Aprendiz

O crescente abandono de idosos no Brasil

  • 0

De acordo com o conceito de modernidade líquida de Zygmud Bauman, “as relações atuais escorrem pelo vão dos dedos”. De forma análoga ao Brasil, conclui-se que tal pensamento se relaciona com o lamentável cenário atual de abandono de idosos, crescente no país. Fatores como influências históricas e impunidade dos maus tratos cometidos fazem com que essa problemática ainda perdure e configure um quadro que urge de uma solução.

Primeiramente,ressalta-se que o desamparo da população acima dos 60 anos possui fundamentos históricos. Com a revolução industrial, a valorização humana começou a ser baseada na capacidade de produção servida diariamente, ou seja, a parcela jovem passou a ser vista como eficaz, ao passo que a bagatela idosa da sociedade obteve uma equivocada imagem de improdutividade e dependência. Com isso, muitas famílias detentoras de tais conceitos arcaicos optam por abandonar seus semelhantes,usando como desculpa suas limitações físicas,por exemplo. Esse cenário confirma o raciocínio da filósofa Simone de Beauvoir,defensor de que a velhice é vista como um peso na sociedade.

Ademais, é indiscutível o triste papel que negligência nas fiscalizações de maus tratos aos mais velhos possui na pauta. Apesar de o estatuto do idoso assegurar o bem estar dos cidadãos após a fase sexagenária, ainda há a violação de tal tópico, já que há um baixo investimento em meios de denúncias e investigações que impedem a perdura do abandono dessas pessoas. Conclui-se, então, que o sentimento de sigilo por parte daqueles que maltratam os idosos apoia a continuação da problemática.

Diante dos fatos supracitados, cabe à mídia ajudar na diminuição do abandono dos idosos no Brasil. Para isso, ela deve não somente difundir ideais de respeito aos mais experientes, mas também conscientizar sobre a necessidade de se fazer denúncias sobre situações de descaso com essas pessoas,o que acontecerá através de programas dedicados ao problema. Tais ações farão com que os laços entre as pessoas sejam valorizados,com isso, o pensamento de Bauman não mais será um problema no país.

Compartilhar

2 Correções

  1. adorei sua redação.
    seus argumentos estão ótimos, porém achei que traria mais veracidade aos seus argumentos se você tivesse colocado algum dado ou pesquisa sobre os casos de abuso contra os idosos.
    na conclusão além da mídia poderia ter adicionado algum órgão do governo para combater esse problema.

    • 1
  2. Boa tarde, sou só mais uma estudante querendo ajudar.

    Então vamos lá!

    Introdução: Muito boa, deixou bem claro qual a sua tese.

    Desenvolvimento1: bom argumento.

    Desenvolvimento2: bom, mas ficou meio curto.

    Conclusão: Sua proposta ficou vaga.

    Continue praticando. eu sei que você consegue.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.