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O desafio da Aids na juventude contemporânea

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A aids é uma doença sexualmente transmissível causada pela infecção do vírus Imunodeficiência humana ( HIV). Efetivamente a medicina teve muitos avanços no tratamento dessa enfermidade, entretanto, o considerável aumento na transmissão do HIV em jovens ocasiona preocupações à sociedade brasileira. Com isso, pode-se observar a falta do uso de preservativos e despreocupação da juventude com tais problemáticas que dão permanência a essa enfermidade.

Em primeira análise, na série Elite retrata a história de uma estudante do ensino médio, Marina, que infelizmente se tornou portadora do vírus após uma relação sexual desprotegida. Nesse sentido, no seriado nota-se um medo dos jovens em relação a essa doença( Aids) e de se tornarem aptos a realização do teste desse vírus. Em suma, não distante da ficção, é visível uma imprudência dos jovens no uso dos preservativos na sociedade brasileira.

Em segunda análise, no documentário Meninas produzido pela rede Record demonstra a realidade de muitas jovens que ficam grávidas na adolescência pela inexistência do uso da camisinha nos contatos sexuais, podendo assim, ocasionar em uma TST, em ambos casos. Em adição, segundo a BBC existem mais de 100 mil portadores do vírus sem saber da existência desse antígeno em seu sistema imunológico. Logo, o vírus HIV abaixa os níveis de linfócitos cd4+ no sangue( célula que faz a defesa do sistema imunitário), que torna seu organismo mais suscetível a propagação de doenças. Assim, por ações de descuido e despreocupação da juventude provoca o aumento da contaminação do vírus, prejudicando a saúde geral, pois a doença pode ser fatal.

Portanto, o Ministério da Saúde deve fazer campanhas ao combate de doenças sexualmente transmissíveis mediante os meios de comunicação e hospitais, com o objetivo de estimular os jovens a utilização de camisinha e os alerte dos perigos das relações sem o uso de preservativos. Aliado a isso, ofereça apoio emocional aos jovens com suspeita do vírus ou portadores, influenciado- os a realização do teste e a saúde geral. Em adição, os jovens que já praticam relações sexuais, nos exames de sangue- hemograma completo, na parte de leucograma, além de mostrar o nível geral de células de defesa do sistema imunológico , também apresente a quantidade de linfócitos cd4+ e cd8+. Assim, o diagnóstico poderá ser feito precocemente, por conseguinte a Aids não trará mais preocupações para a sociedade brasileira.

Corrijam pelos critérios Enem, pfvr.

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4 Correções

  1. Irei tentar ser o mais fiel possivel ao modelo ENEM. Se alguma coisa ou outra estiver errada, espero que os outros que corrigirem a redação lhe ajudem.
    enfim, vamos por parágrafos
    1: Conseguiu apresentar sua tese mt bem, além de conseguir problematizar mt bem logo no primeiro parágrafo, oq é bom pra competência 3. Quando for sigla, é bom apresentar ela em letras maiúsculas e na sigla AIDS vc colocou minúsculas mas em HIV vc fez bem. Na apresentação das causas ( pode-se observar a falta do uso de preservativos e despreocupação da juventude com tais problemáticas) da pra entender de duas formas, pois vc disse que a falta de uso de preservativos e despreocupação dos jovens são um problema, ou seja, deu pra entender que o jovem tem sim preocupação com o problema e isso dá permanência para que os desafios da AIDS na juventude persistam, mas creio que vc n quis dizer isso, certo? Te aconselho a colocar o artigo “a” antes de despreocupação para que o corretor não entenda de outro jeito e desconte pronto. “pode-se observar a falta do uso de preservativos e a despreocupação da juventude com tais problemáticas(…).
    SUGESTÃO: nessa parte (Com isso, pode-se observar a falta do uso de preservativos e despreocupação da juventude com tais problemáticas que dão permanência a essa enfermidade) vc poderia reescrever ela assim” Com isso, observar-se que a falta do uso de preservativos e a despreocupação da juventude com tais problemáticas dão permanência a essa enfermidade). É só uma sugestão ok?
    2: a parte “na série Elite retrata a história(…) está escrita de forma errada. Vc poderia escrever assim” na série Elite é retratada a história(…)” ou assim “a série Elite retrata a história(…)”.
    “Em suma, não distante da ficção, é visível uma imprudência dos jovens no uso dos preservativos na sociedade brasileira.”. De

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  2. Oi Pricila, vou tentar indicar alguns errinhos que notei
    Na sua introdução, eu notei apenas uma tese, a estrutura do texto pede duas.
    D1- achei um tanto vaga a sua analogia a série, vc poderia ter trabalhado melhor esse parágrafo.
    D2- o termo TST está errado, hoje usa-se o termo “IST’s”- infecções sexualmente transmissíveis
    No início da conclusão faltou a retomada da tese. Ademais, a sua conclusão está muito “bagunçada”, tente organizar seguindo as perguntas- quem fará? Como fará? Como fará? e para quem/o que fará?
    Por fim, tente trabalhar mais seu texto, organize melhor seus argumentos.
    Boa sorte!!

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  3. Em seu segundo parágrafo, ao citar uma série para fazer comparação com a vida real, seria melhor utilizar “De forma análoga” ao invés de “Nesse sentido”, não é um erro, só um “aperfeiçoamento” que pode ser feito.
    Ainda nesse parágrafo, não tinha necessidade de colocar Aids entre parenteses, pois por ser o tema de sua redação, já fica subentendido de que doença você está falando.
    No terceiro parágrafo você disse “TST” ao invés de DST.
    Espero ter ajudado de alguma forma :)

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  4. 1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa = 120
    2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto = 200
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista = 120
    4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação = 120
    5. conclusão = 200

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