O combate ao tráfico de pessoas no Brasil

  • 1

No período da colonização o trabalho se remete para pessoas que foram traficadas da áfrica, sendo submetidas a contrabando e a serem escravos. Atualmente, o tráfico de pessoas não é uma realidade distante da colonização, desrespeitando os direitos humanos.  Dessa forma, é necessário que medidas sejam tomadas pelas autoridades competentes para resolver a questão, que é motivada, não só por propaganda enganosa mas também por falta de políticas que ajudem tal prerrogativa.

Em primeiro lugar, vale ressaltar que os meios que a internet proporciona como o veículo de comunicação é também um instrumento que pode colocar indivíduos em sérios problemas. Partindo disso, é comum que muitos indivíduos entrem em propagandas falsas de emprego, o que normalmente é um viés para a captura de pessoas. Diante de tal fato, de acordo com Ministério da Justiça o tráfico de pessoas é a terceira maior renda clandestina no Brasil, o que nos leva a pensar que o tráfico está ligado com o mercado financeiro.

Ademais, no ano de 2000, foram adicionados mecanismos da ONU em favor para que os estados mantenham esforços a fim de combater o tráfico de pessoas. Entretanto, tais esforços não estão sendo suficientes para combater o crime. Visto que, no Brasil só possui uma delegacia indicada para serviços de investigação de crianças desaparecidas. O que ocasiona na vulnerabilidade dos serviços legislativos e prestativos a população.

Portanto, é inadmissível que em pleno século XXI, esse problema ainda persista em todo o território nacional. Para isso, é imprescindível que ONGS e Instituições por intermédio da mídia, com a finalidade de conscientizar a população e tomar devidas providências com meios de prevenir um possível sequestro. Promovendo, recursos como aplicativos, sinais de alertas, panfletos e palestras. Assim, torna-se possível a construção de uma sociedade mais segura. Ademais, como diz Oscar Wilde, “O primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação.

Compartilhar

4 Correções

  1. Vou dar meu feedback de acordo com as competências do ENEM, ok?
    Não sei se essa sua redação foi especificamente com foco nesse tipo de vest, mas utilizarei desse método para corrigir.
    Parágrafo 1º = Consertei alguns acentos e pontuações. A escrita está bem coerente e gostei bastante da comparação referente à época da escravidão (que nos remete à história) com o tráfico de pessoas hoje em dia.

    No período da colonização, o trabalho se remetia à pessoas que foram traficadas da África, sendo submetidas a contrabando e a escravidão. Atualmente, o tráfico de pessoas não é uma realidade distante da colonização, desrespeitando os direitos humanos. Dessa forma, é necessário que medidas sejam tomadas pelas autoridades competentes para resolver a questão, que é motivada, não só por propaganda enganosa mas também por falta de políticas que ajudem tal prerrogativa.

    Parágrafo 2º = Houve algumas repetições, tentei mudar para uns sinônimos. Esse desenvolvimento 1 foi muito bem elaborado, pois entra de acordo com o dito na introdução sobre propagandas enganosas.

    Em primeiro lugar, vale ressaltar que os meios que a internet proporciona como o veículo de comunicação é também um instrumento cujos indivíduos se expõem a sérios problemas. Partindo disso, é comum que muitas pessoas entrem em propagandas falsas de emprego, o que normalmente é um viés para a captura de pessoas. Diante de tal fato, de acordo com Ministério da Justiça, o tráfico de pessoas é a terceira maior renda clandestina no Brasil, o que nos leva a pensar que o mesmo está ligado com o mercado financeiro.

    Parágrafo 3º = NOSSA, esse ficou excelente principalmente pelo fato de ter dito “tais esforços não estão sendo suficientes para combater o crime”. Isso nos faz criar uma alta expectativa para a proposta de intervenção.

    Ademais, no ano de 2000, foram adicionados mecanismos da ONU em favor para que os estados mantenham esforços a fim de combater o tráfico de pessoas. Entretanto, tais esforços não estão sendo suficientes para combater o crime. Visto que, no Brasil só possui uma delegacia indicada para serviços de investigação de crianças desaparecidas. O que ocasiona na vulnerabilidade dos serviços legislativos e prestativos a população.

    Parágrafo 4º = Adorei a proposta de intervenção, bem detalhada e com bastantes medidas possíveis. Antes da citação você tinha usado um conectivo que já havia utilizado no parágrafo anterior, então mudei para dar um contraste. A citação foi bem pensada em bem colocada no texto para a finalização. Outra coisa, depois da palavra sequestro havia um ponto e depois vinha “Promovendo”, mas não estava havendo concordância, por consequência, adicionei uma virgula e mudei para “promova”.

    Portanto, é inadmissível que em pleno século XXI, esse problema ainda persista em todo o território nacional. Para isso, é imprescindível que ONGS e Instituições, por intermédio da mídia, com a finalidade de conscientizar a população e tomar devidas providências com meios de prevenir um possível sequestro, promova recursos como, aplicativos, sinais de alertas, panfletos e palestras. Assim, torna-se possível a construção de uma sociedade mais segura. Por conseguinte, como diz Oscar Wilde, “O primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação”.

    Conclusão: MUUUITO BEM ELABORADA, amei mesmo. Umas coisas simples só, a serem mudadas, mas nada que atrapalhe seu progresso. Não sou expert, nem super dotada em redação, mas procurei te ajudar como gostaria que me ajudassem. Foi basicamente meu ponto de vista sobre alguns assuntos. Continue assim, você está indo muuuito bem!!!!!!!

    Att,
    Vitória Castro :)

    • 2
  2. INTRODUÇÃO: “No período da colonização” >> Qual colonização?? Nunca se esqueça que tudo deve estar totalmente claro no seu texto. como se você estivesse escrevendo para um leigo.
    ” o trabalho se remete ” >> Qual tipo de trabalho???
    Ademais, a sua introdução ficou boa, você soube expor o tema e também suas teses.
    .
    I DESENVOLVIMENTO: Na minha opinião o primeiro período está um pouco confuso. Você poderia colocar dessa forma: “Em primeiro lugar, vale ressaltar que, os meios que a internet proporciona como veículo de comunicação é também um instrumento causador de vários problemas. ”
    Houve uma repetição da palavra “indivíduos”
    ” muitos indivíduos entrem em propagandas falsas de emprego, o que normalmente é um viés para a captura de pessoas. ” >> Tenta explicar melhor essa argumentação. Como são usadas as propagandas de empregos para o tráfico de pessoas? Por que as pessoas são tão facilmente atraídas por essas propagandas?
    ” Diante de tal fato, de acordo com Ministério da Justiça o tráfico de pessoas é a terceira maior renda clandestina no Brasil, o que nos leva a pensar que o tráfico está ligado com o mercado financeiro.” >> Este último período ficou muito desconexo quanto aos demais.
    .
    II DESENVOLVIMENTO: “no ano de 2000,” >> Retire o “de”. O uso dessa sílaba só serviria para quantidade.
    “mecanismos da ONU” >> Escreva entre parênteses o significa de ONU (Organização das Nações Unidas) Por mais que seja uma sigla conhecida, deve ser sempre explicada.
    Houve repetição da palavra “esforços”
    ” Visto que, ” >> Não se usa “visto que” em inicio de paragrafo.
    “Visto que, no Brasil só possui uma delegacia indicada para serviços de investigação de crianças desaparecidas. ” >> Como você sabe dessa informação? Deixe explicito no seu texto!! E também, tente abordar mais disso, não deixe a informação apenas jogada dentro do texto.
    “O que ocasiona na vulnerabilidade dos serviços legislativos e prestativos a população.” >> Aqui também não ficou bom como um início de período. Tente iniciar com um conectivo. EXEMPLO: “logo, se vê que tal fato, ocasiona na vulnerabilidade dos serviços legislativos e prestativos a população.”
    .
    CONCLUSÃO: Ficou boa e possui os 5 critérios exigidos.
    .
    PARABÉNS!!!!!!!!!!!

    • 1
  3. Olá Izabela, tudo bem? Antes de corrigir sua redação gostaria de dizer que não sou nenhum especialista, mas com base nos meus estudos darei o meu melhor e tentarei corrigir apenas o que tiver certeza que está errado…

    Diante disso, vamos à análise:

    No primeiro período do 1º parágrafo, que vai de “No período…” até “…serem escravos”, temos que fazer algumas ressalvas. Em primeiro lugar, deveria haver uma vírgula para separar a frase “No período da colonização…” do restante do período. Em segundo lugar, o uso do pronome átono “se” está incorreto assim como o verbo “remeter”, porque se estamos falando da colonização no passado, também devemos usar o verbo no passado (“remetia”). Além disso, no lugar de “para”, poderia ter sido usado o “a” com acento grave (crase), ficaria da seguinte forma “…o trabalho remetia às pessoas que foram trazidas da África, sendo submetidas ao contrabando e à escravidão”.

    No terceiro período, o uso da vírgula está incorreto: deveria haver apenas duas vírgulas que ficariam depois do conectivo “Dessa forma…” e depois da palavra “…enganosa”. Além disso, o uso da palavra prerrogativa também esta incorreto, pois nesse contexto, a palavra teria o significado de privilégio, e não é coerente dizer que “o privilégio precisa de ajuda”.

    No segundo parágrafo, também devem ser feitas algumas ressalvas, a primeira delas é que a expressão “…o veículo de comunicação” restringe apenas a internet como veículo de comunicação, o que não é apropriado, pois existem outros veículos de comunicação. Além disso, quando foi usado o conectivo “Diante de tal fato…” exprimiu-se uma ideia de que aquilo qua viria a seguir estaria relacionado com o contexto anterior, o que não aconteceu, pois foi apresentada uma nova informação. Diante disso, posso dar dois conselhos: OU trocar o conectivo “Diante de tal fato” por “Além disso…” OU trocar a informação do ministério da justiça por outra…

    No terceiro parágrafo, temos uma expressão solta, ou seja, uma expressão que não deveria estar ali, essa expressão é a seguinte: “…em favor”. Ademais, temos também uma potuação equivocada, deveria ser colocada uma vírgula e não um ponto depois da palavra “desaparecidas”. Também podemos destacar outro erro de coerência, pois não é coerente dizer que a quantidade reduzida de delegacias vulnerabilizou os serviços legislativos, uma vez que legislar tem a ver com a elaboração de leis.

    Na conclusão, temos alguns erros de coerência, de pontuação. além da proposta de intervenção não está muito clara e com pouco peso. No primeiro período, é incoerente dizer que o problema persiste em “todo” Brasil, cuidado com essas expressões limitadoras como “todo, sempre, nunca…”, evite usá-las, a ausência delas é um caminho seguro e não faz falta nenhuma. O segundo período ficaria melhor escrito da seguinte forma:

    “Logo, a fim de conscientizar a população, além de tomar devidas providências, é imprescindível que ONG’s e Instituições, por intermédio da mídia, disseminem meios que impeçam o sequestro de pessoas, por exemplo, pois tal ato é impulsionador do problema…”

    Dessa forma, foram corrigidas as incongruências, além de corrigir pontuações inadequadas e acrescentar elementos de coesão ao texto. Análise com carinho e observe o que pode ser incrementado ao seu repertório, tenho certeza que em breve você conseguirá fazer redações melhores e atingir o desejado 1000!! Outra dica que dou, é observar sempre se a sua conclusão possui os 5 elementos: Agente, Ação, Meio/Modo, Detalhamento e Finalidade. Assim, você conseguirá fazer propostas de intervenção de peso, no YouTube é possível encontrar dicas sobre isso.

    Para finalizar, vamos ao terceiro período da sua conclusão. Em primeiro lugar, a pontuação antes da palavra “Promovendo” está errada. Você poderia reescrever da seguinte forma “Além disso, esses agentes poderiam tomar outras providências, promovendo aplicativos, sinais de alertas, panfletos e palestras sobre o assunto. Assim, torna-se possível a construção de uma sociedade mais segura”. Dessa forma, foram acrescentados elementos de coesão e foi feita a correção de pontuações inadequadas. A frase de efeito final ficou excelente, ganharia ainda mais peso se ela também tivesse sido citada na introdução, isso com toda contextualização é claro…

    Parabéns pela redação, continue produzindo e se esforçando, pois a persistência te conduz ao êxito…

    • 1
  4. Oi! Tudo bem?

    Não sei se teu objetivo é uma redação para o ENEM, mas usarei os critérios dele pra correção, blz?

    Segue:

    C1: 160 = Bom domínio da língua portuguesa com poucos desvios.

    C2: 200 = Apresenta uma argumentação consistente, com repertório sociocultural e um domínio excelente do texto dissertativo-argumentativo.

    c3: 160 = Defende uma tese de forma organizada, com indícios de autoria. Capaz de apresentar opiniões, fatos e informações relacionados ao tema.

    c4: 200 = Sabe articular as partes do texto com uso diversificado de recursos de coesão.

    c5: 200 = Consegue apresentar proposta detalhada, coerente e relacionada à argumentação desenvolvida na redação.

    NOTA FINAL: 920.

    Ademais, eu amei tua redação! É meu objetivo de redação, HAUSHUAAHSU. Meus parabéns!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.