Aprendiz

O combate ao desperdício de alimentos no Brasil.

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”No meio do caminho tinha um pedra. Tinha uma pedra no meio do caminho”. Analogamente, a pedra citada pelo poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade pode ser comparada ao enorme desperdício de alimentos no Brasil. Em 2019, dados apresentados pela Organização das Nações Unidas, demonstraram que cerca de 5,2 milhões de brasileiros não possuem o que comer. Entretanto, os dados não parecem compatíveis, já que, a quantidade de alimentos desperdiçados pelo Brasil poderiam alimentar 13 milhões de brasileiros.

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Brasil é o sétimo país mais desigual do mundo. O documentário ”Ilhas das Flores”, de Jorge Furtado, retrata o transporte de tomates, para: mercados, residências e descarte. Os tomates considerados impróprios para alimentação, são direcionados à Ilha das Flores para a posterior alimentação dos porcos. Contudo, moradores da Ilha, que na verdade é um aterro, dependem da ”benevolência” dos porcos para alimentar-se, visto que, as mesmas saciam a fome com os restos.

No livro ”Quarto de Despejo – diário de uma favelada”, escrito por Carolina de Jesus e publicado em 1960, narra a árdua vida de Carolina e seus três filhos, na antiga favela do Canindé (SP). A autora descreve suas angústias, dentre as quais, a frequente fome. Em um dos relatos, Carolina conta que bacalhaus apodreciam nas mercearias devido o exorbitante valor. Por conseguinte, vendedores preferiam jogar fora, do que, alimentar alguém de ”graça”.

Logo, para que essa pedra seja retirada, cabe ao Ministério da Agricultura juntamente ao Poder Legislativo, desenvolver uma lei anti desperdício, válidas para: supermercados, feiras, vendas etc. Tal que, será obrigação do estabelecimento doar alimentos com prazos de validade próximos, para que, ONG’s destribuam à famílias necessitadas. Desse modo, esses alimentos além de serem consumidos antes do vencimento, cessaria a fome de milhares de brasileiros.

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2 Correções

  1. OIE!
    Não sou uma corretora mas vou tentar te ajudar.
    COMPETÊNCIA 01: 180
    Seguiu corretamente as regras gramaticais, respeitou o número de linhas e dominou a escrita formal da língua portuguesa. Entretando, esqueceu de dar espaço no início de cada parágrafo.
    COMPETÊNCIA 02: 100
    Apresentou uma correta estruturação do texto argumentativo-dissertativo e diversos repertórios socioculturais. Contudo, não compreendeu a prosposta do tema e não apresentou bons argumentos para defender seu ponto de vista.
    COMPETÊNCIA 03: 120
    Seu texto foi coeso e utilizou corretamente os conectivos, foi coerente. Porém, Não relacionou os fatos e construiu ideias soltas.
    COMPETÊNCIA 04: 160
    Estruturou bem os parágrafos e relacionou os períodos. Todavia, novamente, não relacionou os fatos ao longo do texto.
    COMPETÊNCIA 05: 100
    Apresentou dois agentes (Ministério da cultura e Poder Legislativo) ecolocou a ação (desenvolver uma lei anti desperdício). Sua proposta não se relaciona bem com o texto, esqueceu de colocar o meio e a finalidade dos dois agentes.
    COMENTÁRIOS!
    Seu repertório foi perfeito mas não relaciou com seus argumentos, esses que nem consegui perceber no seu texto.
    Usou bastante conectivo, isso é bom.
    Não colocou a tese.
    não expressou sua opiniao. Lembre-se, a redação do ENEM é um texto argumentaivo-dissertativo, ou seja, você DEVE expressar sua opinião e convencer o corretor por meio dos argumentos.
    Procure assistir mais videoaulas.
    Beijos!!

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  2. Na minha perspectiva:
    Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa 140 pts
    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo 140 pts
    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista 160 pts
    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 140 pts
    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural 120 pts
    Nota: 700 pts
    Ótima Redação

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