Regente

O combate ao tabagismo no Brasil.

  • 0

Ao longo do movimento iluminista, dava-se início a um dos maiores desafios visivelmente presente não só no Brasil como também no mundo: o surgimento do tabagismo. Desse modo, observa-se que em pleno SÉC. XXI esse problema ainda persiste no meio social. Nesse sentido, enfatizam-se como causas do problema: a insuficiência dos poderes públicos e o avanço industrial.

Em primeiro lugar, é preciso se atentar para as causas presentes na questão. Nessa perspectiva, a máxima de Oswaldo Cruz de quê: “se não puder tudo, faça tudo o que puder” cabe perfeitamente. Nesse contexto, é possível observar que no Brasil a falta de fiscalização efetiva por parte do poder público, rompe com harmonização do bem coletivo, trazendo como consequências, a exposição de indivíduos “não fumantes” no ambiente, onde o consumo de tabaco é feito de maneira proibida. Desse modo, é inaceitável que essa realidade ainda faça parte da estrutura social.

Outrossim, desde a Revolução Industrial, a busca pelo lucro é visto de forma explícita no meio social. Dessa forma, é possível observar mediante as mídias comunicativas, que as indústrias com objetivos de evoluírem, utilizam mecanismos como marketing para a divulgação de seus produtos. Dessa maneira, por conta desses artifícios, a propagação de tabacos alcança indivíduos com idade cada vez menores, trazendo como conseguinte, a formação de problemas de saúde dentre eles, o excesso de nicotina no organismo que por sua vez, atingir não só o social como também o psicológico.

Fica evidente, portanto, a intervenção dos problemas. Assim, é dever do Poder judiciário por meio da criação de programas, desenvolvidos através de fiscalizações públicas, avisem realizar vistorias nos estabelecimentos comerciais, garantindo o real cumprimento das leis antifumo. Na sequência, é necessário que o MEC instrua nas instituições de ensino, programas que por meio de palestras como especialistas, visem concientizar tanto os alunos quanto as indústrias, acerca dos riscos que o uso do tabagismo produz. Como efeito, o país evoluíra.

 

✓ se possível CORRIJAM MEDIANTE as COMPETENCIAS cobradas no ENEM.

✓desde já, agradeço. ʕ·ᴥ·ʔ

Compartilhar

3 Correções

  1. ola, irei corrigir sua redação, não sou profissional mas espero ajudá-lo/a/e

    sua introdução está otima
    desenvolvimentos bem feitos com boa argumentação e bons repertórios
    sua conclusão está boa mas senti falta do elemento de detalhamento.
    e não notei qualquer erro gramatical

    nota: 800 – 900

    • 1
  2. Ótima introdução
    No D1 não conseguir entender o desenvolvimento dessa citação, achei que não ficou bem desenvolvida.
    D2 acho que poderia ter argumentado melhor.
    Achei que não ficou tão expressivo o tema tabagismo
    Daria 800, apenas uma humilde opinião, não sou professora, mas espero ter ajudado . Boa sorte.

    • 1
  3. Ótima introdução, muito bom o repertório utilizado. Acrescentaria uma autoria no final do parágrafo.
    No D1 colocaria a área escolhida no final do parágrafo antes da autoria
    No D2 Finalizar melhor o parágrafo, se possível acrescentar uma área de conhecimento.
    Conclusão faltou a finalidade para deixar o pensamento completo.
    Em geral uma boa redação, porém levando em consideração o tema “Combate ao tabagismo no Brasil” achei que essa redação não se adequou ao tema.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.