Desde a Idade Média o comércio já se expandia buscando novos territórios. Com passar dos séculos e as Revoluções Industriais esse meio ganhou ares ainda maiores alcançando as plataformas digitais. Seja pela comodidade, ou pela rapidez no ato da compra, o E-commerce, que já vinha batendo recordes ano após ano, cresceu ainda mais no Brasil em 2020. No entanto, seus consumidores devem sempre estar atentos a fraudes, golpes e a legislação vigente para resguardar seus direitos.
Com o crescimento expressivo das vendas pela internet em 2020, o comércio virtual cresceu 40% no país, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm). Nesse cenário, fatores como a Covid-19 contribuíram para a chegada de novos consumidores. Além disso, a facilidade na hora da compra e as várias lojas disponíveis a um clique tem mantido esse público cativo.
Porém, o E-commerce ainda guarda alguns perigos para os compradores mais desatentos, como fraudes e produtos com especificações duvidosas. Segundo o Código de defesa do consumidor, o cliente tem direito de devolver o produto em até 7 dias úteis após a compra, o que da mais credibilidade as plataformas virtuais. Contudo, essa legislação só é válida para empresas nacionais ou estrangeiras que tenham filial no Brasil. Logo, compradores desatentos podem ser prejudicados pela falta de informação.
Isto posto, faz-se necessário soluções. Portanto, Cabe o Governo Federal, juntamente com as empresas criarem diretrizes voltadas para informar o consumidor, disponibilizando em seus sites de venda os direitos de forma clara e resumida sobre cada produto para que seus clientes estejam cientes de suas compras, melhorando assim a dinâmica e o respeito no E-commerce. Além disso, as escolas e a mídia devem fazer campanhas sobre os riscos do consumo digital, destacando golpes e as formas de prevenção, para assim criar consumidores conscientes.
Thamirysbds
Parabéns, Maciel! Você escreve muito bem, amei seu texto! Vou fazer uma correção por parágrafos e por fim atribuo uma nota, pode ser? Não sou especialista nem nada, mas espero ajudar como puder. =)
INTRODUÇÃO
-ausência de vírgulas em todo o período: “Com passar dos séculos, e as Revoluções Industriais, esse meio ganhou ares ainda maiores, alcançando…”
-ausência de vírgula: “…cresceu ainda mais no Brasil, em 2020.”
-tese clara e objetiva
-evite o uso de gerundio
-começou trazendo uma citação histórica, o que é bom
D1
-utilize conectivos, isso enriquece seu texto e os corretores do enem adoram
-vc citou que o Covid-19 contribui para a chegada de novos consumidores mas não argumentou em cima: por que vc disse isso? como vc sabe isso? o q comprova a veracidade dessa informação? acabou ficando vago
D2
-ausência da crase em “às plataformas virtuais”
-achei que vc foi bastante objetivo e claro nesse parágrafo, além de ter tido uma ótima estrutura
CONCLUSÃO
-ausência de vírgula: “Cabe o Governo Federal, juntamente com as empresas, criarem…”
-o que: criarem diretrizes voltadas para informar o consumidor | fazer campanhas sobre os riscos do consumo digital
-como: ? | ?
-quem: Governo Federal, juntamente com as empresas | escolas e a mídia
-pra que: para que seus clientes estejam cientes de suas compras, melhorando assim a dinâmica e o respeito no E-commerce | ?
-detalhamento: disponibilizando em seus sites de venda os direitos de forma clara e resumida sobre cada produto | destacando golpes e as formas de prevenção
-no enem não é obrigatório resolver as duas problemáticas, porém, você trouxe duas propostas de intervenção ambas incompletas
– a dica é ir respondendo aos 5 quesitos da conclusão ao decorrer do desenvolvimento, mentalmente msm, isso ajuda bastante
-evite o uso do gerundio, por conta do excesso, acabou tornando-se um vicio da língua
C1: 140 (vírgulas, crase, gerúndio)
C2: 200 (amplo repertório socio-cultural)
C3: 200 (apresentação clara e objetiva das ideias, além de uma ótima argumentação)
C4: 160 (não tenha medo de usar conectivos
C5: 140 (trabalhe mais suas ideias e não esqueça dos 5 requisitos)
NOTA: 840
Maria dias
A redação apresenta diversos dados que sustentam sua tese. É preciso apenas ter cuidado com os conectivos para a articulação das ideais, assim como o modo de finalizar as orações. Se atente a repetição de palavras e termos, pois este é um ponto muito importante a ser corrigido. Parabéns pela composição!
Tendo como base os critérios do Enem, sua nota seria 810.
Fersevero
Oiii Maciel, achei sua redação muito boa, você tem um potencial enorme, mas algumas coisinhas podem ser apontadas para aumentar ainda mais seu desempenho. Vou analisar segundo as competências avaliadas pelo enem.
Competência 1: ela trata sobre demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua, para você ter a nota máxima só pode ter 2 desvios e 1 erro sintático. Nesse sentido, não notei erros sintáticos, porém, na questão dos desvios, alguns ficaram perceptíveis, tais como a ausência de vírgula separando adjuntos adverbiais deslocados do resto em :”desde a idade média(vírgula)”, “Com o passar dos séculos e(acho que é das) as Revoluções Industriais(vírgula)”, “(vírgula)de forma clara e resumida(vírgula)”; a ausência de vírgula em períodos terminados “ainda maiores(vírgula)” e “juntamente com as empresas(vírgula)”, além de, eu acho, que faltou crase em “às plataformas” e faltou acentuar o verbo “dá”. Eu acho que leva à “poucos desvios”, que equivalem a 160 pontos.
Competência 2: ela analisa se não tangenciou o tema, fugiu, se os conhecimentos de mundo foram usados de maneira produtiva e se foi respeitado o gênero do texto. A princípio, acho que foi bem.
Competência 3, fala sobre ter um bom projeto de texto e com progressão temática, aqui acho que podia ter detalhado mais alguns de teus argumentos, no 2 parágrafo parece que ficou implícito o que tu quer afirmar e deveria ser explícito. Tente desenvolver a fraude que tu apontou, assim como, seria interessante, colocar um período síntese em cada parágrafo, como se cada um fosse um minitexto e, se o leitor quisesse ler somente as últimas frases de cada parágrafo ,ele entenderia o que tu quis argumentar. Acho que ficaria com uns 160.
A competência 4 fala sobre usar mecanismos de coesão, tais como conectivos, pronomes, sinônimos e outros para ligar períodos e orações. Eu senti a falta deles no começo dos períodos e faltou colocar um no 2 parágrafo, para começá-lo. Houve algumas repetições, por exemplo o conectivos “segundo” e a palavra “ainda”. Acho que fiaria entre 120 e 160.
Competência 5, no meu ver, você apontou todos os elementos exigidos por essa competência ( quem vai fazer? o que? por que meio? com que intuito? e o detalhamento), mas, para não correr risco, acho interessante detalhar um pouco mais. No meu ver ficaria com 200.
Sucesso!!
CeciliaSantanaC
Boa tarde, tudo bem ? Parabéns pela sua redação, algumas dicas que eu posso te dar é para você buscar apresentar mais a sua opinião e problematizar um pouco mais o tema, você pode ler redações nota 1000 e se basear na estrutura dissertativo-argumentativa delas para ver como fazer. Parabéns pela redação!! Bom treino!