O desafio da desigualdade nas regiões do Brasil

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Hodiernamente, muito se tem discutido acerca das desigualdades entre as regiões do Brasil. Segundo dados do IBGE divulgados em 2019, as regiões do Sul e Centro-Oeste estão em vantagem sobre as regiões Norte e Nordeste em relação à renda per capita, tendo em vista que 59% dos estados brasileiros são representados pela extensão Norte-Nordeste, é de enorme prejuízo para o país a subsistência da desigualdade nessas regiões.

Sobretudo, uma análise nos dados das últimas quatro décadas, expressa uma melhora sutil na renda per capita do país, visto que em 1970, a maioria das famílias eram carentes e os serviços fundamentais eram escassos. Ainda assim, o andamento dessa evolução se deu principalmente, em estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Sendo assim, a desigualdade entre as regiões Norte e Nordeste ainda é permanente, uma vez que todos os estados das duas regiões tiveram os menores números sobre a renda per capita. Apesar disso, o Centro-Oeste, Norte e Nordeste apresentaram crescimento no PIB entre os anos de 2002 e 2011, os índices do IDH também tiveram melhora significativa, segundo o IBGE.

Em virtude dos fatos mencionados, é importante que estas regiões possam herdar atenção de forma ampliada, com a participação do Governo Federal e dos estados referentes para que os numeros da renda per capita e do IDH possam ser elevados, e, em razão disso, obter a ausência ou no mínimo, a escassez da desigualdade social. Mediante a isso, fatores como o desemprego, por exemplo, devem ser cuidadosamente pensados para que as condições sociais e econômicas também melhorem nessas regiões.

 

 

Deixei um espaço entre os parágrafos para que vocês possam identificar. ☺

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4 Correções

  1. Competências

    I: demonstrar domínio da língua portuguesa; 
    Nota:160

    II: compreender a proposta de redação e os conceitos das áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo; 
    Nota:120

    III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; 
    Nota:140

    IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; 
    Nota:160

    V: elaborar uma proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos direitos humanos e considerando a diversidade sociocultural. 
    Nota:160

    Dúvidas: [email protected]

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  2. Olá, Brena. Achei sua redação interessante, porque demonstra domínio sobre assunto, o que faltou foi você estruturar melhor, mostrando conhecimento sobre o texto dissertativo argumentativo, e expressando mais o seu ponto de vista. Não consegui identificar suas teses, elas deviam estar presentes em sua introdução e logo em seguida desenvolvidas nos dois respectivos parágrafos. Indico pra você o canal da Bella Nazar, ela faz correções de redações, é bom pra praticar e aprender com o erro alheio. Continue praticando.

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  3. Olá, bom eu sou um estudante também, mas notei alguns erros.
    Bom na introdução eu percebi que faltou muita coisa. Faltou o que realmente é a introdução: um panorama geral da redação, além de que você NÃO deixou evidente os argumentos do Desenvolvimento 1 e 2 na introdução. Além disso eu aconselho que não ponha dados na introdução.

    No seu parágrafo 2 e 3 eu notei que não dá pra saber qual é o seu argumento e o exto está expositivo, faltou mais do seu argumento

    A conclusão está legal. Você usou agente e finalidade, mas faltou o meio e o detalhamento. por fim, eu indico que veja o canal do Romulo bolivar. Muito bom para redação Enem

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  4. Olá, eu sou estudante também, mas vou corrigir de acordo com meus conhecimentos, ok!?

    Introdução
    Apresenta contextualização excelente e apresentou o tema, faltou apenas a tese, pois você deve adiantar o que será defendido nos próximos parágrafos do texto.

    Desenvolvimento 1
    “uma análise nos dados das últimas quatro décadas, expressa uma”
    Essa vírgula não existe, não se separa sujeito e verbo.

    Você apresentou um dado mas não indicou que há um problema, não indicou um argumento a ser defendido, não indicou seu ponto de vista, e isso precisa ser feito, pois é uma redação dissertativo argumentativa.

    Desenvolvimento 2
    Ocorre o mesmo problema do parágrafo anterior.

    Conclusão
    Você traz uma proposta de intervenção, no entanto não fica claro qual é cada elemento, a ordem em que eles são escritos também não ajuda muito. Tente ser o mais breve e objetiva possível.

    C1 – 200 (você domina bastante a escrita formal e escreve muito bem)
    C2 – 120 (os repertórios seriam mais produtivos se usados para implementar a argumentação, houve também uma fuga do texto argumentativo)
    C3 – 120 (desenvolvimentos meramente expositivos, quase não houve argumentação)
    C4 – 180
    C5 – 160

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