O mito de Narciso é um dos mais conhecidos da mitologia grega, este conta a história de um jovem tão belo que foi capaz de se apaixonar pelo próprio reflexo , que quando visto na águas do rio, o levou à admirar-se até a morte. Apesar de história de Narciso se tratar apenas de um mito, o culto a aparência é muito marcante no mundo contemporâneo, em que, apesar de vir causando vários danos a saúde mental , a indústria da beleza está cada vez mais presente na vida das pessoas, principalmente jovens.
A priori é imperioso destacar como a ditadura da beleza vem agravando os casos de transtornos mentais, e como a internet colabora com isso. Embora as redes sociais sejam uma forma de entretenimento, o uso excessivo delas podem prejudicar a saúde mental, quando por exemplo compararmos fotos de um certo perfil do Instagram com nossa realidade , nos fazendo pensar que poderíamos ser mais bonitos ou parecidos com tal pessoa, afetando principalmente na autoestima. Dessa forma ,a medida em que os padrões se beleza se tornam inalcançáveis ,os jovens ficam cada vez mais tristes por pensar que deveriam se encaixar neles.
Outrossim, é inegável como a industria da beleza impacta em uma sociedade na qual as aparências parecem ser mais importantes. Com base nesse ponto de vista cabe analisar o conceito de indústria cultural propostos por Adorno e Horkheimer , na qual a indústria vende uma imagem, oferecendo produtos que promovam uma pseudofelicidade. Isto acaba influenciando tanto no modo de parecermos quanto de se vestirmos , pois comprar uma peça de roupa que todos usam ou ter um corte de cabelo considerado estiloso traz uma satisfação compensatória,assim, enriquecendo a indústria da moda, dos cosméticos, dentre outras.Em suma, as pessoas são manipuladas ao acreditarem que precisam se parecer de certa forma.
Depreende-se portanto a necessidade de discutir sobre o culto a aparência no mundo contemporâneo.Para tanto cabe a mídia investir em propagandas e campanhas sobre o cuidado a saúde mental e autoaceitação por meio das redes sociais, fazendo parcerias com perfis famosos para ter uma melhor divulgação e alcance . Quiçá a aparência deixará de ser tão importante na sociedade
podendo tomar um rumo diferente do mito Narciso.
marii_clari
Olá Bruna, tudo bem?
Sua redação está excelente, apenas alguns errinhos básicos kkk
No primeiro parágrafo: ” Apesar de a história..” o sujeito não pode ser preposicionado. Depois de contemporâneo não existe aquela vírgula.
Sua proposta fechou 200 pontinhos!!
Há um ótimo repertório sociocultural,uso diversificado de elementos coesivos, conjunções variadas e um ótimo plano de texto, acredito que você tiraria 1000/960 pelos errinhos de português.
Muito bem!!
Daniel19205
Redação ótima, boa argumentação, apresentou referência externa, solução para o problema, conseguiu dar sequência à ideia que foi proposta no início, acertou na pontuação, na acentuação, agora os parágrafos que ficaram fora do padrão de correção do ENEM, então prestar mais atenção nisso, mas, sem isso o resto está bom.