Após a posse do Governo Bolsonaro em 2019, uma série de medidas foram tomadas para combater o crime organizado; uma delas é o “pacote anticrime” que objetiva um confronto mais efetivo contra a criminalidade. Entretanto, tais medidas enfrentam diversos impasses, como, leis fracas e melhor armamento por parte dos criminosos.
Diante desse cenário, em “A força do querer”, novela apresentada pela Rede Globo, é retratado o cenário de criminalidade nas favelas cariocas e a facilidade com que os marginais fogem dos presídios, ou, são favorecidos pelas “saidinhas” em datas comemorativas. Inegavelmente, nota-se, um certo descaso quanto ao trabalho policial de combate ao crime, beneficiando ainda mais as facções corruptas e, infelizmente expondo a população à bandidagem.
Ademais, o forte armamento por parte dos criminosos também é um fator alarmante. Nesse viés, o G1, em uma reportagem, revela a preocupação dos policiais quanto ao uso da Ponto 40, que deveria ser apenas para juízes e promotores, porém, já é de uso de gangues delinquentes. Infelizmente, tal realidade dificulta ainda mais o combate à esses grupos organizados e enfraquece a policia.
Portanto, com base nos empecilhos para combater o crime organizado, medidas devem ser tomadas. Cabe, isso posto, ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça) por meio de um projeto de lei entregue à Câmara dos Deputados, rogar o fim das “saidinhas” comemorativas. Outrossim, o mesmo projeto deve requerer, através de verbas estatais, o melhor armamento da policia. Espera-se assim, finalmente, combater o crime organizado no Brasil.
Após a posse do Governo Bolsonaro em 2019, uma série de medidas foram tomadas para combater o crime organizado; uma delas é o “pacote anticrime” que objetiva um confronto mais efetivo contra a criminalidade. Entretanto, tais medidas enfrentam diversos impasses, como, leis fracas[1] e melhor armamento por parte dos criminosos[2].
Seu segundo parágrafo (D1) acaba caindo no senso comum, além disso utiliza apenas como referência uma novela da globo. É provável que os avaliadores vejam como uma referência fraca e pouco profunda. Procure mais sobre sociólogos e filósofos, geralmente são mais bem vistos.
também não justifica tanto as questões das leis fracas.
Ademais, o forte armamento por parte dos criminosos também é um fator alarmante. Nesse viés, o G1, em uma reportagem, revela a preocupação dos policiais quanto ao uso da Ponto 40, que deveria ser apenas para juízes e promotores, porém, já é de uso de gangues delinquentes. Infelizmente, tal realidade dificulta ainda mais o combate à esses grupos organizados e enfraquece a policia. [bem argumentado]
Portanto, com base nos empecilhos para combater o crime organizado, medidas devem ser tomadas. Cabe, isso posto, ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça) por meio de um projeto de lei entregue à Câmara dos Deputados, rogar o fim das “saidinhas” comemorativas. Outrossim, o mesmo projeto deve requerer, através de verbas estatais, o melhor armamento da policia. Espera-se assim, finalmente, combater o crime organizado no Brasil.
o melhor armamento da polícia não resolve o problema do armamento dos bandidos.
cuidado com as palavras às quais você não está habituado.
promover seria melhor que “rogar”, nesse caso.
Tente lembrar do seguinte: quanto mais fácil de ler seu texto, mais fácil de ser compreendido.
de forma geral, a solução parece tentar resolver apenas metade dos dois problemas apresentados.
sugiro que leia um pouco mais sobre o tema antes de escrever, assim você monta um banco de dados antes da prova do ENEM.
também sugiro que pesquise sobre temas na sociologia, filosofia e história.
Aristóteles, Pitágoras, Hannah Arendt, Bob Marley, thomas hobbes e outros pensadores falam sobre a questão da violência e da sociedade.
apaixao
Após a posse do Governo Bolsonaro em 2019, uma série de medidas foram tomadas para combater o crime organizado; uma delas é (1) o “pacote anticrime” que objetiva um confronto mais efetivo contra a criminalidade. Entretanto, tais medidas enfrentam diversos impasses, como, leis fracas e melhor (2) armamento por parte dos criminosos.
(3) Diante desse cenário, em “A força do querer”, novela apresentada pela Rede Globo, é retratado o cenário de criminalidade nas favelas cariocas e a facilidade com que os marginais fogem dos presídios, ou, são favorecidos pelas “saidinhas” em datas comemorativas. Inegavelmente, nota-se, um certo descaso quanto ao trabalho policial de combate ao crime, beneficiando ainda mais as facções corruptas e, infelizmente expondo a população à bandidagem. (4)
(3) Ademais, o forte armamento por parte dos criminosos também é um fator alarmante. Nesse viés, o G1, em uma reportagem, revela a preocupação dos policiais quanto ao uso da Ponto 40, que deveria ser apenas para juízes e promotores, porém, já é de uso de gangues delinquentes (5). Infelizmente, tal realidade dificulta ainda mais o combate à esses grupos organizados e enfraquece a policia.
Portanto, com base nos empecilhos para combater o crime organizado, medidas devem ser tomadas. Cabe, isso posto, ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça) por meio de um projeto de lei entregue à Câmara dos Deputados, rogar o fim das “saidinhas” comemorativas (6). Outrossim, o mesmo projeto deve requerer, através de verbas estatais, o melhor armamento da policia. Espera-se assim, finalmente, combater o crime organizado no Brasil.´ (7)
1 – Você utilizou o verbo “foram tomadas”, então o verbo correto seria “foi” (C1)
2 – o melho é utilizado quando se tem alguma comparação (ex.: isso é melhor que aquilo), agora o armamento do crime é melhor em relação a qual armamento (C3)
3 – Belo uso do conectivo
4 – Achei que ficou um pouco confuso, não consegui entender ao certo se a polícia está colaborando para a persistência da problemática ou não (C3)
5 – O repertório é bem pertinente, porém você deveria ter dado mais detalhes dessa reportagem (como por exemplo, quando ocorreu), e isso pode fazer você perder ponto (C3)
6 – Apesar de ser bem conhecida, deixe bem definido o que são essas “saidinhas” (C3)
7 – Seu texto apresenta os cinco elementos da proposta de intervenção, garantindo pontuação máxima na competência 5, porém, essa proposta não soluciona a problemática dos fortes armamentos do crime organizado, perdendo pontos na competência 3
—
Oii, tudo bem? Farei a correção de sua redação hoje com base nos critérios do ENEM.
– Competência 1: 200
– Competência 2: 160
– Competência 3: 120
– Competência 4: 200
– Competência 5: 200
— Nota final: 880 —