Iniciante

O combate ao tráfico de pessoas no Brasil

  • 0

A novela “Salve Jorge” emitida pela Rede Globo retrata a personagem Morena, uma jovem de classe baixa que recebe uma proposta de emprego em um outro país, quando aceita o trabalho e chega ao local, tem seus bens confiscados por aqueles que a haviam “contratado” e é mantida em cativeiro para ser explorada sexualmente. Fora da ficção, o tráfico de pessoas para diferentes fins é também uma realidade.
Em países com alta taxa de desigualdade social, como o Brasil, muitas pessoas acabam caindo em golpes semelhantes ao retratado pela Globo. Geralmente é ofertada uma boa oportunidade de emprego para o indivíduo, que normalmente tem uma baixa condição financeira, e esse acaba aceitando o trabalho com o intuito de garantir seu sustento. A vítima fica impossibilitada de fazer contato com seus familiares e não consegue retornar ao seu local de origem.
O tráfico de pessoas também pode ser feito de forma forçada. Criminosos que fazem o tráfico e comercializam pessoas também podem realizar o sequestro de indivíduos para realização de trabalho forçado e transplantes de órgãos, por exemplo. Ainda, há casos em que recém nascidos são tirados de sua mãe, logo após o nascimento, para serem comercializados e adotados por outra família, válido ressaltar que muitas mães colaboram com o tráfico, realizando a “venda” dessa criança antes mesmo de seu nascimento.
Cabe ao Governo Federal, em parceria com a Secretaria da Cultura, elaborar campanhas e programas televisivos que retrarem essa realidade e propaguem notícias sobre esses acontecimentos, dessa forma será possível alertar a população sobre a forma como esses criminosos agem, evitando que muitos indivíduos sejam vítimas dessa situação. Além dessa medida, é necessário uma maior fiscalização dos aeroportos e centros de embarque, onde devem haver profissionais capacitados para identificar uma possível vítima do tráfico humano. Com essas ações, será possível evitar que casos como o da personagem Morena aconteçam fora da ficção.

Compartilhar

1 Correção

  1. Introdução
    Observação 1: Períodos muito extensos; tente colocar mais pontos finais. Sempre que for especificar o responsável por alguma obra, sempre coloque entre virgulas. Então, “A novela “salve Jorge”, emitida pela rede Globo,…”.
    Observação 2: Você explicou demais a obra, gastou muitas linha com ela. Cite de forma mais resumida. O mais importante, cadê a tese? Você tem que citar de forma sucinta o que vai falar nos desenvolvimentos, explicitando , pelo menos,duas palavras-chaves.

    Desenvolvimento:
    Observação 1: comece sempre com conectivos, seja eles: Primordialmente, inicialmente, em primeiro lugar.
    Observação 2: Falta repertório. Cite dados, citações, obras; algo que possa concretizar o que estás a falar.
    Observação 3: Falta conclusão. Antes de iniciar o próximo parágrafo, faça um fechamento do que acabou de falar.

    Basicamente, essas três observações se repetem nos dois desenvolvimentos.

    Conclusão:
    Sem dúvidas, a melhor parte da redação. Você apresentou boas propostas, só vale algumas observações.

    Observação 1: apresente o que vai falar, não pule direto na proposta. Comece com “Portanto, ações são necessárias para solucionar o problema tal tal” e assim vai.
    Observação 2: Períodos muito extensos, ponha mais ponto final. Tome cuidado com repetição de palavras como, por exemplo, “vítima”.

    No geral, você sabe argumentar, mas falta coesão e conectivos em sua estrutura de redação. Se você arrumar isso, manter o texto coeso, usar mais pontuações (principalmente ponto final), você terá um ótimo potencial. O essencial você já tem, que é o argumento, só falta estrutura e coesão.

    Se possível, corrija a minha redação também, está no meu perfil. Obrigado!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.