O CULTO À PADRONIZAÇÃO CORPORAL NO BRASIL

  • 0

A Idade Contemporânea trouxe diversas mudanças e inovações para o mundo, dentre elas a contrução e o fortalecimento de padrões estéticos nos centros urbanos,que até então eram adotados, exclusivamente, pelas nobrezas aristocráticas.Essa buscas pelo “corpo perfeito” pode gerar consequências graves,tornando necessário um debate acerca dos seus aspectos.

“As feias que me perdoem, mas beleza é fundamental.” O famoso verso do poeta Vinicius de Moraes é capaz de sintetizar muito bem o pensamento hegemônico vigente há alguns séculos.Segundo uma pesquisa feita pela rede de cósmetico Dove, a média da pressão pela busca do “corpo perfeito”  no Brasil é maior que a média mundial. Essas imposições da sociedade, oprimem os que não se encaixam nesses padrões impostos, tendo como consequência o aumento de casos de depressão, suícido,anorexia, bulimia, ansiedade entre outras mazelas.

Segundo o filósofo Karl Marx, o pensamento prevalecente em uma sociedade é o imposto pela classe dominante, é possível observar que nos grupos menos favorecidos economicamente, os padrões de beleza idealizados pela elite, não são de fácil acesso. Fazendo esses ter maiores consequências por utilizarem métodos malucos encontrados nas redes sociais, prejudicando tanto a sua saúde física quanto a psicologica, por não ter condições de  acessar nutricionistas e educadores físicos.

Portanto, medidias precisam ser tomadas, é importante que as escolas brasileiras levantem debates sobre as diversidades de belezas e da necessidade da aceitação pessoal. Além da criação de campanhas na internet e nas ruas, a descontruir os padrões criados, para assim garantir a harmonia da sociedade brasileira.

Podem dar nota ;)

Compartilhar

1 Correção

  1. 1° parágrafo: encontrei alguns erros na gramática. Tente revisar com bastante atenção sua redação após a conclusão, assim você evita certos erros.
    2° parágrafo: após a colocação do verso de Vinicius de Moraes não deveria ter um ponto final, e sim uma vírgula. Senti falta de conectivos durante o parágrafo, uma vez que ele teve diversas frases.
    3° parágrafo: ótimo parágrafo!
    4° parágrafo: foi uma conclusão muito superficial. Você precisa detalhar mais como tudo será feito: como as escolas brasileiras farão esse debate? Quem fará? Professores? psicólogos? / As campanhas, quem fará? Com que verba? Você precisa explicar direitinho como tudo será feito para que o leitor entenda de fato sua proposta.
    Nota da redação: 600.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.