Doutor

O combate ao crime organizado no Brasil COM NOTA POR FAVOR

  • 1

O colombiano Pablo Escobar, foi considerado um dos maiores chefes do crime organizado do mundo, pois comandava o narcotráfico que o tornou um dos homens mais ricos do mundo. Hodiernamente, organizações criminosas se fazem presentes também no Brasil, surgido devido a desigualdade social, a qual as pessoas por falta de oportunidades buscam o caminho de fácil entrada para sobreviverem, local esse onde há também a presença de chefes políticos e responsáveis pela segurança pública, alimentando ainda mais a criminalidade brasileira.

A partir desse contexto, é importante destacar, que devido a desigualdade socioeconômica brasileira, situação existente como herança colonial, visto que as classes mais baixas eram subvalorizadas e viviam de forma salubre e precária, não muito diferente nos dias atuais, os quais o Estado não busca a melhoria de vida, favorecendo-se a entrada em atividades ilegais, a exemplo, o personagem Zé Pequeno do filme “Cidade de Deus”, que por falta de oportunidades entra na vida do crime. Logo, isso levanta a importância de enfrentar e debater sobre essa problemática.

Por consoante, faz-se mister ressaltar, que por alto comercio em países do exterior, como México e Estados Unidos, políticos, grandes empresários aderem também a tais atividades como o tráfico de drogas e armas por conta do lucro bastante significativo. Paralelamente, segundo o poeta romano Juvenal “alguns tiveram a força como preço pelo próprio crime, outros, a coroa”, ver-se que,  a presença de pessoas de alta  elevação social  favorece a persistência de tal realidade no Brasil, pois esses fazem com o negócio ilegal seja mais seguro para si, garantindo o prolongamento do lucro das milícias. Nesse viés, é preciso combater tal realidade para que se amenize.

Portanto, é mister que o Estado tome providências para resolver os impasses que afetam o combate ao crime organizado no Brasil. Então, urge que o Governo Federal, aliado a ONU, faça uma equipe de investigação, por meio de escolhas após um treinamento baseado no FBI, cujo iram se especializar em investigar em todos os estados do Brasil, em setores diversos, para assegurar o fim de atividades ilegais. Só assim, o poder paralelo a tais exercícios, serão finalizados tornando-se apenas uma mazela do passado

Compartilhar

3 Correções

  1. Análise Gramatical:

    Introdução:

    — Em geral, não se separa o sujeito do predicado com vírgula, e isso ocorreu na frase “Pablo Escobar, foi considerado […]”

    Desenvolvimento 1:

    — “é importante destacar, que devido a desigualdade socioeconômica brasileira, situação existente como herança colonial, visto que as classes mais baixas eram subvalorizadas […]”. Bom, aqui há um uso problemático em certas palavras, vamos analisar a estrutura dessa frase:

    “é importante destacar, que devido a desigualdade socioeconômica brasileira” => começo da frase

    “situação existente como herança colonial” => aposto inserido no meio da frase isolado por vírgulas (até aqui nenhum erro)

    “visto que as classes mais baixas eram subvalorizadas […]”. => os conectivos ‘visto que’ é o erro, pois a frase deve fazer sentido mesmo sem o aposto. Então vamos analisar como ela ficaria sem aquele aposto?

    “é importante destacar, que devido a desigualdade socioeconômica brasileira visto que as classes mais baixas eram subvalorizadas […]”. (O ‘visto que’ tirou o sentido completo da frase, percebeu?).

    OBS: o ajuste correto dessa frase dependeria do que você estava planejando falar sobre a desigualdade socioeconômica, e como eu não sei exatamente o que você quis escrever, não tenho como dar uma sugestão da reformulação da frase.

    — Esse outro erro na verdade refere-se ainda à frase passada, observe: “é importante destacar, que” tem o uso incorreto da vírgula, pois não deveria haver vírgula nesta frase, ao menos se você fosse colocar um aposto depois do ‘que’.
    Opção 1: É importante destacar que, *aposto*, *continuação da frase*
    Opção 2: É importante destacar que *continuação da frase*
    Ainda confusa? Bom, essa frase em si ficou bastante confusa, então cuidado da próxima vez.

    Desenvolvimento 2:

    — Uso da vírgula em “faz-se mister ressaltar, que por […]” está incorreto, o correto seria NÃO usar vírgula: “faz-se mister ressaltar que por […]”. Ou seja, não separe a palavra ‘ressaltar’ da palavra ‘que’.
    ## Eu falaria da exceção em apostos novamente mas não quero deixar a correção confusa##

    — Falta de acentuação na palavra ‘comercio’.

    — “[…] como México e Estados Unidos, políticos, grandes empresários aderem também […]”. Nesse trecho há falta de vírgula empregada corretamente? Ou seria a palavra ‘políticos’ o erro? Não tenho como adivinhar isso, apenas se eu soubesse o que você estivesse querendo afirmar nessa frase, mas de fato, há um erro aí.
    Opção 1: “[…] como México e Estados Unidos, grandes empresários aderem também […]”
    Opção 2: “[…] como México e Estados Unidos, políticos ou quaisquer grandes empresários aderem também […]”

    — Usa-se vírgula em (citação direta) depois do nome da autoridade e antes da citação-frase em si. Sabendo disso, percebe-se o erro da ausência dessa vírgula exatamente depois do nome do poeta romano Juvenal e sua fala. Vou dar um exemplo como uma citação direta deve estruturar-se:

    Segundo Albert Einstein, “A imaginação é mais importante que o conhecimento.”
    NOME + VÍRGULA + CITAÇÃO-FRASE

    OBS: o termo citação-frase não existe, é apenas estratégia dinâmica.

    — Em “pois esses fazem com o negócio ilegal seja mais seguro para si” os conectivos corretos seriam ‘com que’ ao invés de apenas ‘com’
    Ajuste: “pois esses fazem com que o negócio ilegal seja mais seguro para si”

    Conclusão:

    — “cujo iram”. O ‘iram’ deveria ser empregado no futuro: ‘irão’

    — “investigar em todos os estados do Brasil”. Estado com ‘E’ é diferente de estado com ‘e’, e nessa frase deveria ser empregado ‘Estados’ (E maiúsculo).

    Análise Coesiva:

    Introdução: Começou com repertório contextualizando o crime organizado e logo após recortou o tema para a especificar o crime organizado no Brasil, isso foi um ponto extremamente positivo. E, de acordo com minha interpretação, temos as seguintes teses;

    TESE 1: O crime organizado é causa da desigualdade social
    TESE 2: Presença de chefes políticos e responsáveis pela segurança pública também alimentam a criminalidade brasileira (pessoalmente, amei essa tese)

    Se eu estiver certa quanto as teses, significa que você soube guiar o leitor corretamente, isso é um bom ponto!

    Desenvolvimento 1: Retomou perfeitamente a tese 1, mencionando a origem dela e fazendo mais uma alusão. Daniel Barbosa falou a respeito do fechamento desse parágrafo, mas não é um ponto negativo fechar o parágrafo de desenvolvimento ressaltando a importância de resolver a problematização mostrada, na verdade, isso basicamente dá ao leitor uma promessa de proposta de intervenção, ou seja, o fechamento desse parágrafo está ótimo.

    Desenvolvimento 2: Começou com uma ótima ligação entre os desenvolvimento 1 e 2, mostrando até ligação entre os argumentos, principalmente pela palavra ‘também’ na segunda linha. Houve mais uma alusão (ponto positivo!) e um fechamento direcionando o leitor a conclusão (outro ponto positivo!)

    Conclusão: Aqui não temos erros definitivos, mas quero ressaltar algo: “é mister que o Estado tome providências para resolver os impasses que afetam o combate ao crime organizado no Brasil”, aqui é como se você estivesse dizendo que o COMBATE ao crime organizado é afetado, mas sua proposta de intervenção é justamente uma proposta de combate ao crime organizado! Então uma melhor frase, por exemplo, seria “é mister que o Estado tome providências para combater a ascensão do crime organizado no Brasil”.

    Pontuação;
    C1 – 160
    C2 – 200
    C3 – 200
    C4 – 160
    C5 – 200
    Total: 920 pontos

    Comentário Extra: de fato não teve grandes erros coesivos (acho teve um total de 0 erros coesivos), então os outros comentários estão completamente certos em dizer que é uma ótima redação. Parabéns!

    • 0
  2. Boa noite!

    Excelente redação.
    Introdução perfeita;
    Desenvolvimentos, nos dois faltou ser mais crítico nos desfechos finais.
    Intervenção completa.

    DICA: TENTE FAZER DESFECHOS FINAIS NOS DESENVOLVIMENTOS COM MAIS CRITICIDADE E MAIORES;
    EVITE ESCREVER VERBOS GERÚNDIOS.

    ===========================
    C1 = 180
    C2 = 180
    C3 = 180
    C4 = 200
    C5 = 200 =============== 940 PONTOS

    • 0
  3. C1:200
    C2:160
    C3:200
    C4:200
    C5:200=960
    Mostrou-se ter bom posicionamento de maneira crítica na sua tese e nos conhecimentos argumentativos. A conclusão excelente, teve um ótimo repertório, o detalhamento e a finalidade foram legais. Eu amei, essa é minha nota. ademais, para uma melhor avaliação é necessário um profissional.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.