O combate ao assédio moral no trabalho em discussão no brasil. (Tema enem)

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Assédio Moral: Combate 

 

     O assédio moral no trabalho cresce cada vez mais no Brasil. O tema encontra-se em discussão por todo o país. Algumas das causas são: o alto nível de desemprego e a grande desigualdade social, que permeia a sociedade brasileira como um todo. 

    Dados do IBGE, mostram que a taxa de desemprego no Brasil – primeiro trimestre de 2022 – é de 11,1%. Ou seja: 11,9 milhões de brasileiros estão atualmente sem uma ocupação. O fato evidenciado faz com que parte da população desempregada acabe sujeitando-se e expondo-se a situações de constrangimento e humilhação quando obtêm um emprego. Já que – em muitos casos – o trabalhador não tem outra opção, a não ser conformar-se com o assédio moral.  

    A desigualdade social traz consigo diversos males: pobreza, miséria, fome. E, dentre estes, o aumento do desemprego. Segundo o site ‘’monitormercantil.com.br’’, a taxa de desemprego entre os mais pobres é de 36%. Desse modo, com uma população cada vez mais pobre, sem renda e que recebe uma educação de má qualidade, a tendência é que os trabalhadores se sujeitem a situações de assédio moral no trabalho.  

    É de percepção coletiva que o desemprego e a desigualdade social contribuem para o aumento do assédio moral no trabalho. Como resolução, as entidades governamentais deveriam investir em educação de qualidade e fácil acesso, distribuir de forma mais igualitária a renda, bem como a administração do dinheiro público e, por fim, criar políticas de combate ao assédio moral no trabalho. 

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6 Correções

  1. Oiii, estou aprendendo a fazer redações para concurso público, então leio a dos outros para ganhar conhecimento.

    Fiquei um pouco perdida na introdução, não consegui identificar as teses. Normalmente colocamos nossas 2 teses para fazer a argumentação no desenvolvimento. Gostei muita da conclusão, as resoluções do problema apresentado foram boas, porém o início ficou um pouco defasado .

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  2. Competência 1 :) Dicas

    1-  Separar sujeito do verbo. Ex: O instituto, deve.. (isso não pode acontecer)
    2- Não usar “juntamente com”
    3- Coloque vírgula após conectivo aditivo e conclusivo. Ex: além disso, / portanto,
    Não coloque algum Ministério governamental com inicial minúscula. Ex: o correto é Ministério da Saúde

    Competência 2 :) Dicas

    1- Dívida o seu texto em introdução ( 1 parágrafo ), desenvolvimento (2 parágrafos) e conclusão (1 parágrafo ).
    2- Use um Repertório Sociocultural na introdução. ( Citação, série, alusão histórica, documentário, artigo ou algo do tipo …)
    3-  Use um Repertório Sociocultural no desenvolvimento 1.
    4-  Usar um Repertório Sociocultural no desenvolvimento 2

    Obs: é importante apresentar REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL na introdução e nos 2 desenvolvimento. Consegui relacionar bem os seus  Repertórios com os argumentos

    Competência 3 :) Dicas

    1- Apresentar duas teses (causas) na introdução.
    2- Argumentar sobre a tese 1 no desenvolvimento 1 e sobre a tese 2 no d2.
    3- Aprofundar suas teses em cada parágrafo de desenvolvimento, de modo a apresentar a consequência de cada 1 delas.,
    4- Apresentar um Repertório Sociocultural em cada parágrafo de desenvolvimento para confirmar seu argumento
    5- Apresentar marca de autoria ( meu posicionamento) em ambos desenvolvimentos.
    6- Seus dois parágrafos de desenvolvimento apresentaram de 3 a 4 períodos? (Conte pelos pontos de continuação)
    7- Cada parágrafo de desenvolvimento apresentar de 6 a 8 linhas.

    Competência 4 :) Dicas

    1- Iniciar o seu desenvolvimento 2 com um Conectivo aditivo.Ex: além disso; Outrossim; ademais; em segunda análise….
    2- Iniciar a sua conclusão com um conectivo conclusivo. Ex: portanto; logo; sendo assim; em suma…
    3- Ao fazer uma citação ou apresentar alguma pesquisa, use “de acordo com” ou “segundo..”
    4- Use conectivo para relacionar seu Repertório da introdução com o tema.
    5- Use conectivos no seu desenvolvimento para relacionar um argumento ao outro ou, melhor, um período ao outro..

    Competência 5 ;) Dicas

    1- Fazer até duas propostas de intervenção. ( Não faça mais de duas propostas, viu?)
    2- Fazer as propostas de modo a combater as duas teses que você apresentou (As teses são os problemas que você desenvolveu e, por isso, deve solucioná-los na conclusão!)
    3- Ao fazer duas propostas de intervenção, você deve fazer uma para cada causa. Ao fazer somente 1 proposta, esta deve combater as duas causas de uma vez só. Está consciente disso?
    4- Para cada proposta de que você fizer, apresentar o agente solucionador.
    5- Para cada proposta que fizer, apresente uma ação.
    6- Para cada proposta que fizer, apresente o modo de como a ação será realizada.
    7- Para cada proposta que fizer, apresente o intuito.
    8-  Para cada proposta que fizer, apresente o detalhamento de um dos passos acima.
    9- Iniciar a sua conclusão com um conectivo conclusivo.
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  3. Na sua introdução foi apresentação as teses 1 e 2, muito bem, porém achei que vc fez os periodos muito períodos e desenrolou muito, nessa parte, o tema abordado.
    Sua escrita é mediana, alguns empregos de vírgulas estão mal posto, como por exemplo em “Dados do IBGE, mostram….” não exite essa vírgula ai,
    Você apresentou repertório, só que no enem, não é necessário vc citar o site ealém dos mais, não é recomendado que se coloque em redação isso. Vc consegui articular as consequências das suas teses, só que o repertório não foi muito sólido.
    No desen. 1 ok, vc apresentou dados de uma pesquisa, mas não conseguiu destrinchar melhor a causa.
    Já do desen. 2, está na mesma situação.
    Em relação aos conectivos, tem poucos, tente colocar mais para ligar um argumento ao outro e tbm antes de começar os parágrafos e depois dos pontos.
    Na proposta de intervenção, vc tem que elaborá-la de acordo com 5 elementos:
    Agente: que vai fazer a ação.
    Ação: é o que agente irá fazer para minimizar o problema
    Meio/modo: por meio de que ele vai executar a ação
    Para que: aqui vc deve mostra o efeito que a ação irá causa para mitigar a problemática
    Detalhamento: vc tem q detalhar algum outro elemento da proposta (agente(é mais fácil detalhar ele) ação ou meio)
    Mas a sua proposta tá meio confusa em relação ao agente, entidades governamentais não são agentes. Pode-ser uma parte dela, como por exemplo os ministérios, mídias…
    Use conectivos pra ficar melhor do corretor saber qual dos elementos vc ta indicando.
    Vou dá as notas por competência, ok?!
    Competência 1: 120
    Competência 2: 120
    Competência 3: 140
    Competência 4: 100
    Competência 5: 80

    Vc tá indo bem, continue assim!!!

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  4. Que redação interessante a sua. Gostei da sua escrita. Fez muito bem em escrever esta redação. Espero que continue assim, nesse caminho, você irá muito longe se continuar escrevendo redações com temas advindos do enem. Este tema traz muita polêmica nos dias de hoje, portanto falar deste assunto pode ser algo dificultoso para quem não detém muito conhecimento sobre isso.

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  5. Primeiramente,seu texto teve um início bom.Mas faltou Algo,suas teses não estão tão expostas,tente colocar algo a mais.Antes de começar o desenvolvimento use palavras como:Em uma primeira análise,Ademais, Inicialmente,e outros.Dados, citações devem ficar mais a baixo.Na conclusão você deve responder 5 perguntas que sair:o agente:quem vai resolver o problema.
    Ação: solução do problema,meio/modo: recurso, detalhamento:expecifique como o problema vai ser resolvido e a finalidade:qual o objetivo.No total sua redação está ok,mas ainda falta detalhes básicos.Você tem bom domínio da língua portuguesa.

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  6. Assédio moral
    Diante assunto sobre o tema, a justiça rege apoio as vítimas. No entanto, inúmeras vítimas sofrem a todo momento. É de fato que existem meios de buscar ajudar para pelo menos assegurar um apoio.
    Realmente precisa- se colocar em prática com mais relevância o artigo de apoio as vítimas. É de características e exemplos assistirmos desabafos de pessoas que não obtém uma ajuda necessária em um acompanhamento no eixo psicológico.
    É ideal as políticas públicas refazerem exigências para abordarem com mais amplicidade o regimento interno ao apoio as vítimas que vivem ou já viveram esse momento crucial.

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