O combate ao tráfico de pessoas no Brasil

  • 0

POR FAVOR, CORRIJAM E DEEM NOTA. OBRIGADA.

A novela “Salve Jorge”, da Rede Globo, retrata a história de Morena, uma mãe de família que é raptada e vendida ao tráfico de pessoas, quando buscou melhores oportunidades trabalhistas fora do país. É fato que, fora da ficção, a realidade brasileira não difere muito da obra. Portanto, é imprescindível analisar as causas da conjuntura supracitada.

De acordo com o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, entre 2011 e 2019, ocorreram mais de 600 denúncias relacionadas ao tráfico humano no Brasil. Sob essa perspectiva, infere-se a ineficiência estatal como um dos principais fatores para a perpetuação da problemática. A negligência do governo com os interesses de sua população, isto é, a segurança civil, demonstra uma violação do contrato social de John Locke, no qual é a obrigação do governante assegurar direitos básicos aos cidadãos.

Em segundo plano, é imperioso notar que 24% das motivações do tráfico de pessoas têm fins na exploração sexual, tanto no âmbito nacional quanto internacional. Ademais, o público feminino, entre crianças e adolescentes, é o que sofre com maior incidência nessa questão. Nesse viés, cabe mencionar o machismo estrutural, que objetifica o corpo de meninas e mulheres, intrínseco à mentalidade popular como outro fator contribuinte. O sociólogo Émile Durkheim denomina de fato social, o modo coletivo da sociedade em suas ações e pensamentos. Em vista disso, é axiomático que a opressão contra esse grupo será negligenciada não somente pelo Estado, mas também pelos indivíduos, que aprenderam a normalizar tal fato.

Logo, é improtelável que o governo tome medidas para alterar esse cenário. Em primeiro lugar, o Poder Executivo deve liberar verbas governamentais para a Polícia Federal, com o fito de investir em investigações de qualidade, que atenderão o maior número possível de denúncias do Disque 100. Além disso, a mídia deverá lançar campanhas, por meio de rádio e televisão, objetivando alertar as pessoas sobre a importância de reportar qualquer pista ligada ao tráfico humano.  Desse modo, espera-se mitigar as semelhanças entre a esfera da realidade e da ficção.

Compartilhar

2 Correções

  1. Eu não sou profissional em correção então me desculpe qualquer coisa ! Porém não tem nem muito o que dizer da sua redação ela me deixou de boca aberta está incrível,eu amei sua introdução e os dois parágrafos de desenvolvimento a conclusão está excelente também você citou meios que possam ser usados para a resolução do problema ,olha que eu fosse corretora eu iria querer te dar 1000 no Enem concerteza! Parabéns pela redação está incrível demais!

    • 1
  2. COMPETÊNCIA 1: 160
    ….

    COMPETÊNCIA 2: 160
    Nessa competência trata sobre os limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa, então, para que você possa aumentar a sua nota aqui, seria interessante rever a estrutura da introdução. NA MINHA OPINIÃO, a primeira parte do seu texto deve contar com a alusão histórica (soube articula), tese e argumentos (você não deixou isso claro).

    COMPETÊNCIA 3: 200
    Parabénssss!! Você utiliza vários pontos de conhecimentos para defender a sua opinião.

    COMPETÊNCIA 4: 160
    Você faz bom uso dos repertórios de recursos coesivos. Porém, ainda pode melhorar o número desses conectivos durante o texto. Minha dica para essa competência é utilizar um conectivo após cada ponto final, isso irá moldar o seu texto e, consequentemente, haverá a menor perca de nota na competência 1, uma vez que, a coesão e coerência são importantes nessas instâncias.

    COMPETÊNCIA 5: 180
    Sua intervenção conta com perfeitas ideias que podem e devem ser aplicadas no contexto real, parabéns !! Só não fechei a sua nota nessa competência porque senti a falta da explicação do primeiro objetivo. Você abordou que seria para investir em investigações de qualidade, mas qual seria o ponto positivo dessa ação? como ela somaria com o contexto em que se encontra o país?

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.