Iniciante

O combate ao consumo de álcool pela juventude brasileira

  • 1

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, defende a manutenção do respeito entre os povos de uma mesma nação. No entanto, na atual sociedade brasileira, é visto justamente o contrário quanto o combate ao consumo de álcool entre os jovens do Brasil. Nesse sentido, o combate ao consumo de álcool pela juventude brasileira tem como causa questões socioculturais e base educacional lacunar.

Em primeira análise, as questões socioculturais mostram-se como um problema na resolução do problema. Conforme Durkheim, o fator social é o pensamento coletivo. Sob essa lógica, é possível perceber que a questão do combate ao consumo de álcool pela juventude brasileira é fortemente influenciada pelo pensamento coletivo, uma vez que, se a pessoa cresce em um contexto social intolerante, a tendência é adotar esse comportamento também, o que torna a solução ainda mais complexa.

Outrossim, a base educacional lacunar ainda é um grande impasse na resolução da problemática. Para Kant, o ser humano é resultado da educação que teve. De acordo com esse propósito, se há um problema social, há como base uma lacuna educacional. No que tange o combate ao consumo de álcool entre os jovens brasileiros, percebe-se a forte influência dessa causa, uma vez que a escola não tem cumprido seu papel no sentido de reverter esse problema, pois não está trazendo a sala de aula conteúdos que ajam na resolução da questão.

Logo, medidas são necessárias para alterar esse cenário. Sendo assim, é essencial que o Ministério da Educação, em parceria com empresas, promova, para professores das redes pública e privada, cursos sobre como abordar conflitos sociais em sala de aula. Tais cursos devem ser gratuitos e digital, ensinando ferramentas e métodos para que os professores possam abordar questões como o combate ao consumo de álcool pela juventude brasileira, e consigam, assim, propor soluções em conjunto com os alunos. Dessa forma, os cidadãos atuarão ativamente na mudança da realidade brasileira.

Compartilhar

2 Correções

  1. Boa tarde, John!

    INTRODUÇÃO
    C1: “o combate ao consumo” (Correção: ao combate do consumo)
    Elogio – Boa estruturação, uso produtivo do repertório e tese clara. Parabéns!

    DESENVOLVIMENTO 1
    C4: Apesar de alguns corretores e professores de redação aceitarem, segundo o Edital do Corretor ENEM mais recente, o uso de “Em primeira análise”, “Primeiramente” é incorreto. Portanto, opte pelo uso de outros conectivos com a função semelhante.
    C1: você repetiu “problemas” em duas linhas. Opte por utilizar sinônimos
    C1: você repetiu “pensamento coletivo” no segundo parágrafo. Opte por utilizar sinônimos
    C1: Problema – Você apresentou Durkheim, mas não deixou claro quem ele realmente é. Especifique-o.
    C2 e C3: Elogio – Parabéns! Você fez ótimo uso do repertório e abordou bem a causa, utilizando bons argumentos.

    DESENVOLVIMENTO 2
    C1: Problema – Você apresentou Kant, mas não deixou claro quem ele realmente é. Especifique-o.
    C2 e C3: Elogio – Parabéns! Você fez ótimo uso do repertório e abordou bem a causa, utilizando bons argumentos.

    CONCLUSÃO
    C1: “Tais cursos devem ser gratuitos e digital” (Correção: Tais cursos devem ser gratuitos e digitais)
    C5: ausência de modo/meio (olhe a observação feita na visão geral)

    VISÃO GERAL
    Argumentação coerente à tese, bem fundamentada. Erros na C1 irão acarretar descontos. Em relação à proposta de intervenção, você fez uma boa abordagem, mas não deixou claro o modo/meio nela.

    NOTA: 920
    C1- 160; C2- 200; C3- 200; C4- 200; C5- 160

    • 1
  2. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, defende a manutenção do respeito entre os povos de uma mesma nação. No entanto, na atual sociedade brasileira, é visto justamente o contrário quanto o [1] combate ao [2] consumo de álcool entre os jovens do Brasil. Nesse sentido, o combate ao consumo de álcool pela juventude brasileira tem como causa questões socioculturais e base educacional lacunar.
    Em primeira análise, as questões socioculturais mostram-se como um problema na resolução do problema [3]. Conforme Durkheim [4], o fator social é o pensamento coletivo. Sob essa lógica, é possível perceber que a questão do combate ao consumo de álcool [3] pela juventude brasileira é fortemente influenciada pelo pensamento coletivo, uma vez que, se a pessoa cresce em um contexto social intolerante, a tendência é adotar esse comportamento também, o que torna a solução ainda mais complexa.
    Outrossim, a base educacional lacunar ainda é um grande impasse na resolução da problemática. Para Kant [4], o ser humano é resultado da educação que teve. De acordo com esse propósito, se há um problema social, há como base uma lacuna educacional. No que tange o combate ao consumo de álcool entre os jovens brasileiros, percebe-se a forte influência dessa causa, uma vez que a escola não tem cumprido seu papel no sentido de reverter esse problema, pois não está trazendo a sala de aula conteúdos que ajam na resolução da questão.
    Logo, medidas são necessárias para alterar esse cenário. Sendo assim, é essencial que o Ministério da Educação, em parceria com empresas, promova, para professores das redes pública e privada, cursos sobre como abordar conflitos sociais em sala de aula. Tais cursos devem ser gratuitos e digital, ensinando ferramentas e métodos para que os professores possam abordar questões como o combate ao consumo de álcool pela juventude brasileira, e consigam, assim, propor soluções em conjunto com os alunos. Dessa forma, os cidadãos atuarão ativamente na mudança da realidade brasileira.

    Observações:
    1= ao*
    2= do*
    3= use sinônimos.
    4= caracterize seu repertório! Exemplo: o filósofo…”

    Visão geral: Argumente de forma mais clara e coesa sem deixar postas soltas de um jeito que todas os argumentos se completem. Treine muito e estude sobre as competências e eixos temáticos e uso correto de virgulas e acentos gráficos.

    CI= 160/Nível 4 (poucos desvios): A CI avalia o seu domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
    CII= 160/ Nível 4: A CII avalia a sua compreensão quanto à proposta de redação e a aplicação de conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa
    CIII= 160 Nível 4 (poucos argumentos não desenvolvidos): A CIII avalia a seleção, a relação, a organização e a interpretação de informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    CIV= 200 Nível 5: A CIV avalia o seu conhecimento em relação aos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    CV= 160 Nível 4: A CV avalia uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

    Nota: 840

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.