivíduo. Tendo em vista que, esse adolescente pode se tornar infeliz, em que irá realizar um trabalho de forma desmotivado, e não terá um amor pela profissão exercida. Conforme, uma pesquisa realizada pela revista Veja, explícita que cerca de 59% dos estudantes são influenciados pelos pais e pela sociedade ao escolher uma carreira. Ademais, em decorrência do capitalismo, muitos vêem a medicina como um “status social”, porém tornam-se frustrados ao verem a grande responsabilidade que deve haver. Logo, acaba por surgir uma população doente, ao adquirir depressão, em resultado do ofício estressante.

Diante disso, nota-se a necessidade de mudanças. Cabe ao MEC garantir aos jovens, o cuidado com a escolha profissional. Tal ação será realizada por meio da promoção de palestras e rodas de conversa, mediadas por psicólogos, com intuito de acompanhar os adolescentes, além de ajudá-los a fazer uma escolha prudente, de acordo com suas especificações. Além disso, as escolas devem apresentar mais sobre as áreas de atuação, desde o primeiro ano do ensino médio, por meio de palestras realizadas por convidados, a fim de que a escolha profissional não seja mais um desafio aos jovens de nosso país.

Compartilhar

3 Correções

  1. Sua introdução foi bastante precisa, coesa e direta. Mas, Acredito que na primeira linha não precisava fazer a entonação dos desafios colocando o ponto final, talvez com a vírgula o aspecto de enumeração teria resolvido.
    Desenvolvimento: achei pertinente os argumentos, no entanto, no quesito repertório precisa de mais força pra fortalecer o argumento.
    Desenvolvimento 2: tudo ok
    Conclusão: proposta pertinente. Falta detalhamento.
    C1:180
    C2:180
    C3:180
    C4: 200
    C5 160
    900

    • 0
  2. BOA NOITE !
    #SEGUE ABAIXO A CORREÇÃO POR COMPETÊNCIA.
    Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua Portuguesa
    – 180
    Competência 2 : Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa 180
    Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista- 200
    Competência 4: Demonstrar conhecimentos dos mecanismos necessários para a construção da argumentação – 160
    Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos -180
    NOTA FINAL:900
    —-> ALGUMAS OBSERVAÇÕES: * NO SEGUNDO PARÁGRAFO: No livro ”sociedade do espetáculo”, do filósofo sociólogo Guy Debord, …. ” ESSA VIRGULA NÃO DEVERIA ESTAR APÓS A CITAÇÃO DO LIVRO, MAIS SIM DEPOIS DO AUTOR DO LIVRO, PORQUE SE VOCÊ COLOCAR APÓS O NOME DO LIVRO DEU A ENTENDER QUE VOCÊ SEPAROU IDEIAS.
    * ”A teoria se comprova correta (OUTRA VIRGULA POIS OS PERÍODOS NÃO PODEM FICAR MUITO EXTENSOS) ao ser comparado aos altíssimos padrões impostos aos jovens em escolher uma profissão, porém (DEVERIA TER UMA VÍRGULA AQUI, POIS OCORREU UM SEPARAÇÃO DE IDEIAS )…”
    * Ao citar qualquer orgão do Governo, em qualquer parte da sua redação, deve-se colocar o seu significado – EXEMPLO : Na sua conclusão você citou o MEC – PORÉM NÃO COLOU O QUE ESSA SIGLA QUER DIZER. ISSO CONTA
    PONTO.
    # Apenas essas observações. NO MAIS ESTÁ OK.
    ESPERO TER AJUDADO, SUCESSO :^)

    • 0
  3. Nota 01 – 160 – Há a presença de alguns erros gramaticais,
    Nota 02 – 200 – Excelente estrutura textual e uso de outras áreas de conhecimento.
    Nota 03 – 200 – Excelente argumentação.
    Nota 04 – 160 – Use mais os conectivos para articular o texto.
    Nota 05 – 180 – Não achei o detalhamento. Fora isso, a proposta de intervenção está excelente.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.