Famílias. Diversidades. Desafios. Essas são palavras-chave que caracterizam o conceito de família no século XXI, uma vez que essa situação atinge milhares de pessoas e segue sem alcançar o apelo necessário para ser resolvida. Nesse contexto, percebe-se a configuração de um grave problema de contornos específicos, em virtude do silenciamento do tema em questão e do preconceito por parte da sociedade para com as diferentes formações familiares.
Em uma primeira análise, o silenciamento do tema em discussão mostra-se como um dos desafios à resolução do problema. Nesse sentido, Habermas traz uma contribuição relevante ao defender que a linguagem é uma verdadeira forma de ação. Desse modo, para que uma questão como o do conceito de família no século XXI seja resolvida, faz-se necessário debater sobre. No entanto, percebe-se que esse problema ainda é pouco falado, se tornando um tabu para muitas pessoas. Assim, trazer à pauta esse tema e debatê-lo amplamente aumentaria a chance de atuação nele.
Em uma segunda análise, o conceito de família no século XXI encontra terra fértil na indiferença ás diversas formas de amor e união familiar. De acordo com o Código Civil de 1916, a família é constituída pelo matrimônio. No entanto, o conceito de família nuclear se expande na constituição de 88, surgindo a união estável, reconhecendo a não existência de apenas uma existência patriarcal. Contudo, a sociedade contemporânea ainda trata com indiferença as famílias que não seguem o padrão em que constava no Código Cível de 1916. Logo, sem a presença de respeito e empatia, essa situação terá sua intervenção dificultada.
Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias para resolver esse problema. Como solução, é preciso que o Ministério da Família, em parceria com os meios de comunicação, promovam um espaço para rodas de conversa e debates sobre o conceito de família no século XXI. Tais atividades podem ocorrer em centros de eventos, contando com a presença da sociedade e convidados especialistas no assunto, a fim de que a população compreenda as questões relativas ao conceito de família no século XXI e se tornem cidadãos mais atuantes na busca de resoluções.
Pedro_AlyssonIniciante
O conceito de família no século XIX ( além de darem seus Fedbecks, se possível deem uma nota por competência.)
Compartilhar
AnaLor
Oiê, Pedro. Tudo certo? Tentarei ir por competência, ok?
Sobre a competência 1: Existem alguns erros gramaticais bem frequentes envolvendo a vírgula, além de outros envolvendo a crase, a ortografia e verbos + objetos diretos/indiretos. Por isso, 120.
Sobre a competência 2: Você aborda o tema com facilidade, porém, devido a alguns períodos meio longos, que podem confundir o leitor (como na introdução: “percebe-se a configuração de um grave problema de contornos específicos, em virtude do silenciamento do tema em questão e do preconceito por parte da sociedade para com as diferentes formações familiares”). Por isso, 160.
Sobre a competência 3: Acho que 160, pois o “preconceito” utilizado no desenvolvimento 2 é um argumento “óbvio”, msm que, ao trazer os códigos jurídicos, vc se diferencie do que usualmente se utilizaria.
Sobre a competência 4: Vc utiliza bem os conectivos, porém, tanto por excesso quanto pelo motivo evidenciado na competência 2, acho que a coesão do seu texto é nota 120.
Sobre a competência 5: ótima proposta de intervenção, 200 pts! Porém, tente, da próxima vez, detalhar um pouco mais.
Enfim, acho q é isso kkk Parabéns, Pedro. Continue assim e boa sorte :) Até mais
Rayara
Bom dia!
O começo de sua introdução não se encaixou muito bem, mas mesmo assim ela continua bem estruturada e apresentando os recursos necessários, como tese, etc…
Os conectivos que começam os parágrafos de desenvolvimento estão legais, mas poderiam se tornar melhores se você abranger para outra gama de palavras, como: “Outrossim, Convém ressaltar, Fica evidente, etc”. O último parágrafo da sua conclusão poderia ser dividido em dois períodos, para melhorar a sintaxe e não cansar muito o leitor.
c1- 180; c2- 180; c3- 180; c4- 180; c5-180
Entre 880 – 900 pontos
mdodareis
Oi Pedro, parabéns pela redação.
– Sua introdução está boa, só a entrada que não está muito adequada. (acredito que invés desses pontos, deveria ser empregada vírgulas). Não dificulta a compreensão.
– Seu desenvolvimento está bom também.
– Sua intervenção está boa, só precisava ser mais detalhada.
Você escreve muito bem, continue escrevendo pra gente. Abraços!
Nota: 920 pontos.
Beatriz Moura Martins
“percebe-se a configuração de um grave problema de contornos específicos, em virtude do silenciamento do tema em questão e do preconceito por parte da sociedade para com as diferentes formações familiares.” No começo da redação, creio que ficou avulso a ideia em que queria passar. Apresente a idéia primeiro e logo depois cite os problemas em que causam . Tente no primeiro parágrafo abordar e transmitir o problema, ficará mais claro… E no decorrer do texto transmita a negatividade tratada em questão.