O consumismo e a sustentabilidade no Brasil contemporâneo

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No jogo eletrônico de simulação de vida real, “The sims 4 – Vida Sustentável”, é retratado um mundo novo e único onde os Sims influenciam diretamente o meio ambiente em cada decisão tomada. Nesse contexto, é oferecido aos jogadores a oportunidade de aprender como manter um estilo de vida sustentável. Fora da ficção, observa-se que a falta de preocupação com o equilíbrio entre consumo e sustentabilidade é algo alarmante no Brasil, visto que o bem-estar das próximas gerações está em “jogo”. Assim, faz-se profícuo observar a obsolescência programada e a exploração excessiva de recursos naturais como pilares fundamentais da adversidade.

Em primeiro plano, é imperioso entender como o capitalismo influencia e impacta na grande quantidade de lixões tecnológicos no mundo. Sob esse viés, o teólogo Albert Schweitzer afirma que vivemos em uma época perigosa, em que o homem domina a natureza antes que tenha aprendido a dominar a si mesmo. Nessa perspectiva, a obsolescência programada ocorre devido aos grandes empresários, os quais ao visar a lucratividade, acabam por persuadir o consumidor a adquirir um novo produto e descarta o antigo, o que, por conseguinte, acarreta danos ao meio ambiente, como as chuvas ácidas e outros fatores nocivos à saúde e à natureza. Logo, o ecossistema, aos olhos gananciosos dos empresários, é visto como um meio apenas de expansão de suas atividades.

Ademais, vale ressaltar o modo pelo qual os impactos ambientais estão intimamente ligados à exploração excessiva dos recursos naturais. Segundo um relatório feito pela Word Watch Institute (WWI), atualmente é extraído cerca 60 bilhões de toneladas de recursos naturais todos os anos, o que representa 50% a mais do que era extraído há 30 anos. Dessa forma, a emissão de gases tóxicos, como o CFC, pelas indústrias, corrobora o aumento da concentração desses poluentes de forma drástica, agravando proporcionalmente os problemas ambientais preexistentes.

Portanto, tornam-se necessárias medidas que solucionem as problemáticas apresentadas. Para tanto, faz-se mister que, o Ministério da Educação, em parceria com as escolas, proporcione aulas sobre educação ambiental e consumo sustentável , por meio de palestras com profissionais capacitados, livros didáticos e atividades extracurriculares, a fim de que os alunos possam aprender a consumir de maneira sustentável, como também saber descartar de forma correta o lixo e reutilizar produtos velhos. o efeito social proporcionará resultados positivos, os quais foram vistos no jogo eletrônico.

 

OBS: Quem colocar apenas os critérios de cada competência com nota sem justificação, irei denunciar(Ban confirm).

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1 Correção

  1. COMP. 1- Domínio da norma padrão da língua escrita: 200
    *Eu realmente nao encontrei nenhum desvio na sua redação ou qualquer tipo de incoerência ou falta de coesão. ele foi bem escrita e trabalhada, seus conectivos estavam otimos.*
    COMP. 2- Compreender a proposta de redação: 200
    *Como falei, não em nenhum moemento você fugindo da proposta, seguiu uma linha de pensamento que se relaciona muito bem com o tema proposto.
    COMP. 3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações: 200
    *Seu repertorio sociocultural é excelente, nao sei se você tirou os dados dos seus texto de apoio mas ele se encaixaram perfeitamente na ideia que você queria passar, parabéns.
    COMP. 4- Encardenamento textual/ Mecanismos linguisticos: 160
    voce usou perfeitamente seus conectivos, mas em alguns pontos da sua redação que precisavam de conctivos voce nao usou, o que não alterou em nada a compreenção do texto.
    COMP. 5- Elaborar proposta de interveção para o problema abordado: 160
    sua porposta é simples, mas bem elaborada. voce colocou os 4 pontos necessarios, esquecendo apenas do detalhamento de algum dos pontos citados.

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