Iniciante

O CRESCIMENTO DO COMÉRCIO VIRTUAL NO BRASIL

  • 1

O ‘American Way of Life’ (estilo de vida americano, em português) foi um modelo comportamental surgido e amplamente estimulado nos Estados Unidos pós-Primeira Guerra Mundial, no qual o poder de consumo dos indivíduos ditava o desenvolvimento do país. Paralelamente, pode-se associar esse conceito à conjuntura brasileira hodierna, visto que o comércio, especificamente online, tem se mostrado em tendência de crescimento. Nesse viés, convém avaliar tal quadro, o qual promove não apenas o enfraquecimento da atividade econômica presencial, como também o consumo exacerbado.

A priori, o fechamento de estabelecimentos comerciais físicos em virtude da pandemia por coronavírus expandiu o e-commerce, totalizando mais de 1,3 milhão de lojas online, de acordo com o portal G1. Embora tal propensão vigore desde a Terceira Revolução Industrial, é fato que ela alavanca uma baixa considerável no mercado presencial, prejudicando, majoritariamente, comerciantes de localidades periféricas e sem acesso à internet. Sob esse viés, alude-se o episódio ’15 Milhões de Méritos’, da série ‘Black Mirror’, no qual as compras realizadas contemplavam somente o avatar, isto é, o ‘cibercorpo’ inteiramente digital do protagonista, sem que houvessem mudanças reais. Destarte, tal cenário representa um panorama preocupante.

A posteriori, é válido ressaltar que o comércio virtual tem acentuado o consumismo no Brasil. Segundo o escritor marxista Guy Debord, na ‘Sociedade do Espetáculo’ privilegiam-se a representação à realidade e a aparência em relação ao ser. Assim, a necessidade de comprar como ferramenta de autoafirmação perante o corpo social e o bem-estar temporário posterior ao ato da compra têm acarretado problemas subsequentes. Analogamente, pode-se citar o filme ‘Os Delírios de Consumo de Becky Bloom’, que retrata uma mulher a qual adquire inúmeras dívidas em função de seu estilo de vida consumista e desregrado. Desse modo, a agilidade na obtenção de novas aquisições, facilitada pelo sistema ‘delivery’, bem como a possibilidade de escolha entre várias opções, faz do comércio online, caso utilizado indiscriminadamente, altamente nocivo aos indivíduos.

Portanto, é mister que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Urge que o MEC (Ministério de Educação e Cultura), por meio de verbas governamentais, promova uma série de palestras denominada ‘Meu Capital Consciente’, as quais devem ser ministradas por economistas em instituições educacionais de nível fundamental e médio e em praças públicas, a fim de incentivar a valorização do comércio regional e a inteligência financeira entre os indivíduos. Somente assim, a sociedade brasileira não mais será análoga ao contexto americano pós-Guerra.

Compartilhar

3 Correções

  1. CORREÇÃO
    INTRODUÇÃO-
    tem se mostrado em tendência de crescimento (O CORRETO É TEM-SE MOSTRADO…)
    TESE BEM DEFINIDA, PARABÉNS
    USO ADEQUADO DE CONECTIVOS
    D1-
    e-commerce (PALAVRA ESTRANGEIRA SEMPRE ENTRE ASPAS ”e-commerce”)
    …uma baixa considerável no mercado presencial… (NÃO DEIXE EM ABERTO SOBRE O QUE É A BAIXA CONSIDERÁVEL, ESCREVE QUE É A BAIXA VENDA, NÃO DEIXE LACUNAS MENTAIS PARA SEU CORRETOR)
    Sob esse viés, alude-se o episódio ’15 Milhões de Méritos’, da série ‘Black Mirror’, no qual as compras realizadas contemplavam somente o avatar, isto é, o ‘cibercorpo’ inteiramente digital do protagonista, sem que houvessem mudanças reais (ESSA PARTE NÃO FICOU MUITO CONECTADO AO PARÁGRAFO, SUGIRO QUE RETIRE EESE REPERTÓRIO PARA DAR ESPAÇO APENAS A SUA ARGUMENTAÇÃO)
    D2-
    Assim, a necessidade de comprar como ferramenta de autoafirmação perante o corpo social e o bem-estar temporário posterior ao ato da compra têm acarretado problemas subsequentes. (NESSA PARTE FALTOU DUAS VÍRGULAS, CUIDADO COM OS APOSTOS, NÃO ESQUEÇA DE MARCÁ-LOS PARA TER UMA LEITURA FLUIDA, O CORRETO: Assim, a necessidade de comprar como ferramenta de autoafirmação perante o corpo social e o bem-estar temporário, posterior ao ato da compra, têm acarretado problemas subsequentes.)
    Desse modo, a agilidade na obtenção de novas aquisições, facilitada pelo sistema ‘delivery’, bem como a possibilidade de escolha entre várias opções, faz do comércio online, caso utilizado indiscriminadamente, altamente nocivo aos indivíduos. (AVISO, SE ATENTE ÁS INÚMERAS ORAÇÕES ENTRE VÍRGULAS, CUIDADO PARA NÃO CONFUNDIR O LEITOR)
    CONCLUSÃO-
    Portanto, é mister que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Urge que o MEC (Ministério de Educação e Cultura) AGENTE, por meio de verbas governamentais MEIO, promova uma série de palestras denominada ‘Meu Capital Consciente AÇÃO’, as quais devem ser ministradas por economistas em instituições educacionais de nível fundamental e médio e em praças públicas DETALHAMENTO, a fim de incentivar a valorização do comércio regional e a inteligência financeira entre os indivíduos FINALIDADE. Somente assim, a sociedade brasileira não mais será análoga ao contexto americano pós-Guerra.
    FICOU MUITO BEM ELABORADA
    NÃO DAREI NOTA, ESTOU AQUI PARA TE INSTRUIR A MELHORAR SEMPRE :) AVALIE ESSA CORREÇÃO COMO A MELHOR E EU VOLTO PARA CORRIGIR UMA NOVA REDCAÇÃO :)

    • 0
  2. Redação muito boa, bem dividida com marcadores de opinião bem utilizados, bastante repertório e argumentação bem estruturada. Seguiu o tema exatamente como proposto e soube bem separar os parágrafos de acordo com suas funções.
    Digna de uma nota 900+!
    Ler redações como a sua me inspiram a escrever melhor, obrigado.

    Parabéns e bons estudos!!!

    • 0
  3. Caramba! Yane vai escrever bem assim lá longe kkk
    Sou nem digno de corrigir tua redação.
    Para mim, tá impecável. Sem dúvidas um nota altíssima no Enem.
    Muito bem dividida, tese certinha.
    Muuuuiitto repertório e todos muito bem encaixados no tema. Argumentação deslumbrante.
    Conclusão completa.
    Redação digna de 960 pra lá.
    Eu, daria os 1000!
    Meus parabéns. Continua nessa pegada que ti vai longe irmã.
    Que Deus abençoe!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.