Conforme o pensamento do filósofo escolástico São Tomás de Aquino, a bebida alcoólica é um modo de afastar-se a tristeza, e por isso o frade católico recomenda seu uso. Por outro lado, o alcoolismo é responsável por inúmeros problemas, dentre os quais acidentes, brigas e o aumento de doenças, por isso torna-se imprescindível compreender as causas que o sustentam. Destarte, percebe-se que a falta de orientação por parte da família e a ausência de incentivo governamental para a criação de espaços públicos de lazer contribuem no concernente ao crescimento do consumo do álcool entre os jovens brasileiros.
Em primeiro lugar, vale ressaltar a forma pela qual os pais e responsáveis poderiam transformar a triste realidade do alcoolismo no Brasil. Nesse sentido, convém compreender que o vício por qualquer substância mantém-se por fatores psicossociais tais como o isolamento e a depressão, consoante observações realizadas pelo professor de psicologia Bruce Alexander. Com isso, é perceptível que é essencial uma educação emocional adequada por parte dos familiares de jovens brasileiros, com a finalidade de preveni-los do consumo excessivo de álcool.
Ademais, é evidente que a criação de locais públicos voltados ao entretenimento impediria que muitos adolescentes brasileiros se tornassem alcoólatras. Sob esse viés, observa-se que em países tais como a Austrália houve investimento governamental voltado para a criação de 400 parques na cidade de Sydney, o que incita as interações sociais e a alegria, inibindo os elementos psicológicos responsáveis pela adicção. Dessa forma, com o fito de solucionar os vários problemas relacionados ao uso sem moderação de bebidas alcoólicas entre os jovens, é igualmente dever do Governo brasileiro o incentivo a criação de áreas coletivas de divertimento.
Depreende-se, portanto, que a dependência pelo álcool é causado não somente pelo consumo em si, mas por fatores psíquicos, e portanto é através do tratamento destes que solucionar-se-á a expansão da ingestão de bebidas alcoólicas entre os jovens brasileiros. Portanto, cabe ao Poder Executivo promover a criação de locais sociais de lazer por meio do investimento de verbas públicas, com a finalidade de diminuir a tendência ao alcoolismo entre os adolescentes no Brasil. Nesse contexto, compete aos pais o direcionamento emocional, por meio do incentivo àqueles sob sua guarda a visitarem os parques públicos que serão criados pelo Estado, assim como aconselhando-os a manterem amizades saudáveis, a fim de que não sejam propensos a se tornarem adictos pelas bebidas alcoólicas.
marizinha0809
Olá, tudo bem? Gostei bastante da sua redação.
Acho um tema super necessário que você soube como argumenta-lo.
Apresenta dominância na língua portuguesa.
Gostei muito do seu desenvolvimento.
Nota estilo Enem: 940
Parabéns, continue assim e terá resultados maravilhosos.
Você é fera!!!
Usar citação de filosofo no início foi uma boa, apresenta conhecimento histórico, amei!!!
kat.ferreira
Oi, tudo bem? Corrigindo considerando o ENEM (perdoe-me se algo estiver errado, falarei conforme sei):
Primeiramente gostaria de perguntar se você consegue escrever tudo isso em 30 linhas apenas. Caso positivo, ótimo!
C1: demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
Impressionei-me com a escrita, excelente. Desvios quase nulos e todos muito comuns, creio que nem chegariam a descontar nota por eles: 200 pontos.
(Observei, por exemplo, o uso de ênclise quando o correto seria próclise. Trata de lembrar que pronomes relativos são fatores da última).
C2: compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para o desenvolvimento do tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Seguiu à risca o tema e os padrões estruturais: 200 pontos.
C3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto coerente e coesivo, únicos dois erros que notei foi o uso do “causado” ao invés de “causada”, já que se tratava de um substantivo feminino (a dependência) e o uso de “deste”, quando o preferível seria “desse”, já que não antecipa o assunto, mas o retoma. Creio que 160 pontos aqui.
C4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Ótima argumentação, pronomes bem utilizados, com exceção do “deste”. Acredito que receberia os 200 pontos.
C5: elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Proposta inovadora, coerente com todo o texto e bem articulada: 200!
Parabéns
anne_brito
Gostei muito da sua redação, tem um bom domínio da normal culta e também um grande repertório o que faz com que sua redação apresente várias áreas de conhecimento e os desenvolva muito bem. Relacionou e organizou muito bem suas ideias e argumentos, elaborou uma boa proposta de intervenção,bem específica, alcançável e relevante
Nota:960
Samara@$
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa > 200
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo > 200
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista > 200
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação > 160
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural > 200