O combate aos maus-tratos em animais no Brasil

  • 0

Sancionadas no século XIII pelo Papa Gregório IX, medidas imoderadas de combate à considerada heresia começaram a ser praticadas pela Europa. Desse modo, durante séculos a Inquisição perseguiu toda forma de expressão divergente, inclusive gatos, que eram fortemente associados a diversas religiões pagãs. Deveras brutal, o acontecimento configurou um dos mais antigos crimes contra os animais da história. No cenário hodierno, os maus-tratos continuam pela falta de aparatos legais que fiscalizem procedimentos de teste em animais a nível industrial e incentivo governamental a ONGs dessa área. Sendo, portanto, pertinente a análise desses fatores.

Primeiramente, é importante exemplificar como as autoridades têm liderado poucos projetos que visem a fiscalizar as marcas que realizam testes em animais no Brasil. Esse fato tem dificultado a identificação por parte do consumidor de empresas que mantêm essa prática, já que essas informações são declaradas espontaneamente pela própria corporação e não podem ser devidamente confirmadas (pelo menos enquanto não houver uma legislação específica). Em particular, segundo as atuais diretrizes legais da China continental, todas as empresas estrangeiras que comercializam cosméticos no país devem realizar experimentos prévios em animais. E embora o governo brasileiro não seja tão desmedido, tampouco tem se mostrado proativo, à medida que nas últimas décadas não houve quaisquer mudanças relevantes no campo legal que trate a problemática de maneira metódica. Nesse sentido, o panorama social supracitado tem sido mantido no país e acarretado a alienação do consumidor no que diz respeito a esse tipo de procedimento.

Em segundo lugar, tem se presenciado a falta de amparo da administração pública em relação a essas instituições municipais de acolhimento de animais. No filme \”Um Hotel Bom Pra Cachorro\” é retratada a luta de dois irmãos para transformar um casarão abandonado em um lar para diversos animais de rua. Mesmo lidando com vários problemas econômicos e de infra-estrutura, eles persistem pelo amor à causa. Fora das telas de cinema, situações símiles têm acontecido. Em particular, o fato de que várias ONGs que se encarregam da tarefa têm enfrentado inúmeros problemas por causa da ausência de suporte financeiro e superlotação de animais, o que tem dado subterfúgios ao quadro de descaso vigente, impossibilitando, muitas vezes, a continuidade do trabalho dos voluntários. Sendo, portanto, necessário que essas instituições sejam auxiliadas para a continuidade do serviço.

Depreende-se, portanto, a importância da criação de políticas públicas que fiscalizem e auxiliem instituições de vigilância e cuidado do bem-estar animal. Para tanto, cabe aos governos municipais realizarem parcerias com essas ONGs, através de eventos periódicos que facilitarão a interação da comunidade com essas instituições como, por exemplo, doações. Ademais, é importante que o governo brasileiro crie uma instituição que ateste os tipos de teste realizados por determinada marca através de sólidas políticas de fiscalização durante todo o processo logístico da mesma, assim será possível para o consumidor diferenciá-las e pesar esse fato na hora da compra.

Compartilhar

4 Correções

  1. Oi,não sou nenhuma profissional,mas espero que te ajude em algo. Muito bem!
    Ouve erros ortográficos,oque pode ser melhorado com um pouco mais de técnicas de escrita.
    Vi também que você acabou exagerando na quantidade de linhas,isso pode ser ruim. Se esse texto ou se você quer que seja no requisito do Enem ele tem que ser escrito no máximo em 30 linhas,procure ser mais objetivo(a) e não faça períodos muitos grande,isso pode acabar de prejudicando.
    Então é isso. Bons estudos!
    Boa sorte.

    • 0
  2. Assim que olhei sua redação,pensei que ela tinha umas 50 linhas.
    você tem alguns erros ortográficos, sua introdução é muito grande .
    No desenvolvimento, eu sugiro que você não use “Primeiramente ” e nem “Em segundo lugar”,vc está colocando muita informação (alusões) e seu texto acaba sendo mais expositivo do que argumentativo.
    De preferencia faça uma intervenção completa, assim a sua nota vai ser melhor.
    Opinião final: Tente melhorar a sua ortografia, se atente nas virgula, tenha mais argumentos, trabalhe mais as suas alusões trazendo seus argumentos e faça sua proposta de intervenção completa. Escreva sua redação em uma folha para ter certeza que só tem 30 linhas.

    • 0
  3. Teve alguns erros de ortografia, nada muito grave,eu gostei muito da sua contextualização, embora fiquei um pouco confuso na introdução é melhor usar uma referência um pouco mais abrangente do tema.
    Na conclusão faltou o detalhamento é um pouco da finalidade, ela ficou branda ,mas com certeza vai melhorar com o tempo.
    Desculpe eu não sou nada bom em redação, muito menos em corrigir-la.

    • 0
  4. The time has come!
    🔰Introdução:
    ❌Erros ortográficos ou necessita melhorar:
    Pontuação e acentuação:
    1 – Faltou uma vírgula antes de “começaram a ser praticadas pela Europa”.
    2 – Eu não entendi muito bem essa oração “…dos mais antigos crimes contra os animais da história”. Acho que você deveria escolher melhor a forma lexical para essa.
    🔁Minha opinião sobre o parágrafo: Eu gostei da contextualização, contudo, não achei tão interessante para o assunto em si, mas foi boa. Em relação ao tamanho de linhas, nossa, você tem que sintetizar mais a forma como escreve na introdução, uma vez que essa serve apenas para introduzir o assunto, você escreveu muita coisa e eu acabei de perdendo até no que se referia o tema. Tente utilizar apenas 6-7 linhas. Se contar que a contextualização ficou muito, mas “muito enorme”.
    🔰Desenvolvimento 1:
    ❌Erros ortográficos ou necessita melhorar:
    Pontuação e acentuação:
    1 – O verbo “visar” é transitivo direto, logo não recebe preposição. Erro na frase: “… visem a fiscalizar as marcas que…”
    2 – Presença de queismo na redação, isto é, muito “que” seguidos.
    🔰Desenvolvimento 2:
    ❌Erros ortográficos ou necessita melhorar:
    Pontuação e acentuação:
    1 – Vírgula depois da citação do filme, ficando desta forma: ‘No filme …. , é …”.
    – Aposte em criar um tópico frasal simples e com poucas informações, afinal o tópico-frasal serve apenas para resumir o que será debatido nas próximas linhas, uma vez que uma quantidade exorbitante de linhas resumidas deixam o leitor cansado, e aberto a muito erros. OK?
    🔁Minha opinião sobre o parágrafo: Acredito que foi adicionado muita informação e pouca autoria no seu parágrafo, citou muitas alusões. Foque apenas em um e o desenvolva-o. Do que adianta colocar dois se ambos estão mal desenvolvidos? Isso ocasionou em muitas linhas e, por conseguinte, seu desenvolvimento ficou muito superficial e com quase nenhum autoria. Expositivo ≠ Argumentativo.
    🔰Conclusão:
    intervenção 1:
    Agente ✅
    Ação ✅
    Meio ✅
    Finalidade ❌
    Detalhamento ❌
    Intervenção 2:
    Agente ✅
    Ação ✅
    Meio ✅
    Finalidade ❌
    Detalhamento ❌.
    💥Nota:
    C1: 120
    C2: 160
    C3: 120
    C4: 120
    C5: 120
    🔁Opinião final: Está razoável sua redação, contudo, é preciso melhorar a questão do ponto de vista, saber melhor relacionar, selecionar e argumentar para obter melhor autoria no que é escrito. E detalhamento na conclusão. Ok! See you later, and be the best what you can.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.