Hodiernamente, muito se tem discutido acerca das desigualdades entre as regiões do Brasil. Segundo dados do IBGE divulgados em 2019, as regiões do Sul e Centro-Oeste estão em vantagem sobre as regiões Norte e Nordeste em relação à renda per capita, tendo em vista que 59% dos estados brasileiros são representados pela extensão Norte-Nordeste, é de enorme prejuízo para o país a subsistência da desigualdade nessas regiões.
Sobretudo, uma análise nos dados das últimas quatro décadas, expressa uma melhora sutil na renda per capita do país, visto que em 1970, a maioria das famílias eram carentes e os serviços fundamentais eram escassos. Ainda assim, o andamento dessa evolução se deu principalmente, em estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Sendo assim, a desigualdade entre as regiões Norte e Nordeste ainda é permanente, uma vez que todos os estados das duas regiões tiveram os menores números sobre a renda per capita. Apesar disso, o Centro-Oeste, Norte e Nordeste apresentaram crescimento no PIB entre os anos de 2002 e 2011, os índices do IDH também tiveram melhora significativa, segundo o IBGE.
Em virtude dos fatos mencionados, é importante que estas regiões possam herdar atenção de forma ampliada, com a participação do Governo Federal e dos estados referentes para que os numeros da renda per capita e do IDH possam ser elevados, e, em razão disso, obter a ausência ou no mínimo, a escassez da desigualdade social. Mediante a isso, fatores como o desemprego, por exemplo, devem ser cuidadosamente pensados para que as condições sociais e econômicas também melhorem nessas regiões.
Deixei um espaço entre os parágrafos para que vocês possam identificar. ☺
Gabriel0000000
Competências
I: demonstrar domínio da língua portuguesa;
Nota:160
II: compreender a proposta de redação e os conceitos das áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
Nota:120
III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
Nota:140
IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
Nota:160
V: elaborar uma proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos direitos humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Nota:160
Dúvidas: [email protected]
Flávia1837
Olá, Brena. Achei sua redação interessante, porque demonstra domínio sobre assunto, o que faltou foi você estruturar melhor, mostrando conhecimento sobre o texto dissertativo argumentativo, e expressando mais o seu ponto de vista. Não consegui identificar suas teses, elas deviam estar presentes em sua introdução e logo em seguida desenvolvidas nos dois respectivos parágrafos. Indico pra você o canal da Bella Nazar, ela faz correções de redações, é bom pra praticar e aprender com o erro alheio. Continue praticando.
Alecrinrr
Olá, bom eu sou um estudante também, mas notei alguns erros.
Bom na introdução eu percebi que faltou muita coisa. Faltou o que realmente é a introdução: um panorama geral da redação, além de que você NÃO deixou evidente os argumentos do Desenvolvimento 1 e 2 na introdução. Além disso eu aconselho que não ponha dados na introdução.
No seu parágrafo 2 e 3 eu notei que não dá pra saber qual é o seu argumento e o exto está expositivo, faltou mais do seu argumento
A conclusão está legal. Você usou agente e finalidade, mas faltou o meio e o detalhamento. por fim, eu indico que veja o canal do Romulo bolivar. Muito bom para redação Enem
Graziele Ferreira Das Neves Santos
Olá, eu sou estudante também, mas vou corrigir de acordo com meus conhecimentos, ok!?
Introdução
Apresenta contextualização excelente e apresentou o tema, faltou apenas a tese, pois você deve adiantar o que será defendido nos próximos parágrafos do texto.
Desenvolvimento 1
“uma análise nos dados das últimas quatro décadas, expressa uma”
Essa vírgula não existe, não se separa sujeito e verbo.
Você apresentou um dado mas não indicou que há um problema, não indicou um argumento a ser defendido, não indicou seu ponto de vista, e isso precisa ser feito, pois é uma redação dissertativo argumentativa.
Desenvolvimento 2
Ocorre o mesmo problema do parágrafo anterior.
Conclusão
Você traz uma proposta de intervenção, no entanto não fica claro qual é cada elemento, a ordem em que eles são escritos também não ajuda muito. Tente ser o mais breve e objetiva possível.
C1 – 200 (você domina bastante a escrita formal e escreve muito bem)
C2 – 120 (os repertórios seriam mais produtivos se usados para implementar a argumentação, houve também uma fuga do texto argumentativo)
C3 – 120 (desenvolvimentos meramente expositivos, quase não houve argumentação)
C4 – 180
C5 – 160