Iniciante

O consumismo entre os jovens no Brasil

  • 1

A ascensão do capitalismo pós Guerra Fria – no final do século XX – mostrou-se ser um dos maiores fatores que influenciaram o alto teor do consumismo desenfreado dentre os jovens na contemporaneidade. O consumo sem controle, além de ser um problema social, traz sérios problemas pessoais – sejam diretos ou indiretos -, que devem ser levados em consideração.
Primeiramente, é fulcral pontuar que a alienação mediante o capitalismo, que sempre enaltece o consumo, é responsável por vários problemas psicológicos entre os jovens brasileiros, visto que grande parte desses jovens acabam por desenvolver problemas como a oneomania – distúrbio caracterizado por um impulso doentio, a fim de obter bens sem uma real necessidade. Seguindo esse fator, devido à oneomania, muitas pessoas acabam gerando dívidas que por muitas vezes não são capazes de pagar, podendo ocasionar em demais problemas psicológicos como a depressão, o que acentua ainda mais esta realidade.
Ademais, a conscientização dos adolescentes brasileiros e de seus responsáveis é um dos principais alicerces para o combate desse problema. Isso deve-se em razão desta faixa etária ser um dos principais alvos do capitalismo – por serem mais suscetíveis e manipuláveis – e das propagandas exageradas que ocorrem na mídia a fim de difundir o consumismo de produtos desnecessários, de prazer momentâneo, que em breve será descartado dando início novamente a este ciclo de falsas necessidades. Sendo assim, ver-se a indispensabilidade da adoção de uma metodologia que amenize este ciclo de problemas.
Desta forma, há a imprescindibilidade da intervenção do Governo Federal, a fim de promover medidas que visem alertar e conscientizar a população sobre os problemas ocasionados pelo consumismo exacerbado mediante o capitalismo contemporâneo dando ênfase aos jovens brasileiros – devido a suscetibilidade ao consumismo desta faixa etária -, seja por meio da mídia ou pelos demais setores da comunicação. Em suma, visa-se a redução do consumismo esbaldado e de seus problemas adjacentes por intermédio da conscientização popular.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá, boa noite. Gostei da redação. No primeiro parágrafo tem contextualização, tem detalhamento, mas não achei que relacionou com o Brasil e nem deixou clara a tese. Nos desenvolvimentos senti falta de dados, falar de autoridade ou até mesmo citação filosófica relacionando com o tema. A proposta está bem, mas sempre me recomendaram colocar dois agentes, pois menos de 2 pode descontar nota. Tem alguns erros de pontuação. Siga estudando e vás ter resultados melhores ainda! Parabéns!!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.