O combate ao crime organizado no Brasil.

  • 1

Na série La casa de papel, vê-se a preparação dos assaltantes para o ataque ao banco da Espanha e a imensa dedicação dos mesmos na organização desse plano, para consequentemente possuírem uma vida luxuosa. Fora das telas, o combate a crimes organizados no Brasil torna-se impetuoso, já que eixos da sociedade essenciais para extinguir tal problemática, como a segurança e política, encontram-se em estado de precariedade.

A princípio, observa-se a dificuldade no sistema de segurança brasileiro através do alto índice de assaltos a bancos  e até mesmo a cidadãos, segundo dados do IBGE. Desse modo, há uma certa contribuição indireta da federação da polícia nacional para a ocorrência de crimes organizados, pois a lentidão do atendimento de proteção à sociedade ou até mesmo estabelecimentos são cada vez mais presente no cotidiano brasileiro.

Ademais a má organização política, principalmente no setor legislativo, tem tornado a problemática ainda mais evidente na sociedade. A organização das leis jurídicas a respeito do crime organizado não tem sido eficientes o bastante para combater sedições realizadas por indivíduos ignorantes. Ao ouvir a música “Sr.presidente” do cantor Projota, a letra da canção revela claramente as dificuldades enfrentadas pela sociedade com as consequências da má organização política atual e sua influência para as infrações acometidas.

Com isso vê-se a necessidade de alterações na segurança e na política brasileira para que o combate ao crime organizado no Brasil seja eficiente. É primordial que a mídia seja a maior influenciadora da organização da policia federativa do brasil e do sistema governamental, por meio da criação de uma plataforma onde a própria sociedade possa clamar pela intervenção das autoridades e lutar por seus direitos. Contando também com o retorno emergente dos administradores, que serão as autoridades brasileiras, para cada individuo que realizou a petição de mudança em seu estado. Além da melhoria na segurança ao atendimento  público e maior segurança em estabelecimentos públicos e de patrimônios importantes para o país. Desse modo, diversos crimes organizados serão evitados e o Brasil tornar-se-á prudente em suas ações.

 

 

Compartilhar

4 Correções

  1. Competência 1 – Demonstrar domínio da norma culta(180)
    Competência 2 – Compreensão da proposta (200)

    Competência 3 – Selecionar, relacionar argumentos(190)
    Competência 4 – Demonstração de conhecimento para a construção da argumentação(170)
    Competência 5 – Elaboração de propostas de solução para o problema(150)
    Nota: 890
    OBS: Sua construção textual e argumentação estão ótimos. Mas lembre de quando for apresentar um dado, especifique com números e/ou datas, ok. Quando estiver finalizando os desenvolvimentos não esqueça de levantar a problematização, ou seja, por quê aquilo é prejudicial à sociedade. E também deixe um pouco mais claro sua proposta de intervenção, pois dá pra fazer a proposta em apenas uma parte. Parabéns pela sua escrita.

    • 1
  2. Olá, como estudante, penso que você escreve muito bem, porém acredito ue você deveria especificar mais qual é o problema referente a falta de segurança e mostra os dados do IBGE pra a ideia ficar mais concreta, além disso, creio que seria melhor você fazer apenas uma intervenção e especifica-la mais ao invés de fazer várias ( Já que o ENEM só cobra uma.)

    • 1
  3. Olá, me chamo Izabela, vou tentar te ajudar hoje.
    competência 1- 140
    competência 2- 180
    competência 3- 180
    competência 4- 180
    competência 5- 160
    NOTA: 840
    Então, seu texto está muito bom, parabéns desde já. Só melhoraria em alguns aspectos como: deixe mais explicito sua opinião com mais autonomia, o ultimo parágrafo tem alguns erros de pontuação bem visíveis e também senti falta de mais detalhamento na sua conclusão e a ação ficou confusa. eu gostei muito do seu repertório na introdução, ficou muito massa, os conectivos muitos bons e os dos demais parágrafos também. Parabéns!

    • 1
  4. Análise Gramatical:

    Introdução:

    — Ao mencionar La Casa de Papel, é necessário aspas e não somente a letra ‘L’, mas também a letra ‘C’ e ‘P’ precisam ser maiúsculas, a única exceção é a letra ‘d’ por ser apenas uma preposição.

    — Em “para consequentemente possuírem uma vida luxuosa”, a vírgula não devia estar atrás do ‘para’, o certo seria isolar o ‘consequentemente’ entre duas vírgulas. Ou seja, o ajuste ficaria: “para, consequentemente, possuírem uma vida luxuosa”

    — “já que eixos da sociedade essenciais para extinguir tal problemática […]”. Aqui deveria haver o artigo ‘os’ antes da palavra ‘eixos’ para haver uma melhor compreensão do leitor e sugiro que as palavras ‘sociedade’ e ‘essenciais’ sejam trocadas, pois dá a entender que você está falando de “sociedades essenciais” em vez de “eixos essenciais”. Ou seja, ficaria: “já que os eixos essenciais da sociedade para extinguir tal problemática […]”

    Desenvolvimento 1:

    — “Desse modo, há uma certa contribuição indireta […]”. A parte ‘uma certa’ é meio errado, pois mesmo que você esteja usando ‘uma’ como artigo, essa palavra não serve, nesse caso, para acompanhar a palavra ‘certa’. Então recomenda-se a seguinte correção: “Desse modo, há certa contribuição indireta […]”

    Desenvolvimento 2:

    — Depois da palavra ‘ademais’, recomenda-se uma vírgula.

    — A palavra ‘eficientes’ deveria ser escrita no singular, pois está se referindo a palavra ‘organização’ (erros de concordâncias verbais são bastantes frequentes, fique atenta!)

    Conclusão:

    — ‘brasil’ está escrito com ‘b’ minúsculo.

    Análise Coesiva:

    Introdução: Foi uma boa estratégia contextualizar o tema trazendo um repertório mas falta conectivos para fazer melhor ligação entre o repertório (La Casa de Papel) com o tema (crime organizado no Brasil). Deveria ser, por exemplo; “Paralelamente a esse contexto, o combate a crimes organizados no Brasil mostra-se, também, impetuoso”.
    Enfim, de acordo com minha interpretação, nota-se as seguintes teses:

    Tese 1: a segurança encontra-se em estado de precariedade, dificultando o combate a crime organizado no Brasil.
    Tese 2: a política encontra-se em estado de precariedade, dificultando o combate a crime organizado no Brasil.

    O fato de você ter apresentado as duas teses basicamente numa única afirmativa é uma tática muito interessante e efetivamente positiva à sua nota final. Continuando, vamos aos desenvolvimentos.

    Desenvolvimento 1: Há a seguinte frase: “observa-se a dificuldade no sistema de segurança brasileiro […]”. Mas essa dificuldade é em relação a que? A frase está, de certa maneira,
    com sentido incompleto.
    Você completou a frase com “através do alto índice de assaltos a bancos e até mesmo a cidadãos, segundo dados do IBGE”, mas a palavra ‘através’ e o resto do trecho não explica qual é a tal ‘dificuldade’.
    É basicamente o mesmo que dizer: “O Brasil encontra-se em dificuldade por que enfrenta uma crise financeira”, mas o melhor modelo seria, por exemplo: “O Brasil encontra-se em dificuldade em combater a pobreza do país, pois enfrenta uma crise financeira”.

    Ou seja: certifique-se de dar sentido completo às ideias.

    Desenvolvimento 2: Aqui não tem erros de coesão, na verdade sua defesa está muito boa e fez até menção à uma música, mostrando ter repertório para comprovar sua tese. Parabéns!

    Conclusão: Nesse parágrafo também não há o que dizer, de fato você arrasou!!

    Vamos à pontuação:
    C1: 200
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 160
    C5: 200
    Total: 920 pontos
    (eu dei a nota de forma baseada realmente em minha análise, e não por simplesmente dar uma boa nota, você ganhou 920 pontos, então sua redação está de fato boa e até a quantidade de palavras é bastante para 30 linhas)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.