No decorrer do século XVIII, a partir da Revolução Industrial, com a introdução das grandes fábricas e da produção em larga escala, os operários que nestas trabalhavam estavam submetidos a condições desumanas. Passados vários séculos, apesar da realidade presente se a da Industria 4.0, o ambiente de trabalho nem sempre se apresenta como espaço ético e harmônico, uma vez que, o assédio moral ainda persiste. Acerca disso, destacam-se os constrangimentos causados pelas empresas e a sobrecarga horária.
Diante desse cenário, no filme Harry Potter e a Ordem da Fênix, a diretora da escola de Hogwarts, Dolores, trata mal e interrompe o corpo docente, em uma das cenas ela aborda o professor de música e com nanismo, com uma fita métrica caçoando de sua altura na frente dos alunos. Fora da ficção não é diferente, haja vista que, através de instruções imprecisas de modo a não orientar devidamente o empregado para suprir a demanda exigida, este é levado a passar por situações, humilhantes e uma pressão constante. Dessa maneira, acarretam a sonegação do direito assegurado pela Constituição Federal que garante a todos um ambiente equilibrado de trabalho, essencial para uma sadia qualidade de vida.
Ademais, é valido destacar que de acordo com o filósofo alemão, Arthur Schopenhauer, o maior erro que o homem pode cometer é o de sacrificar a sua saúde mental a qualquer outra vantagem. À vista disso, é evidente a atitude abusiva de empresas que querem obter mais lucros em função da exploração de seus empregados, de forma a extrapolar o horário de expediente, já que, por diversas vezes, exigem que o funcionário continue seu ofício mesmo já excedida a sua carga horária. Nesse sentido, essa prática tende a prejudicar a saúde do indivíduo, tendo em vista, o estresse causado pelo cansaço excessivo.
Portanto, em face dos problemas supracitados, é de suma importância que o Ministério do Trabalho e da Previdência promova palestras que auxiliem e informem os trabalhadores sobre o assédio moral no trabalho, através de campanhas nas mídias de comunicação, como revista, jornais e portais virtuais. A fim de combater essa problemática e melhorar a saúde mental neste ambiente. Junto a isso, faz-se necessário por parte do Governo Federal uma maior fiscalização sobre essas empresas, de forma a alterar a realidade tornando-a mais justa para todos.
Cristiiina
sua redação está ótima
cuidado apenas com a repetição de palavras procure usar sinônimos.
na frase “realidade presente se a da Industria 4.0” a parte “se a” ficou estranha acredito que tenha sido erro de digitação.
meme
Olá! Não sou especialista, mas vejamos:
– Substituir sempre palavras repetidas por sinônimos;
– Conclusão do ENEM deve ter agente, causa, intervenção, forma, efeito… Creio que atendeu parte desses requisitos;
– Pontuar melhor a coesão e coerência dentro dos parágrafos, talvez com conjunções entre as frases;
Parabéns, continue praticando!