Segundo Jaak Bosmans, escritor brasileiro, a globalização encurtou as distâncias métricas, mas aumentou excessivamente o afastamento físico entre os indivíduos. Neste sentido, é inegável que, com os avanços tecnológicos e alta modernização, o consumo demasiado de aparelhos celulares têm se intensificado nos últimos tempos, gerando um uso descontrolado da internet, principalmente entre os jovens brasileiros, no qual são uns dos que mais utilizam esta ferramenta. Portanto, compreende-se que, este problema permanece devido à alienação dentro de uma bolha cibernética e o vasto isolamento social por parte desses dependentes.
A priori, cabe ressaltar que, uma pesquisa feita em 2018 pelo portal de notícias da globo (G1), o Brasil é um dos países campeões no uso excessivo de eletrônicos, tendo em vista um uso médio de nove horas e quatorze minutos diariamente, este comportamento advém do vício recorrente causado pelos próprios aplicativos instalados nos celulares, computadores ou tabletes, o qual os usuários se envolvem descontroladamente no meio digital, “fabricando” uma devida necessidade de estarem sempre conectadas aos seus aparelhos. Assim, mantendo-se alienados diante o mundo real, presos em uma bolha cibernética altamente prejudicial ao comportamento humano.
Ademais, esse comportamento afeta diretamente no isolamento social dos cidadãos em pauta, uma vez que, preferem em diversas ocasiões o contato virtual, pois atualmente é considerado um meio mais fácil de comunicação entre os jovens. Desse modo, os mesmos acabam por passar mais tempo vivendo na digitalização, do que na realidade, esse hábito interfere claramente nas atividades normativas – estudar, sair com a família, encontrar-se com os amigos, assistir um filme, alimentar-se melhor e até mesmo ter um bom tempo de sono . –
Em suma, é inegável que, através dos fatos mencionados, medidas precisam ser tomadas imediatamente para cessar com essas problemáticas. Sobretudo, desde a primeira infância, as famílias devem controlar o uso do celular entre as crianças e pré adolescentes, monitorando o tempo nas redes para que estes indivíduos não passem do limite estabelecido diariamente, a fim de incentivar uma rotina e uso saudável no campo tecnológico, visando permanecer esse comportamento no futuro. Sob o mesmo ponto de vista, as escolas podem colaborar de maneira direta nesse prélio, proporcionando palestras e atividades lúdicas sobre o uso excessivo dos smartphones, com a finalidade de conscientizar os jovens, fazendo com que eles pensem melhor sobre os riscos que é navegar desmedidamente na web. Em síntese, o Governo Federal necessita enviar profissionais do ramo psicológico as escolas e universidades, com o intuito de mentalizar os estudantes sobre o mal e as doenças que podem ser acarretadas através desse vicio.
ps: só ficou grande aqui e podem falar uma nota estipulada, por favor.
Gabrielpqd
Eu ia corrigir, mas depois que li decidi somente lhe parabenizar por essa redação, adorei seus argumentos, conectivos, e a forma com que foi escrita. A pontuação não tem erros, e sem contar a citação logo no primeiro parágrafo, que para mim ficou muito apresentável,continue sempre assim e vai chegar longe. tenha um bom dia.
IBELLAFR
Competência 1 (domínio na escrita formal) – 200
Competência 2 (compreender a proposta e aplicar conceitos de outras áreas do conhecimento) – 200
Competência 3 (relacionar e organizar argumentos/coerência) – 200
Competência 4 (conhecimento de mecanismos para argumentação/coesão) – 200
Competência 5 (elaborar uma proposta de intervenção) – 200
NOTA: 1000
Olá, Grazi. Tudo bem?
Achei sua redação incríveeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeel, você está de parabéns!!
(Na minha concepção sua redação está de acordo com todas as normas).
Obs.1: Os conectivos “a priori” e “a posteriori” não estão sendo mais aceito na redação.
Obs.2: No mais, gostei da sua redação, continue treinando redação para arrasar com a nota mil em 2020! :)
gabrielfilipe1409
Boa Noite, Irei avaliar de acordo com a grade do ENEM
COMPETÊNCIA I – DOMÍNIO DA NORMA CULTA: 200. Não há erros gramaticais.
COMPETÊNCIA II- ARGUMENTAÇÃO: 160. Acredito que você propôs uma proposta argumentativa muito boa, e que conhece muito bem tal estrutura. No entanto, faltou a apresentação de um repertório sociocultural em sua argumentação, enriqueça sua argumentação com a apresentação de ideias de sociólogos e filósofos, mas que sejam pertinentes ao tema.
COMPETÊNCIA III – ESTRURA DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO: 200. Há a apresentação do tema de forma coerente e bem estruturada.
COMPETÊNCIA IV -COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL: 160. Há uma boa articulação de todas as partes do texto, mas há muitas informações secundárias, são essas que fizeram com que seu texto ficasse muito grande.
COMPETÊNCIA V – PROPOSTA DE INTERVENÇÃO: 200. Há a apresentação de agente, ação, meio, efeito e detalhamento.
brenna
Uma belíssima redação, parabéns! Apresenta boas argumentações, faz citações, mostra dados e suas fontes, conectivos, sinônimos e o uso adequado da pontuação (apesar do uso desnecessário da vírgula em alguns momentos) e norma culta da língua. É um texto de fácil compreensão e tem absoluta coerência. No entanto, no último parágrafo fica claro que alguns argumentos poderiam ter sido postos no desenvolvimento, assim, diminuindo o tamanho da conclusão, culminando em uma melhora no aspecto estrutural da redação. Me refiro a esse trecho:
” Sobretudo, desde a primeira infância, as famílias devem controlar o uso do celular entre as crianças e pré adolescentes, monitorando o tempo nas redes para que estes indivíduos não passem do limite estabelecido diariamente, a fim de incentivar uma rotina e uso saudável no campo tecnológico, visando permanecer esse comportamento no futuro.”
Sim, se encaixa na conclusão, mas, no meu ponto de vista, também se encaixaria no desenvolvimento, apenas para reduzir o tamanho do último parágrafo.
Gostei muito mesmo da tua redação, garota! Continue assim e teremos uma nota mil!!
isamouraleal
muito boa sua redação, gostei da introdução e do modelo de desenvolvimento e proposta de intervenção. voce usou corretamente as virgulas e acentuação.achei que ficou interessante ter citado uma figura famosa na introdução, deixou ela ainda mais rica em conteudo. sua redação esta boa em conteudo, em forma do tesxto dissertativo-argumentativo (espere a correção de outras pessoas, pois nao sou profissional, sou apenas estudante da plataforma e essa foi minha opiniao sobre seu texto)
boa noite…