Iniciante

O déficit habitacional em questão no Brasil

  • 2

No início da década de 90, o presidente Rodrigues Alves autorizou a derrubada de inúmeros cortiços, o que obrigou a população pobre migrar à zonas marginalizadas, hoje, chamadas de favelas. No atual Brasil, o déficit habitacional caracterizou-se, principalmente, pela desigualdade social, bem como pelo colapso econômico do país.

Segundo a ONU, Organização das Nações Unidas, o Brasil ocupa o oitavo lugar com maior índice de desigualdade econômica no mundo, de acordo com o Coeficiente de Gini. Tal realidade, dar-se pela má distribuição de recursos frente à lideres econômicos, onde sustenta o conceito da Mais Valia, de Karl Marx, em que o proletariado muito trabalha e pouco recebe. Reflete-se, assim, em uma sociedade cada vez mais pobre e sem condições suficientes para o básico da sobrevivência: alimentação e moradia, que, em teoria, é direito de todos.

Outrossim, é importante ressaltar o crescente desemprego no país. A efeito, o IDH, Índice de Desenvolvimento Humano, do país cai em disparada, pois, com o déficit da mão de obra ativa e, consequentemente, da circulação monetária, a economia entre em colapso e as condições de vida da população decai a níveis inferiores da média.

Em síntese, a urbanização das cidades e o combate às desigualdades sociais deve partir do MCidades, em parceira com a prefeitura, investindo em obras para a melhoria dessas áreas marginalizadas. O MTE, Ministério do Trabalho e do Emprego, por sua vez, deve implantar diretrizes para a geração de empregos e melhores salários em apoio ao trabalhador, para que, assim, o déficit habitacional no Brasil seja uma mazela superada.

Compartilhar

4 Correções

  1. Oi, João! :)

    INTRO
    -corrigindo, foi no governo de Alves realmente
    -retire a crase “à zonas” pois ‘zonas’, embora seja feminina, está no plural
    -trouxe citação, contextualização e tese de 2 argumentos

    D1
    -mesmo caso da crase
    -so use “onde” quando se referir a um local, pois é adverbio de lugar, prefire “em que/no qual”
    -procure trazer apenas1 repertório por parágrafo e nunca traga uma citação (Mais-Valia) de modo superficial, vc precisa explicar no que consiste tal termo
    -gostei da sua argumentação

    D2
    -cuidado com a desigualdade das linhas dos parágrafos, seu D2 precisa estar proporcional ao D1
    -faltou uma maior problematização, bem como sua opinião final, esta seria a tese de fechamento

    CONCLUSÃO
    -trouxe duas propostas, e ambas incompletas (sem meio/modo, finalidade e detalhamento)
    -cuidado, “para que, assim, o déficit habitacional no Brasil seja uma mazela superada. não é finalidade, é apenas o seu fechamento
    -sempre traga uma retomada

    C1: 160
    C2: 160
    C3: 160
    C4: 160
    C5: 120
    = 760 [representativa]

    João, você escreve muito bem, so precisa se familiarizar com a estrutura da redação modelo do ENEM (se este for seu objetivo). Qualquer coisa, só chamar. Bons estudos e abraços. :)

    • 3
  2. Olá, João

    Bom, eu entendi o seus pontos e argumentos, entretanto, acredito que a redação ficou muito superficial e a falta de aprofundamento nos argumentos é um problema.

    – A sua introdução precisa de um pouco mais de contextualização sobre o tema, apresentando melhor a tese e o argumento 1 e 2

    – Os seu parágrafos do desenvolvimento precisam de mais detalhamento sobre o problema, principalmente o 2° parágrafo, falta uma argumentação mais aprofundada sobre o tema, sendo necessário um argumento de autoridade (No caso de seu texto: ONU e IDH) e um de autoria (suas conclusões sobre a autoridade)

    – A conclusão precisa responder algumas perguntas, que são:
    Quem?
    O que?
    Como?
    Para que?
    – Sempre faça um detalhamento sobre a sua solução

    • 1
  3. Atenção na introdução pois Rodrigues Alves foi presidente no ano de 1902, e essas derrubada aconteceu nos anos seguintes de seu mandato, tirando isso essa história da criação das favelas e os argumentos para o desenvolvimento estão ok.

    No desenvolvimento há um claro entendimento em um assunto muito discutido e de difícil compreensão que é a mais valia. O que significa a sigla poderia estar em parênteses afim de diminuir as pausalidades da vírgula.

    Bons agentes na conclusão,entretanto abreviações sem estarem acompanhadas de seus respectivos significados dá perda de pontos.

    • 1
  4. é importante que nas proximas redaçoes você se aprofunde mais na tese proposta de forma desenvolver e argumentar de forma mais clara nos paragrafos seguintes.
    Fez bom uso dos conectivos, o que é muito importante para a redaçao modelo enem.

    sobre as abreviaçoes, é importante que venham seguidas de seus significados, assim nao corre risco de perder pontos.

    tome o habito de fazer uma retomada breve do seu texto na conclusao, assim fica mais facil de contextualizar com a proposta de intervençao

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.