O consumismo no Brasil

  • 0

Após a quebra da bolsa de Nova Iorque em 1929, os Estados Unidos encontrou-se em crise financeira, e para se refortalecer financeiramente, o governo se dispôs de programas de incentivo ao consumo. Tais programas atualmente são inspirações para empresas brasileiras de cartão de crédito, que se beneficiam com taxação no parcelamento, e para publicidades que visam direcionar sua escolha na compra de um produto. Assim proporcionando uma sociedade consumista incentivada pela midia e endividada visto que não há programas para a educação de jovens no ramo de finanças

primeiramente vale ressaltar que empresas de cartão de crédito se aderem da venda do parcelamento de dívidas mensais, que por sua vez gera mais despesas já que é cobrado, por essas empresas, uma taxa para o parcelamento. Por conseguinte, as empresas sugerem a extensão da dívida, as quais poderiam muitas vezes serem pagas de uma só vez, gerando seu principal objetivo de lucrar em cima dos compradores, que podem ser práticas abusivas quando não fiscalizados por órgãos públicos de proteção ao consumidor.

Segundamente, empresas de ‘marketing’ e propaganda tendem a tomar uma postura de objetificação do consumo em massa, sendo em vídeos e fotos utopicas, ou em discursos narrativos em emissoras de rádio e televisão. Além disso, se utilizam dos dados de navegação em redes de internet, que direcionam inúmeras propagandas ao usuário da rede sobre determinado produto anteriormente pesquisado em sites de pesquisa da ‘web’, tornado assim o abuso da privacidade do cliente ‘online’.

Além disso, o sistema educacional brasileiro não propõe aos alunos programas de educação financeira, para que possam aprender a lidar com o dinheiro, economizar e poupar. Tais programas que poderiam evitar futuros déficitis futuros na vida de milhões de brsileiros.

Portanto, diante dos fatos apresentados como o abuso de taxas e incentivo excessivo ao uso de cartão de crédito e propagandas midiáticas que objetificam o consumo, cabe ao governo e as instituições de proteção ao consumidor, fiscalizar lojas físicas e virtuais de suas propagandas abusivas e objetificadoras e também deve-se ao governo criar programas de fiscalização e multa de bancos e empresas de cartões de créditos que abusem da taxação sobre o consumista, além de elaborar juntamente com o MEC e direcionar parte de seus impostos para a criação de programas de educação financeira em escolas de esnsino médio de maneira gratuita, assim precavendo o consumismo em massa e o endividamento da sociedade brasileira.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá!!
    Gostei da sua redação,porém na minha opinião você poderia ter focado mais em apenas um ou dois tópicos, para não correr o risco de deixar algum assunto muito vago no texto.Tente usar alguns sinônimos para não repetir tanto uma só palavra.Apesar de não ser tão relevante a palavra “utópica “No 3°parágrafo está sem acento agudo e poderia lhe tirar alguns pontos.
    Apesar de não ser nenhuma especialista no assunto,espero ter te ajudado pelo menos um pouquinho kkkkk

    • 2
  2. Olá…
    Vamos nessa, bom sua redação está muito boa no meu ponto de vista, porém acho que você pode melhora-la buscando sinônimos para a palavra empresa…porque ela se repete muito na sua redação. Também acho que você aprofundou muito sobre essas empresas no seu texto.
    Espero ter ajudado.

    • 2
  3. Ola, o seu texto está ótimo, não tem problema na estrutura do texto, apresenta i, d, c, so tome cuidado com relação a 3 desenvolvimento, você colocou muito informação, seja mais objetivo, apresentou um contexto histórico, coloque dados estatístico ou uma voz de autoridade para embasar seus argumentos, tipo vc colocou empresas de marketing, poderia ter dado um exemplo de uma que colete esse dados. Minha opinião mais está otimo sua redação

    • 1
  4. Oi!
    Achei sua redação boa porém tem duas coiaas que gostaria de destacar “negativamente”. Primeiro você usou muito a palavra “empresa”, tente usar sinônimos nas próximas. E segundo, achei que você colocou muita informação falou sobre empresas de cartão de crédito, empresas de marketing e sobre educação financeira nas escolas. Talvez eu esteja errada mas achei muita coisa.
    Enfim espero ter ajudado em algo e boa sorte!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.