A ”Atitude Blasé” – termo proposto pelo sociólogo alemão George Simmel no Livro ”The Metrópolis and Mental Life” – ocorre quando o indivíduo passa a agir com indiferença em meio as situações que necessitam de maior atenção. Conquanto, as epidemias no Brasil, quando ocorrem, se reverberam em meio a sociedade por consequência, muitas vezes, da banalização do tema apresentado. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Primordialmente, deve-se ressaltar a escassez de medidas governamentais para o combate do contágio dessas doenças. Nesse sentido, cabe acrescentar a trivialização de tal empecimento, de modo a contribuir a disseminação do vírus ou bactéria, tornando o combate a esse problema cansativo e árduo.
Ademais, a Constituição Federal de 1988, prevê em seu artigo 6, direito a saúde como inerente a todo cidadão brasileiro. Segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde, o Brasil ultrapassou a marca de 200 mil mortos pelo novo ”Coronavírus” no dia 7 de janeiro de 2021. Diante de tal exposto, fica evidente como o desleixo de uma parte da população, a respeito do caso, afeta diretamente uma grande parcela do País, quando encontrado em situações similares.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Governo Federal, por intermédio dos Governos Estaduais e suas Polícias, criem decretos para minimizar o contágio entre pessoas, e sanções para serem aplicadas, de forma eficiente, a quem desrespeitar tais ordens, a fim de diminuir a propagação destes surtos epidêmicos. Assim, se consolidará uma sociedade mais segura, onde o povo, juntamente com seus governantes não exerçam a ”Atitude Blasé” como afirma George Simmel.
Luiz
Cara, eu não sou um corretor profissional e nem chego perto disso, mas já estou estudando redação faz um tempinho e notei alguns erros. Na introdução você poderia ter feito uma tese melhor, apresentando os argumentos que serão utilizados parágrafos argumentativos. O primeiro desenvolvimento está muito raso, há a falta de contextualização, você poderia falar mais sobre as causas e consequências, isso nos 2 desenvolvimentos. A conclusão ao meu ver está boa.
carlospedr
Olá, tudo bem? Irei direto ao ponto! Não sou nenhum profissional da área de correção, mas deixarei minha crítica aqui😁😁
Acredito que um de seus pecados foi não ter colocado os fatores que levam a problemática, no fim de sua introdução. Sendo eles a falta de investimento governamental, e a falta de consciência da sociedade.
No D1, desculpe, mas não parece vago? Ou mal desenvolvido?
No D2, você contextualizou bem, mas disperdiçou a citação do direito à saúde nele, sendo que poderia ter colocado no D1.
Sua conclusão parece perfeita. Não tenho o que reclamar.
Minha nota é:
CI: 180
Cll: 200
Clll: 160
ClV: 200
CV: 200
Total: 940
Valeu, Man!
Giulianna
Olá, tudo bem?
Você escreve muito bem e usa as palavras para construir um bom texto. Acredito que se você tivesse contextualizado mais sobre como a escassez do governo pode afetar a população, diretamente ou quais as causas que isso pode levar se não houver uma atenção maior nessa causa, seu texto estaria mais rico em escrita nesse parágrafo. Ajuda muito a melhorar a nota na competência III
C1: 200
C2: 120
C3: 120
C4: 200
C5: 160
Espero ter ajudado um pouco <3
Luiz.fer
Nelson eu não sou um corretor profissional, mas eu estou estudando redação a algum tempo e a sua redação esta boa mas falta alguns complementos na introdução, o desenvolvimento está bom não está muito ruim e a sua conclusão esta boa você pecou mais na introdução se você complementasse algo essa redação estaria boa ou mudasse ala poderia ser muito boa.