O protagonista da obra Memórias Póstumas de Brás cubas, escrita por Machado de Assis, diz
em suas lembranças pós morte que não teve filhos e não transmitiu a nenhuma criatura o legado da nossa miséria.Porventura, na época atual, ele efetivasse sua analogia, devido o comportamento dos brasileiros frente ao crescimento no número de maus tratos contra animais. Nesse sentido, convém citar o desrespeito a legislação e a mentalidade social como fatores inteiramente ligados a esse impasse.
Convém destacar, a princípio, a aplicação das leis como um dos principais motivadores para a persistência do problema. No art. 32 da Lei de Crimes ambientais, denota-se como crime a prática de descuidos, abusos e ferimentos contra animais, assim, os impedindo de serem maltratados. Contudo, por mais que esteja previsto em leis, é notório, no Brasil, justamente o oposto e esse contraste é refletido em uma pesquisa realizada pelo IBOPE, em que 2000 internautas brasileiros são entrevistados e 92% desse montante diz já ter presenciado animais em condições precárias. Diante do exposto, é notório o desprezo a legislação, evidentemente, é algo inadmissível, pois apesar de existirem normas que acolhem os animais, elas não estão sendo garantidas com totalidade.
Outrossim, o raciocínio da sociedade a respeito desse problema, torna-se com o algo impulsionador para essecenário negativo. As palavras de Zygmunt Bauman, um sociólogo polonês, permite a reflexão da atualidade, onde ele diz que o século contemporâneo é caracterizado por uma modernidade líquida, termo utilizado para explicar a queda das atitudes éticas pela liquidez dos valores. Tal panorama auxilia na análise de desafios sociais, pois em seu viés individualista, a sociedade acaba favorecendo o retrocesso de sua mentalidade. Logo, normalizando o sofrimento de seres irracionais.
Infere-se, portanto, que o crime de maus-tratos aos animais, possui íntima relação com aspectos legislativo e o pensamento antiquado dos cidadãos. Desse modo, cabe ao Poder Legislativo desenvolver leis que promova com totalidade a segurança de quem sofre com essa infração e o Poder Executivo fazer com que essas normas sejam aplicadas, assim, desenvolvendo punições rígidas a quem desrespeitar o regulamento. Ademais, a sociedade deve se mobilizar em redes sociais, com o intuito de atenuar a população sobre esse mal e incentivar a denúncia a respeito desse crime. Assim, transformando o Brasil em um país desenvolvido socialmente, logo, orgulhando Brás Cubas.
Matheus_Smaniotto
Gostei bastante da sua redação, está bem coerente e tem uma escrita, com amplo vocabulário… Apenas alguns erros gramaticais como o uso da crase, ou a falta dele… Mas nada muito grave.
Como já disse a redação está coerente e da para entender muito bem qual é o seu ponto de vista… Acredito que em uma situação real sua redação levaria a nota de +- 700 à 850 pontos em um cenário com nota máxima de 1000.
Olá Garciaju.
Competência 1: Observei poucos desvios: falta de crase, mau pontuação em alguns trechos, sem concordância de número. Coisa pouca.
Competência 2: Acho que tu seguiu bem o gênero dissertativo, de modo geral. Gostei da relação com o Bauman. Não entendi muito bem as menções à obra do Machado de Assis, principalmente na introdução. Em geral tuas ideías me pareceram bem organizadas no texto.
Competência 3: Os dados usados me pareceram bem postos e organizados.
Competência 4: É simples de entender teu texto, mas acho que os recursos coersivos poderiam ser melhores, e as estruturas dos parágrafos aperfeiçoadas.
Competência 5: Acho que tu elabora razoavelmente bem a proposta de intervenção.
Pessoalmente, eu relacionaria o tema com formas mais abrangentes e perigosas de maus tratos, como a a urgh urgh pecuária urgh urgh
GiovannaP
Oii Garciaju, espero que esteja bem.
Sou nova aqui e essa é a minha primeira correção.
Li sua redação e no meu ponto de vista, achei ela excelente. Acredito que você fez uma boa introdução, seus desenvolvimentos estavam coerentes e sua proposta de intervenção também ficou ótima.
Não tenho muita experiência para dizer quanto aproximadamente seria sua nota, mas acredito que seria uma boa pontuação.