Iniciante

O consumo excessivo de sal na sociedade brasileira

  • 3

Na Roma antiga, o sal era muito utilizado para conservação de alimentos, possuindo dessa forma, uma utilidade necessária. Entretanto, o uso desse mineral na sociedade brasileira contemporânea, se insere em um contexto de consumo excessivo, ocasionando danos à saúde. Logo, é possível preconizar que a questão é complexa, e está atrelada à má formação familiar, bem como a ineficiência legislativa.

Primeiramente, é imperioso ressaltar como promotor do problema a atuação negligente da família, no que se refere à formação de hábitos alimentares do indivíduo. Nesse contexto, o sociólogo Talcott Parsons traz uma contribuição relevante, ao relatar que a família é responsável por formar personalidades humanas. De forma paralela, é possível perceber que muitos pais atualmente são responsáveis por criar personalidades viciosas, ao inserirem alimentos industrializados, ricos em cloretos de sódio e sais de potássio, nas refeições de seus filhos. Assim, os mesmo se tornarão adultos que abusam do teor de sal na comida, podendo transferir esse hábito para próximas gerações. Diante disso, é preciso coibir essa postura urgentemente.

Outrossim, a falta de leis efetivas que garantam uma quantidade específica de sal nos alimentos industrializados, é uma vertente que contribui para o problema. Sob essa perspectiva, tal conjuntura rompe com o pensamento do filósofo Thomas Hobbes, o qual diz que o estado é responsável por garantir o bem estar social. Dessa maneira, não havendo uma legislação rígida para as empresas, com fito de regular o sódio nos alimentos, o estado não garante o bem estar da população e o problema continuará a se progredir.

Assim, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço do problema. Destarte, com intuito de mitigar o consumo excessivo de sal, necessita-se, urgentemente, que o Tribunal de Contas da União direcione capital que, por intermédio do Ministério da saúde será revertido em uma campanha de combate ao uso abusivo desse mineral. Tal será formada por palestras com profissionais da saúde nas escolas e comunidades de bairro, com intuito de reverter os maus hábitos alimentares supracitados, além da criação de uma lei, promulgada pelo legislativo, com fito de reduzir as quantidades de cloreto de sódio colocadas pelas indústrias de alimentos. Por conseguinte, o problema poderá ser atenuado na sociedade.

  • Coloquem a nota e deem seus feedbacks, desde já agradeço!
Compartilhar

3 Correções

  1. 👉 Retribuindo-lhe o favor por ter corrigido uma de minhas redações.
    👉 Primeiramente, sua introdução é muito show mano, acho que nesses 4 messes que venho corrigindo redações, essa é uma das mais bem feitas e objetivas que vi. Parabéns, continue assim.
    👉 Que desenvolvimento meu amigo. Muito claro, direto, convincente para caramba. Eu realmente vou passar a me expirar nos seus parágrafos. É muito bacana a forma que você escrever. Fiquei procurando erros de vírgula ou crase, mas não vi também.
    👉 Gostei bastante da intervenção, explica tudo direitinho e bem estruturado, responde aquelas perguntinhas base. Apenas um coisa me chamou atenção: Um termo muito rebuscado para o ENEM, que foi o ”exequíveis”.
    👉 Se dependesse de mim sua redação seria acima dos 960, com toda certeza. Muito provavelmente seria 1000. Tem ótimo repertório, coesivo e cultural , boa estrutura e intervenção. Penso que você lhe muito e escreve periodicamente.

    • 1
  2. Cara namora, seu texto ficou muito bom! Porém no início ficou meio vaga a ideia de um “consumo excessivo” pois você teria de apresentar esse consumo que é feito por alimentos, mesmo que a banca entendo o que você quis dizer mas você tem de ser sempre claro em suas palavras. Dica: se for se referir ao Estado governo não use “estado” com e minúsculo pois assim você está generalizando o Estado, que nao é o caso de sua frase. Entretanto, contextualizou bem o tema e apresentou boa tese. Apresenta argumentos a partir do que foi dito na tese, e inicia com um tópico frasal que antecede o que seria dito no restante do parágrafo. Bons elementos coesivos e boas citações. Termina muito bem com uma conclusão bem detalhada e com uma boa proposta.
    Como texto do modelo Enem, seu texto deve receber 880 ou mais (pelo meu ponto de vista. Bons treinos e tente corrigir seus erros que você vai longe! ;)

    • 0

  3. Sua redação está boa, você utilizou valores de referência (dados, porcentagens), fez alusões históricas, e soube ligar bem um parágrafo ao outro, com toda certeza você está no caminho certo para realizar uma redação perfeita.
    Apenas tome cuidado com a sua conclusão, é importante nela criar de fato uma solução para o problema, mostrar como você faria para recolocar essas pessoas no âmbito

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.