Iniciante

O COMPORTAMENTO DO BRASILEIRO NO TRÂNSITO

  • 3

Desde o governo de Juscelino Kubitschek, a malha de transporte cresceu exponencialmente no Brasil, utilizando, principalmente, as rodovias para a interiorização urbana do país. Porém, essa expansão desordenada marginalizou o correto comportamento dos brasileiros no trânsito, pois apenas existiu a preocupação econômica de ligar setores da cadeia produtiva. Dessa forma, a ausência de políticas na prevenção de acidentes e a negligência das empresas automobilísticas potencializam a exclusão do aspecto social no cenário contemporâneo.

Em primeiro plano, as ineficazes ações de segurança no controle das ruas brasileiras, como a ausência de fiscalização e monitoramento, permitem o comportamento imprudente dos motoristas, ou seja, ameaçam a vida de outros cidadãos no trânsito. Assim, esse desastre social diverge de John Locke, o qual propunha que o Estado deve garantir o direito de vida dos indivíduos, isto é, reduzir as mazelas e os perigos da estrutura de transporte. Desse modo, as falhas governamentais expõem a caótica situação das estradas brasileiras, porque a negligência da perspectiva filosófica aumenta o número de mortes nas ruas.

Somado a isso, o descompromisso das empresas automobilísticas também potencializa as ações imprudentes dos motoristas, pois elas desprezam, erroneamente, o auxílio na conduta dos veículos para os brasileiros. Logo, é notório a recorrência do aspecto econômico sobre o social, visto que esses setores produtivos economizam dinheiro na retirada de campanhas e doações ao melhor comportamento no trânsito. Dessa maneira, esse desagradável cenário concorda com o Espírito do Capitalismo proposto por Max Weber, de que a malha mercadológica corrompe benefícios sociais para aumentar seus lucros.

Portanto o Ministério das Cidades, em parceria com as empresas automobilísticas, deve diminuir os riscos das estradas e promover campanhas no auxílio aos motoristas. Essas ações serão realizadas por meio do aumento da fiscalização e monitoramento nas ruas – tendo como base a modernização da estrutura de segurança – além do incentivo a doações e empreendimento das empresas de veículos, com intuito de minimizar as ações imprudentes no trânsito e, assim, conter o avanço das mortes nas ruas brasileiras.

 

 

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, boa noite. Tua redação tá impecável. No primeiro parágrafo tem contextualização, tem detalhamento e tese. Os desenvolvimentos mesmo sem dados, as citações estão desenvolvidas e deixou teu texto mto ‘’rico’’. A proposta está mto boa, mas eu recomendaria colocar outro agente, pois só uma poderia descontar um pouquinho. Escreves muito bem!! Parabéns e bons estudos.

    • 1
  2. Olá Thiago, bom eu gostei bastante do teu texto, está muito bem escrito e com pouquíssimos erros.
    C1: Você demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, além de ter um excelente vocabulário. Porém tem um desvio, que é a falta da vírgula no último parágrafo depois do conectivo PORTANTO, mas mesmo assim você ganhou nota máxima, pois no Enem eles admitem até 2 desvios. 200.
    C2: Tu trouxe um bom repertório sociocultural e ele é produtivo, legítima e consistente pra tua argumentação. Além disso, você mostrou que conhece bem a estrutura do texto. 200.
    C3: Além de apresentar um repertório você mostrou o seu ponto de vista, configurando autoria, e é exatamente isso que o corretor do Enem quer ver. 200.
    C4: Você apresentou vários conectivos e no sentido corretor, articulando bem as partes do teu texto, além disso, Thiago você mostrou que tem um planejamento de texto bem feito. Porém, tu repetiu o conectivo conclusivo ASSIM duas vezes, tem que ter bastante cuidado com isso pois muito dos corretores tirariam 40 pontos teu. Uma coisa que eu faço muito pra evitar isso, e se você quiser aderir pode lhe ajudar, é na hora que estou escrevendo meu texto eu vou anotando todos os meus recursos coesivos de lado no rascunho, pra não ter o perigoso de um conectivo despercebido na minha redação. 200.
    C5: Tu apresentou todos os elementos necessários para atingir a nota máxima: agente, ação, modo/meio, finalidade e detalhamento. No entanto, só queria fazer uma observação, o Ministério das Cidades foi extinto ano passado, porém, os corretores sabem que nós do ensino médio não precisamos saber disso. 200.
    Parabéns, 1000.
    Espero que tenha gostado. ❤

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.