Iniciante

O consumismo entre os jovens no Brasil

  • 0

  No Brasil contemporâneo, o consumo exagerado entre os jovens constitui um problema gravíssimo. A priori, os jovens são o alvo principal das grandes empresas, principalmente as mídias sociais, que visam apresentar certos tipos de produtos, onde os adolescentes procuram idealizar uma certa “aparência’’ integrando–se nos diversos  grupos sociais. Isso se deve, sobretudo a, um consumo exagerado por impulso, o que resulta as ações ineficientes na educação  financeira nas escolas, confirmando  o mal uso do dinheiro no espaço social. Logo, há necessidades de ações educacionais e econômicas, visando o enfrentamento do problema

 Nesse contexto, o consumo exagerado pelo os jovens cresceram consideravelmente nas cidades brasileiras. Esse fato é originado pelo o valor que os jovens dão ao consumismo e como eles fazem o uso de marcas para se autoafirmarem junto à sociedade, onde o ter é mais importante do que o ser. Tal pensamento é nítido em casos ineficientes como, ações de planos de ensino á educação financeira nas escolas, tendo em vista que muitas escolas não promovem projetos que apostem em matérias e atividades que gerem estímulos empreendedores e que contribua para autonomia desses jovens. Em virtude disso mantém uma sociedade em que o “Eu quero isso’’ ou “ Eu preciso muito disso’’ promove ao consumo   delirante em um mundo cercado por valores superficiais.

   O grande problema é que esse consumismo desenfreado torna-se um hábito , transformando o consumidor em escravo. Segundo Cortez (2009) esse comportamento torna-se um ciclo vicioso, onde os jovens trabalha para ostentar um nível de consumo, reduzindo um tempo dedicado ao lazer e outras atividades. Visto que a necessidade de consumir de forma desregrada é na maioria das vezes, provocada por uma propaganda publicitária, geralmente se tem influência de um meio de comunicação, onde o papel principal é estimular e criar expectativas de consumo. Causando o poder de influênciar os jovens pela a facilidade de apresentar certo tipos de produtos. As estatísticas apotam que em alguns países como o Brasil, 80 % dos jovens são consumistas, percebe-se então, que a metade dos jovens consomem por impulso.

    É preciso, então, que instituições educacionais e empresas promovam uma reforma educacional na sociedade brasileira, de tal forma que os jovens seja o alvo principal ao consumismo exagerado. Por parte das escolas e das universidades, é necessário que aconteça, por meio de projetos e atividades comum curricular, a importância de ser um consumidor consciente, gerando estímulos empreendedores e contribua para autonomia desses jovens. Outrossim, por parte das empresas, é preciso que campanhas publicitárias sejam organizadas, com o auxilio de uma parcela socialmente da mídia , com o fito de esclarecer a importância do consumo consciente sem afetar adversamente o bem estar coletivo.Por fim deve haver maiores investimentos na educação financeira nas escolas, de forma a incentivar possibilidades de mudanças nas escolhas e hábitos consumistas dos jovens

Compartilhar

1 Correção

  1. Oi Mariana , na minha opinião o seu texto precisa ser melhor organizado , as ideias precisam se encaixar melhor ,a estrutura ficou um pouco confusa .Vale ressaltar que a introdução ficou ótima ,você mostrou muito bem o assunto abordado . Nos dois parágrafos de desenvolvimento houve repetimento de informações e parece que isso acabou te colocando em um circulo vicioso em que você não conseguia sair do lema. Por fim , tome cuidado com o tamanho em geral do texto , na prova do enem é dado em geral por volta de 30 linhas para a escrita.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.