O criminoso moderno sob a ótica da sociedade moderna

  • 0

Começamos voltando nosso olhar para meados do século passado quando o criminoso era visto como tal e ainda tinha o tratamento merecido por aquilo que ele é, um perigo para a sociedade.

A sociedade moderna evolui no âmbito das tecnologias, do pensamento social e humano, mas quando assistimos em grandes veículos de comunicação, como a NETFLIX, suavizando histórias de serial killers, tornando verdadeiros criminosos, perseguidores e destruidores de mulheres em mocinhos, nos faz pensar que houve aí um retrocesso.

A mídia reveste histórias de crimes e perseguição contra mulheres de flores, quando são produzidos filmes e séries onde o protagonista é um narcisista sanguinário. A sociedade pouco informada interpreta tudo sob a ótica do garoto bonito que faz de tudo para conquista sua amada. Nestas histórias o monstro se transforma em um homem lindo e inofensivo sob a ótica das expectadoras que o idolatram. Com essa carapuça ele comete crimes bárbaros e tira a liberdade de suas vítimas. Considerado como um herói por aquelas que na maioria das vezes, nessa sociedade tão desenvolvida, estão sofrendo  agressões e perseguições semelhantes às da ficção, consequência disso sofrem silenciosamente.

Os efeitos dessa normalização do criminoso como anti-herói é uma sociedade que pouco se importa com a realidade de crimes assombrosos, os quais são tratados como banais. A mulher vítima em grande parte das histórias fica cada vez mais desprotegida da ação desses criminosos.

O problema é um mal silencioso, vai impregnando na sociedade a ideia invertida de aceitação a crimes leves e até mesmo bárbaros contra a liberdade feminina. Existe aí a necessidade de dar visibilidade as histórias reais de vítimas desses criminosos afim de mostrar o outro lado e assim expor para sociedade uma visão real de modo que sejam tiradas impressões menos danosas as vítimas.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá! Vou tentar te ajudar
    *Lembrando que não sou “profissional”, só quero ajudar!
    Provavelmente, você fez uma redação estilo Enem. Porém, tome cuidado com a estrutura (ela pode arruinar sua nota no dia). Não irei analisar parágrafo por parágrafo, pois não consegui ver ao certo a própria estrutura cobrada no Enem.
    Vamos lá.

    ** Começamos voltando nosso olhar para meados do século passado quando o criminoso era visto como tal e ainda tinha o tratamento merecido por aquilo que ele é, um perigo para a sociedade. **

    O parágrafo inicial, a introdução, tem uma visão e ideia contextualizadora muito legal, porém tome cuidado com a estrutura. Ao ler somente essa parte você acabaria zerando a redação do Enem, pois não é permitido usar pronomes pessoais e nem flexões verbais que o indiquem. A introdução no Enem tem uma microestrutura a ser seguida:

    -Frase contextualizadora –> contextualize a problemática utilizando um filme, livro, musica e etc.
    -Problemática –> relacione o problema central do seu tema com a frase contextualizadora. Enfatize bem problema
    -Tese –> Coloque o seu ponto de vista, sem indicar pronomes. Dê um “spoiler” do que será dito ao longo do texto.

    Na sua introdução temos somente indícios da frase contextualizadora.

    ** A sociedade moderna evolui no âmbito das tecnologias, do pensamento social e humano, mas quando assistimos em grandes veículos de comunicação, como a NETFLIX, suavizando histórias de serial killers, tornando verdadeiros criminosos, perseguidores e destruidores de mulheres em mocinhos, nos faz pensar que houve aí um retrocesso.

    A mídia reveste histórias de crimes e perseguição contra mulheres de flores, quando são produzidos filmes e séries onde o protagonista é um narcisista sanguinário. A sociedade pouco informada interpreta tudo sob a ótica do garoto bonito que faz de tudo para conquista sua amada. Nestas histórias o monstro se transforma em um homem lindo e inofensivo sob a ótica das expectadoras que o idolatram. Com essa carapuça ele comete crimes bárbaros e tira a liberdade de suas vítimas. Considerado como um herói por aquelas que na maioria das vezes, nessa sociedade tão desenvolvida, estão sofrendo agressões e perseguições semelhantes às da ficção, consequência disso sofrem silenciosamente.

    Os efeitos dessa normalização do criminoso como anti-herói é uma sociedade que pouco se importa com a realidade de crimes assombrosos, os quais são tratados como banais. A mulher vítima em grande parte das histórias fica cada vez mais desprotegida da ação desses criminosos. **

    Estes seriam os parágrafos de desenvolvimento. Tome cuidado com eles, pois o mais indicado é fazer somente dois e você fez 3, o que é um pouco mais difícil (mas não tem problema). Novamente, o desenvolvimento também tem uma microestrutura a ser seguida:

    -Tópico frasal –> apresente o seu argumento com base na causa do problema que você identificou.
    -Aprofundamento –> Use um repertório para legitimar o seu argumento anterior, e os relacione.
    -Conclusão –> faça uma síntese do parágrafo

    Você apresentou todas as causas e seus argumento, porém não inseriu um repertório e nem concluiu os parágrafos, o que fez com que houvesse uma desconexão de ideias no seu texto.

    ** O problema é um mal silencioso, vai impregnando na sociedade a ideia invertida de aceitação a crimes leves e até mesmo bárbaros contra a liberdade feminina. Existe aí a necessidade de dar visibilidade as histórias reais de vítimas desses criminosos afim de mostrar o outro lado e assim expor para sociedade uma visão real de modo que sejam tiradas impressões menos danosas as vítimas. **

    Essa seria a conclusão, em que há a necessidade de uma proposta de intervenção.
    A proposta, obrigatoriamente, tem que ter 5 elementos, que detalharei a seguir junto com a microestrutura da conclusão:

    -retomada da tese
    -Proposta de intervenção
    + Agente (quem?)
    + Meio (O quê?)
    + Modo (como?)
    + Detalhamento (detalhe algum dos 4 elementos)
    + Finalidade (Para quê?)
    -Frase de fechamento (retome algo da introdução)

    Note que você inseriu somente o meio e a finalidade o que faria com que você perdesse muitos pontos na competência 5.

    ***** Lembrando que eu não consegui identificar “de cara” se era redação estilo Enem, portanto fiz a minha correção achando que era. Então, isso só vale se for redação estilo Enem, ok? *****

    Se quiser ajuda em mais alguma coisa é só pedir por meio de mensagem :)
    Espero ter ajudado!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.