O desafio da educação a distancia
No momento atual, vivenciamos no Brasil e no mundo o impacto de uma pandemia e as adaptações motivadas para uma possivel continuidade da rotina. Com a noticia do vírus Covid-19 e a sua dimensão, cientistas e grandes líderes políticos, fizeram o apelo ao pedido “fique em casa”, como exercicio de cidadania e de cuidado consigo e com o próximo. Devido a isso, diversas atividades foram repensadas, dentre elas, a educação, deixando a sala de aula e migrando para o formato remoto, trazendo benefícios e prejuízos no processo de ensino e aprendizagem.
Segundo o filósofo Zygmund Baumam, é na crise que também obtemos grandes avanços sociais que só eram esperados com o passar de várias décadas. A pandemia fez com que a educação se adaptasse ao formato remoto, trazendo muitos benefícios aos alunos em um momento tão delicado. Com tal ação, os prejuízos relacionados ao atraso dos conteúdos foram minimizados, conseguindo, assim, manter o plano acadêmico. Além disso, oportunizou que não necessitasse do deslocamento de casa a escola,
colocando em risco sua vida e dos colegas de classe, pois as aulas podem ser assitidas em qualquer lugar, e de preferencia, dentro de casa.
Por outro lado, a migração do ensino acarretou prejuízos significativamente expressivos, que não afetam somente a vida acadêmica, mas possivelmente outras áreas, como a afetiva e a econômica. De acordo com a historiadora Lilia Moritz Schwartz, o Brasil, é um país, não pobre, mas extremamente desigual. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em sua pesquisa feita em 2020 mostrou que 1 em cada 4 brasileiros não tem internet em casa, somado ao fato de uma grande parcela também não ter celulares e computadores, bem como um local adequado ao estudo. Sendo assim, muitos estudantes se quer poderiam ter acesso as aulas, aumentando a exclusão social, e com tal ação, pode haver a desmotivação dos estudantes, ocorrência de transtornos mentais e fenômenos, como por exemplo, a evasão escolar.
Fica claro, portanto, que de um lado conseguimos nos adaptar a uma situação extremamente ameaçadora, porém, como estamos trabalhando com o possível, nos limites impostos pela pandemia, já que o ensino presencial é um risco, o ensino remoto é o que temos no momento, sendo preciso que esta chegue à todos os estudantes independente da classe. Nesse sentido, é necessário que a população exija dos seus representantes políticos, como os deputados, formulação de leis que destinem políticas públicas à educação, como a internet gratuita, chips e computadores; cabendo ao MEC (Ministério da Educação) distribuí-las e garantir o sua aplicabilidade e acesso dos estudantes ao recurso. Dessa forma, é possível que os impactos produzidos pelo ensino remoto sejam reduzidos, trazendo distancia do Brasil de origem, no qual a educação era destinada apenas aqueles que possuíssem recursos financeiros. Assim o país pode ser gradativamente, menos desigual, tornando-se um país de todos.
Ana22
Olá como vai?
Eu gostei bastante da sua redação, porque está bem estruturada!
Cuidado, evite escrever em primeira pessoa. Terceira pessoa (“ele”, “ela” e “eles”). É o ponto de vista mais versátil e poderoso. Permite que você desenvolva um universo criativo mais amplo e completo. A terceira pessoa concede maior liberdade para o narrador.
gsmromeiro
Boa tarde, Raquel. Antes de corrigir sua redação seguindo as 5 competências do modelo ENEM, irei comentar seus parágrafos. Você dividiu bem a redação em um parágrafo introdutório, seguido por dois de desenvolvimento e um final para conclusão, o que é um ponto positivo.
Parágrafo 1 (Introdução): você introduziu bem o contexto da problemática abordada no tema, além de deixar claro na sua tese os dois argumentos a serem defendidos nos parágrafos subsequentes de desenvolvimento. Porém, há aqui erros de escrita (principalmente pontuação), além da utilização da primeira pessoa em “vivenciamos”, o que não é recomendado (tente sempre manter impessoalidade no texto). Vale ressaltar também que COVID-19 é o nome da doença, não do vírus (o SARS-CoV-2), o que poderia acarretar em perda de pontos na Competência III. Por fim, minha dica é que você siga uma estrutura para a introdução que consiste em: repertório sociocultural + contextualização desse repertório + tese que apresente seus 2 argumentos (um exemplo de repertório seria, por exemplo, citar Bauman, como você fez no seu 2º parágrafo, lembrando sempre que o repertório vai muito além de citações filosóficas; filmes, séries, livros, Constituição Federal de 1988 e acontecimentos históricos nacionais e internacionais, por exemplo, são também boas fontes para serem relacionadas (contextualizadas) com a temática trabalhada).
Parágrafo 2 (1º Desenvolvimento): você trouxe um ótimo argumento otimista para a problemática, o que, de modo geral, torna esse parágrafo um ponto alto de sua redação. Porém, faltam conectivos (mecanismos linguísticos que sinalizam ao leitor/corretor o seu domínio da língua portuguesa como uma ferramenta argumentativa), o que acaba por enfraquecer a nota da Competência IV, a qual se trata especificamente disso. Você escreveu o nome de Zygmunt Bauman de forma incorreta, o que pode acarretar em perda de pontos na Competência III. Confesso que não encontrei a citação a qual você colocou quando joguei no Google, mas não sei se não procurei direito. Também há, aqui, erros de pontuação (vírgula, principalmente). Assim, como fiz no 1º parágrafo, indico que você siga a estrutura: tópico frasal + repertório sociocultural + contextualização + desfecho crítico ou reflexivo. Eu pessoalmente acho os desenvolvimentos mais difíceis de se escrever do que a introdução e a conclusão. Tópico frasal consiste na retomada do argumento da tese (primeiro desenvolvimento retoma o primeiro argumento, e o segundo retoma o segundo argumento), o que seria basicamente o que você fez no início do 3º parágrafo. O desfecho é importante pois demonstra sua argumentação acerca do tema, seja ele crítico (expõe sua indignação com o problema) ou reflexivo (como o nome diz, levanta discussão sobre o tema (esse desfecho é um pouco mais difícil quando a problemática do tema não está muito clara)), que é o propósito da redação; como você não colocou desfecho, o parágrafo ficou apenas expositivo.
Parágrafo 3 (2º Desenvolvimento): você iniciou bem com um claro tópico frasal, o que retomou seu segundo argumento (“prejuízos no processo de ensino e aprendizagem”), além de ter aplicado um maior número de conectivos ao iniciar os períodos, o que é super importante (o ideal é sempre colocar conectivos ao início de períodos, tentando ao máximo evitar a criação de novos períodos sem a presença desses conectivos – pense no corretor do ENEM “batendo o olho” no seu texto e freneticamente procurando a presença de conectivos para a nota da Comp. IV, porque é isso que acontece). Mais uma vez, sem a presença de um desfecho (nesse caso recomendaria um crítico), o texto fica muito expositivo e pouco argumentativo; você expôs muito bem as dificuldades enfrentadas por grande parte dos brasileiros, mas, apesar de claramente isso ser muito ruim para a sociedade, você não deixou clara sua posição acerca desse problema via argumentação, que é o foco da prova de redação. Aqui também há erros de pontuação (vírgula). Você escreveu “sequer” incorretamente. É recomendado que se escreva números que não são datas por extenso, ao invés de “1 em cada 4”.
Parágrafo 4 (Conclusão): Aqui, você estendeu demais seu tópico frasal e utilizou a primeira pessoa do plural, o que comentei na correção da introdução, o que acaba por tirar o espaço de linhas necessário para uma construção robusta da Proposta de Intervenção, referente à Competência V. Você trouxe uma boa proposta de intervenção. Aqui também há erros de pontuação.
Comp. I: 120
Eu considero essa e a Comp. IV as competências mais difíceis, é muito fácil de perder ponto. Os seus erros ortográficos diminuirão com o tempo, conforme você aumentar sua leitura, principalmente de outras redações de notas acima de 960, então atente-se para isso. Ainda há bastante tempo para trabalhar essa dificuldade.
Comp. II: 200
Você demonstrou muito bem conhecer os diferentes repertórios socioculturais. Os corretores adoram atualidades, então sua citação da pandemia da COVID-19 foi uma boa ferramenta.
Comp. III: 120
Mais uma vez, a leitura de diferentes redações irá te ajudar a reconhecer esse “padrão” de argumentação, principalmente para o desenvolvimento, que é a parte mais importante do texto.
Comp. IV: 120
Você distribuiu bem os conectivos na maioria dos parágrafos, mas alguns (introdução e primeiro desenvolvimento) ficaram com poucos.
Comp. V: 200
Você deixou clara sua proposta de intervenção. Ainda dá para melhorar, mas acredito que não haja erros.
Nota: 760
Recomendo fortemente os canais Poxalulu, Umberto Mannarino e Lucas Felpi, no Youtube. Fazem um ótimo trabalho no que tange ensinar a estrutura ideal para as redações do ENEM. 760 é uma ótima nota agora em março, com a dose certa de dedicação você com certeza conseguirá tirar uma nota acima de 920 no ENEM em novembro/dezembro.
Boa sorte nos seus estudos!
leticiaolvra
Olá Raquel!
percebe-se que você tem um uma ótima facilidade para desenvolver uma redação e conhece a estrutura. parabéns, ótimo argumento e uma boa proposta de intervenção.
Apenas fique atenta a erros ortográficos e também a quantidade de linha, caso você esteja se preparando para o ENEM, o máximo são 30 linhas.
correção por competência:
C1: 140- demostra domínio adequado da norma padrão, com poucos desvios gramaticais e de convenções de escrita
C2: 160- desenvolve bem o tema a partir da argumentação consistente e apresenta bom domínio do tipo textual dissertativo- argumentativo
C3: 170- seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, com indícios de autoria, em defesa do seu ponto de vista
C4: 160- articula as partes do texto, com poucas inadequações na utilização dos recursos coesivos
C5: 170- elabora proposta de intervenção relacionada ao tema e bem articulada à discussão desenvolvida no texto
TOTAL: 800 pontos
espero ter ajudado… beijos, parabéns!
skaynicolas1021
Ótima redação, houve alguns erros ortográficos mas é super normal, apenas cito que tome cuidado ao conjugar os verbos, por exemplo “estamos”, “conseguimos”, entre outros no texto, eles estão conjugados com o sujeito oculto ‘nós’ (1° pessoa do plural), em que não é proibido mas deve ser evitado no ENEM.