A raça é cria do racismo, e não pai. Essa frase é do escritor americano Ta-Nehisi Coates, que conceitua o quão irracional e perverso é esse preconceito. Além disso, é importante deixar claro que atitudes racistas são crimes e mais que isso, escancarar ainda mais essa desigualdade histórica que está diretamente ligada a questão racial. Por isso, medidas que visem combater o racismo e promover a ascensão social dessa população devem ser implementadas.
Em primeiro lugar, é importante deixar claro que o racismo é crime, de acordo com a lei 1.391/51 que trata a discriminação racial como infração penal. Só para ilustrar, segundo o Ministério da mulher, da família e dos direitos humanos, no primeiro semestre do ano de 2020 já tinha sido recebido mais de 600 denúncias ligadas a questões raciais. São informações como essas que mostram o quão o Brasil ainda não superou essa mazela que está presente em todos os lugares. Ainda por cima, como muitas das leis do país, a aplicabilidade é muito mais teórica do que prática, o que torna ineficaz o combate ao racismo através deste instrumento jurisdicional.
Com efeito, e diretamente associado ao regime escravocrata que prevaleceu por séculos em solo brasileiro, está a condição econômica em que essas populações encontra-se. Por exemplo, segundo dados de 2014 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), negros e negras, o que inclui pardos e pretos, compõem 53,6% da população brasileira. Apesar de maioria, essa população enfrenta desigualdades, a começar pelo quesito renda: entre os 10% da população mais pobre do país, 76% são negros. Entre o 1% mais rico, apenas 17,4% são negros. Deixando clara a desigualdade ligada a raça.
Portanto, medidas precisam ser tomadas para resolver o impasse. De acordo com o pensamento de Immanuel Kant, o ser humano é o resultado de sua educação. Claro que não só educação não resolve o problema, mas,a forma como esse instrumento vem sendo implementando precisa ser pensado, por isso, investimento de qualidade em escolas públicas pode sim ser uma forma de trazer melhoria e qualidade de vida para população negra, e não só isso, como também uma melhor aplicabilidade das leis raciais no país. Para isso deve ser feito uma reforma judiciária em todas as instâncias de jurisdição.
Renan1
Falta de conectivos para a ligação dos parágrafos-competência 4,
Desorganização durante o texto-competência 3
Ausência do tópico frasal pode desorganizar as ideias durante a redação
Não utilize citação na conclusão,na conclusão é preciso fechar as ideias e ter os 5 elemento para obter os 200 pontos na 5 competência
ANGELMUSIC
HELLO,
Competência 1: 180
Competência 2 : 180
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista- 200
Competência 4: Demonstrar conhecimentos dos mecanismos necessários para a construção da argumentação – 160
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos-180.
# SENTI FALTA DE MAIS ARGUMENTAÇÃO, POIS SÓ ENCONTREI A PRESENÇA DE DADOS….
Obs: TENTE MELHORAR UM POUCO NESSE PONTO , BOA SORTE :^)