Mestre

O crescimento do suicídio entre os jovens brasileiros

  • 1

A série “Trirteen Reasons Why”, lançada pela plataforma de streaming Netflix, retrata em um dos seus episódios, o suicídio egoísta de uma adolescente chamada Hannah Baker.Fora da ficção, o suicídio é uma grande realidade entre os jovens brasileiros, portanto,vale ressaltar, que a propagação do bullying no meio escolar, e o recrudescimento alarmante de transtornos mentais,são as principais causas de várias mortes.Logo,é preciso desenvolver propostas para mitigar a questão.

Diante de tal cenário,nota-se que por muitas vezes,o ato é estimulado pelo indivíduo que sofre com práticas constantes de brincadeiras maldosas,normalmente no colégio.O bullying pode ser físico ou verbal,e segundo alguns especialistas que atuam na área de educação, é cometido por alunos repetentes e que possuem famílias desestruturadas. Ademais, pode causar uma série de danos irreversíveis a quem convive com essa brutalidade.

Outrossim, as doenças psicológicas como a depressão e a ansiedade ,são outros problemas graves.De acordo com a OMS,o número de óbitos na faixa etária dos quinze aos vinte e nove anos, aumentou 7% em 2019, o que é motivo de muita preocupação. O sociólogo Émile Durkheim, na obra “O Suicídio “, revela que o homem age se baseando nos acontecimentos que existem na sociedade. Exemplo disso,são os falecimentos decorrentes em função do desespero trazido pela Crise de 1929 nos Estados Unidos, que com a quebra da Bolsa de Valores em Nova York,deixou milhares de estadunidenses desempregados, e em extrema pobreza.

Dessarte, há medidas que podem solucionar esse impasse.As escolas-sendo uma instituição de comunicação- devem incentivar a concretização de reuniões e palestras mensais com o corpo estudantil, assim evitando que o problema se perpetue e que novos casos surjam.Além disso, o Ministério da Saúde junto ao CVV ,devem promover canais de comunicação através das mídias sociais,a fim de garantir acompanhamento psicológico gradual a quem precisa.Só assim,relatos como o de Hannah Baker,serão cada vez mais raros, e consequentemente, mais vidas serão preservadas.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá, parabéns pelo seu texto, ficou muito bom e esse é um ótimo tema! Aqui algumas observações:
    Na sua introdução você usa o termo “suicídio egoísta”, que está errado, o que você mesmo mostra quando no D2 cita Durkheim, para esse sociólogo o suicídio é uma expressão individual de um fenômeno social, coletivo, então não é algo “egoísta”. Para melhorar sua introdução, ao meu ver seria bom remover a ultima frase, ela está trazendo a ideia de conclusão, e ainda estamos na introdução.
    No seu D1 sua referência ficou muito vaga, quem são esses “alguns especialistas”? exemplifique isso melhor. :)
    Também notei no D2 que você usa muitas referências, dados da OMS, Durkheim,e a crise de 29. Tantas referências da a impressão de falta de planejamento, e acaba que você só mostra os dados, e não os discute, não argumenta. Por isso tente usar apenas uma referência em cada desenvolvimento, e desenvolva-os bem.
    Sua proposta de intervenção ficou boa, mas você fez duas, minha dica é
    tirar uma. Lembre: o corretor só vai avaliar uma proposta, então você acaba fazendo a outra “atoa”, linhas que poderiam ser usadas para mais detalhes ou argumentação. Seu fechamento do texto ficou muito bom, da a sensação de algo cíclico, parabéns!
    Então é isso, minha nota geral ficaria em torno de 800 – 880, espero ter te ajudado :)))

    • 1
  2. A expressão ” suicídio egoísta ” remete a ideia de que há uma destruição da definição formal do ato . Ou seja, o porquê leva a pessoa a fazer isso.
    Em si o texto é bem pontuado , porém no primeiro parágrafo já tem uma intenção de conclusão que deverá estar somente no último parágrafo do texto .
    Na introdução, você citou dois argumentos que não foram trabalhados no desenvolvimento . Deixando o segundo é terceiro parágrafo desconexo um do outro , mesmo você colocando uma bagagem de conhecimento não foi tão bem encaixada com o ponto de vista abordado.
    Espero ter ajudado :)

    • 1
  3. boa Noite! achei o seu texto expositivo para as normas do Enem. No segundo paragrafo, vc quase não expõe a sua opinião, apenas apresenta dados ( que são fundamentais na dissertação), expõe o pensamento de um sociólogo, ou seja, o que ele pensa e, também apresenta um exemplo. Todos esses fatores são essenciais no texto, mas não juntos em um mesmo paragrafo. Além disso, acho interessante, na conclusão, utilizar uma autoridade como o Ministério da Educação. Ex: Desse modo, é necessário que o Ministério da Educação em conjunto com as escolas…. Espero ter ajudado!

    • 1
  4. okay, okay… eu nem sei realmente o que vou falar aqui! Sabe pq? pq sua redação tá simplesmente MARAVILHOSAA!! Serio! Não sou professora de redação e tals, só apenas uma mera estudante! E tipo, manoo, em minha visão, tu tiraria uns 980 se brincar! HAHA! Mas verdadeiramente, parabéns, pq esta ótima! Bons estudos e sucesso pra ti! ;3

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.