Iniciante

O culto aos valores, deveres e ética militares para alcance de objetivos institucionais.

  • 0

A sociedade brasileira sempre viu o militarismo como forma de oprimir as liberdades, esse conceito foi pré-estabelecido devido ao período considerado de ditadura vivido pela nação brasileira. Com fim do regime militar e a criação da constituição de 1988, os militares estão ganhando o respeito e a admiração da população. Diante de vários aspectos transformadores dessa nova visão sobre os militares podemos destacar: valores, deveres e ética desses profissionais.

A base do militarismo sempre foi a hierarquia e a disciplina, sendo que hierarquia é a pronta obediência as ordens legais e disciplina é o respeito entre os superiores e os comandados. Sendo assim esta instituição sempre cultua esses valores em seus profissionais, tornando eles exemplos para suas famílias e sociedade. Essa postura da instituição e de seus integrantes está alcançando os objetivos institucionais, que são: a segurança da nação, a confiança e o respeito dos brasileiros. Diante disso, durante o ano 2020 presenciamos várias manifestações da população brasileira pedindo a intervenção das força armadas no Brasil.

Cabe mencionar que os deveres e ética militar também são responsável pelo alcance do sucesso dos militares, pois deveres é o senso de responsabilidade carregado por cada militar no desempenho de suas funções. Agora ética é um conjunto de normas que orienta na formação e postura desses profissionais. Ademais o Brasil passa por um momento de instabilidade politica e jurídica, na qual nossas autoridades estão tomando decisão baseada e convicções e interesse obscuro. Nesse cenário de desconfiança e medo a sociedade esta apegando aos principio básicos de honestidade e respeito, pois no ano de 2020 e 2021 presenciamos alguns desrespeito básico estabelecido na constituição federal de 1988 que é o direito de ir e vir. Posto isso os militares brasileiros mantem suas raízes e devido a isso aumentou a confiança da população em seu trabalho.

Portanto os militares transformaram a visão distorcida da população brasileira em relação ao militarismo, tornado a sociedade uma admiradora dos pilares cultuado nessa instituição. Dessa forma os objetivos institucionais foram alcançados, porque a nação brasileira compreendeu a importância dos valores, deveres e ética militar. Finalmente as pessoas entenderam o papel constitucional dos militares e passaram a confiar neles como guardiões do sistema democrático brasileiro.

Compartilhar

2 Correções

  1. Bom dia Douglas!

    Sua redação está boa, porém tem que observar algumas regras para a redação do Enem.

    Sua introdução tem que ser feito com 2 ou 3 períodos e com uma contextualização do tema e que todos estes períodos estejas interligados por conectivos;

    Desenvolvimentos também tem que ter 2 ou 3 períodos, com um tópicos frasais, assuntos socios culturais, explicação do repertório e um fechamento bem crítico em cada parágrafo.

    Sua intervenção está boa, falta detalhar mais um pouco…
    AÇÃO, AGENTE, MODO/MEIO, FINALIDADE E DETALHAMENTO…

    DICA: TENTE EVITAR ESCREVER REDAÇÃO DO ENEM COM VERBOS GERÚNDIOS. DER UMA ESTUDADA SOBRE PONTUAÇÃO…

    • 2
  2. Douglas, sinto dizer, mas a introdução está com uma referência errada! O militarismo nunca foi um movimento visto pela sociedade brasileira como “opressão a liberdade”
    Na segunda guerra mundial, inclusive, um pelotão de soldados de 22.500 brasileiros foram para Montese Itália, para combater nazistas. Eles foram homenageados no país inteiro! e então surgiu uma forte admiração desde então!!! ( Serviu até de inspiração pra uma banda internacional rs… nome da música é Smoking Snakes)
    Qualquer redator já zeraria sua redação pela referência falsa, tome cuidado!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.