No filme “Vício Maldito”, narra a história de um jovem publicitário que se apaixona e casa com Kirsten, sua colega de trabalho. Devido a pressão profissional ele começa a beber e acaba levando sua esposa para o mesmo caminho. Infelizmente, a narrativa de Vício Maldito não se destoa da realidade brasileira. Pessoas estão cada vez mais descontando seus problemas nas bebidas como se fosse um “remédio” para as dificuldades, levando assim á vícios,doenças e até morte.
O consumo de álcool está aumentando dia após dia. Principalmente no período e isolamento social, provocado pela pandemia do novo corona vírus, onde o acesso ao tratamento de dependências químicas está mais difícil. Renata Brasil Araújo destaca que, se aumentarem o consumo de bebidas durante a reclusão poderão manter este hábito pós-quarentena e, a longo prazo, pode vir se tranformar em dependência.
A principal causa de morte entre os jovens de 15 a 24 anos, em todas as regiões do mundo é a ingestão precoce de álcool. De acordo com a página, Agência Brasil quase 40% dos adolescentes brasileiros experimentam álcool pela primeira vez entre 12 e 13 anos, em casa. Os outros de idades entre, 12 e 18 anos, que estudam nas redes públicas e privadas de ensino, 60,5% declararam já ter consumido álcool. Uma das principais doenças do alcoolismo, que dá principalmete em jovens, é a desnutrição. Devido a grande toxicidade, o álcool tem potêncial para lesar orgãos nobres que compõem o trato gastrointestinal e, consequentemente, comprometer funções do fígado e estômago.
Portanto, medidas são necessárias para resolver esse problema. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) deve apresentar um projeto de lei, que será probida o consumo de álcool para adolescentes abaixo de 15 aos, que deverá ser entregue na Câmara dos Deputados. Espera-se após a implementação dessas medias, que não continue crecendo o consumo de álcool entre os jovens no Brasil.
Indy8
Olá, bom dia.
Minha dica como estudante é que você pesquise mais sobre conectivos, vai te ajudar a organizar melhor seu texto, para que seja possível identificar logo de início cada parte da sua redação. Como por exemplo começar a conclusão com “Portanto”, “Logo”, “Por conseguinte”.
Queria dizer também que quando você for citar sobre alguém tente colocar mais informações a respeito dessa pessoa, se por exemplo é uma filósofa, médica, psicóloga etc…
Mr.Crozma
Você parece ter bastante tempo para estudar. Eu sei que muitos falam que a redação tem que dados, citações, mas a mente humana não tem espaço para memorizar essas coisas para todo e qualquer tema, e aí alguns professores, especialmente os do stoodi, erram muito quando incentivam os alunos a estudar memorizando dados, seja porque os alunos consideram o texto de apoio uma “cola” – e eu tô vendo que esses textos de apoio com dados podem é te levar a tangenciar o tema -, seja porque você se sente impelida a jogar o primeiro dado que vem à cabeça e nem sempre é um dado que responde diretamente ao tema, com todos os seus elementos da frase-tema.
Considerando os seus 16 anos, eu sugiro que você invista em conhecimento de livros, de autores, entender um Foucault, entender um Bauman, um Guy Debord, esses autores que são sociólogos e funcionam como chaves de teorias para vários temas sociológicos. E aí, claro, treinar com argumentações nesse sentido lógico, ao invés de estatístico.
Além de evitar as estatísticas, eu recomendo que estude sem consulta a nenhum material, estudando temas “surpresas”. Errar treinando não é um problema; é errando que você conhece as suas possibilidades. Teste a sua lógica.
Introdução: apresentou repertório, mas não definiu sua tese. Além disso, há desvios gramaticais como o uso incorreto do acento agudo na última linha ( creio que deveria ser uma crase).
Desenvolvimento : tanto o segundo como o terceiro parágrafo são expositivos.
Conclusão: a proposta de intervenção é vaga, sem detalhamento e não apresenta o agente correto. Um exemplo seria o Ministério da Saúde.
A proposta de intervenção deve apresentar 5 elementos básicos : o agente, a ação, o modo/meio de execução dessa ação, sua finalidade e um detalhamento.
Seu texto se tornou expositivo e não há marcas de originalidade. Os dados apresentados não foram relacionados a sua tese, que também foi inexistente.
Estude sobre a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo, assim como as competências em que seu texto será avaliado.
“Vício maldito” foi um bom repertório inicial, continue praticando e terá bons resultados.
Bons estudos!!!
emanuely13
C1: 120/ A redação contém alguns erros básicos de ortografia: “tranformar”, “principalmete”, “potêncial”, “15 aos”. Pode não ter sido proposital, mas se atente a isso na hora de revisar.
C2: 140/ Acho que você foi bem nessa competência, teve alguns deslizes mas nada grave na minha opinião. Mas, no 2° parágrafo você cita a Renata Brasil Araújo, acho que você poderia ter acrescentado mais uma informação sobre ela, é algo bom de se fazer quando se trata de uma pessoa, ou veículo não muito conhecido. (Essa não é uma nota normalmente usada para avaliação, mas como não tenho muita propriedade nela preferi colocar uma nota média).
C3: 120/ Você poderia ter trabalhado melhor seus argumentos, como disse a correção anterior.
C4: 120/ Poderia ter explorado os mecanismos linguísticos que é justamente o que essa competência pede.
C5: 120/ Você apresenta uma proposta, assim como pede a competência, mas creio que faltou desenvolvê-la. “Portanto, medidas são necessárias para resolver esse problema” soa muito clichê, tente evita-los.
NOTA: 620
MariaEduarda_Segges
oii, boa tarde.
vamos lá!
Acho que você poderia usar mais conectivos e trabalhar mais em seus argumentos. Divida melhor as linhas em seus parágrafos (tente disponibilizar maior texto em sua conclusão para que fique bem explicativo).
Não use palavras entre aspas (1° parágrafo, 5° linha ) pois parece não ser verdadeiro, e em uma redação você precisa usar a verdade a seu favor com argumentos que convençam o leitor.
espero ter ajudado
minha nota: 640