Iniciante

O combate ao assédio moral no mercado de trabalho em discussão no Brasil

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A série estadunidense “The Office” retrata, de forma irônica, a rotina dos funcionários de uma distribuidora de papel que são frequentemente desrespeitados e humilhados pelo gerente da filial. Em consonância com a realidade brasileira, funcionários de diversas empresas sofrem diariamente devido a condutas constrangedoras geralmente reproduzidas por seus superiores nos ambientes de trabalho. Isso ocorre por conta da manutenção de práticas abusivas ao longo da história e a inoperância estatal diante dessa problemática social. Nessa perspectiva, é imprescindível encontrar maneiras de mitigar esse problema na nação tupiniquim.

Em primeira análise, é necessário destacar a influência da Revolução Industrial nas relações empregatícias na contemporaneidade. Nesse viés, é notório que os modelos de produção Taylorista e Fordista, dois dos primeiros modos de organização fabril implementados no ocidente, têm como alguns de seus principais pilares o controle do empregado e a hierarquia de funções. Logo, essas atitudes degradantes de humilhações por parte de funcionários de cargos superiores foram amplamente normalizadas e perpetuadas na sociedade e duram até os dias atuais, como mostra a obra midiática “The Office”, uma vez que, deploravelmente, as leis de proteção ao trabalhador possuem pouca eficiência no Brasil. Desse modo, faz-se necessária a mudança dessa realidade de assédio moral em ambientes laborais no Brasil.

Ademais, vale ressaltar a existência de uma grande impassibilidade das esferas públicas perante essa adversidade. Sob essa óptica, a antropóloga Lilia Schanrcz, existe a prática de uma política de eufemismos no Brasil, em que determinados assuntos tendem a ser suavizados e não recebem a atenção necessária pelo Estado. Consequentemente, o constrangimento moral nas empresas continua a persistir, afetando e adoecendo a classe trabalhadora, dado que, por conta da crise socioeconômica que o país enfrenta, se veem obrigados a continuarem em seus empregos, independentemente das situações humilhantes enfrentadas. Portanto, é essencial responsabilizar o Poder Público pela falta de posicionamento diante essa circunstância.

Por fim, caminhos devem ser elucidados para reduzir o assédio moral no mercado de trabalho brasileiro. Cabe ao Ministério Público – orgão responsável por promover a ação penal -em conjunto com o Ministério do Trabalho e Previdência e Poder Legislativo, através da criação de projetos de lei, ampliar as punições aos funcionários que cometam essa atitude humilhante e desrespeitosa com outros no ambiente laborial. Essa medida promoverá uma redução nos casos desse tipo de desacato, a fim de garantir a integridade dos trabalhadores e enfim evitar que mais pessoas vivam a realidade dos funcionários de “The Office”

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5 Correções

  1. Olá, vou analisar sua redação tendo base nas cobranças do Enem, pontuando as competências do texto dissertativo argumentativo.
    Gostei muito do amplo vocabulário mostrado no texto, pluralidade de conectivos e seus empregos de maneira correta. (Vou adotar alguns inclusive)
    Mais um ponto positivo foi em relação a excelente escolha e produtividade do repertorio da série “The Office” e contando também com sua retomada na conclusão, elucidando bem o domínio e a boa pratica do redator na construção de textos. (Você tem manha)
    Apenas uma observação na proposta de intervenção, não consegui achar seu meio, imagino que possa ter sido “o Ministério do Trabalho e Previdência e Poder Legislativo”, porem o uso do termo “em conjunto com” deu a ideia mais clara que esses órgãos também serviriam de agente assim como serviu o Ministério Publico, podia substituir esse termo por “intermediado por”, por exemplo.
    Excelente redação, +900 com certeza!

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  2. Olá, tudo bem
    Sua introdução está muito boa, contextualizou bem o tema e apresentou a tese.
    O seu desenvolvimento 1 está bom, já no segundo você tangenciou e não explicou bem o seu ponto de vista.
    Na sua proposta de intervenção você apresentou os cinco elementos, mas no lugar de através você poderia ter colocado por meio de, é bom facilitar a vida do corretor ao máximo.

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  3. INTRODUÇÃO: OK
    D1: EU SENTI FALTA DE VOCÊ APRESENTAR AS CONSEQUÊNCIAS DO PROBLEMA. TIPO QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS QUE ESSES TRATAMENTOS CONSTRANGEDORES PROVOCAM? Pedido de demissão da pessoa que sofreu assédio moral? Distúrbios psicológicos?

    D2: Ademais, vale ressaltar a existência de uma grande impassibilidade das esferas públicas perante essa adversidade. Sob essa óptica, a antropóloga Lilia Schanrcz,(1) existe a prática de uma política de eufemismos no Brasil, em que determinados assuntos tendem a ser suavizados e não recebem a atenção necessária pelo Estado. Consequentemente, o constrangimento moral nas empresas continua a persistir, afetando e adoecendo a classe trabalhadora, dado que, por conta da crise socioeconômica que o país enfrenta, se veem obrigados a continuarem em seus empregos, independentemente das situações humilhantes enfrentadas. Portanto, é essencial responsabilizar o Poder Público pela falta de posicionamento diante essa circunstância.

    1- faltou um elemento conector, ex:” (…)Sob essa óptica, a antropóloga Lilia Schanrcz,afirma que existe…”

    Conclusão: ok

    C1: 180
    C2: 200
    C3: 180
    C4: 180
    C5: 200

    TOTAL: 940

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  4. ANÁLISE GERAL
    * Bom dia Bia, tudo bem?? Primeiramente, gostaria de explanar os principais problemas e acertos que encontrei no seu texto, e depois farei uma análise individual de cada parágrafo.
    1. Principal problema:
    * Acredito que houve um tangenciamento do tema em seu texto, pois ele pede que você discuta o COMBATE ao assédio moral no trabalho, e não sobre o assédio moral propriamente dito. (Ex: o tema de 2015 do Enem pedia uma dissertação argumentativa sobre a PERSISTÊNCIA da violência contra a mulher na sociedade brasileira, mas muitos estudantes fugiram do tema ao discutir sobre a violência contra a mulher ao invés da sua persistência no cenário nacional). Ou seja, você teria que, por exemplo, apontar se esse combate existe, não existe ou é insuficiência, formas de combater tal problemática ou até obstáculos que impedem o seu combate (Ou outras ideias, vai de sua criatividade e de seu conhecimento acerca do tema, mas tem que estar relacionado sempre ao combate).

    2. Pontos positivos:
    * Ótimo uso dos conectivos interparagrafais e interperiodais ao longo do texto, tornando a leitura bastante fluida.
    * Repertórios socioculturais pertinentes com seus argumentos, enriquecendo seu texto e mostrando seu domínio de conhecimentos gerais acerca do assunto (Repertório cultural na introdução, histórico no D1 e citação de uma autoridade no D2)

    ANÁLISE INDIVIDUAL
    1. Introdução:
    * Repertório pertinente e bem manipulado.
    * Tente utilizar as palavras do tema de forma direta na introdução, evitando os sinônimos nesse primeiro momento, pois o corretor tende a buscar tais palavras temáticas para fins de avaliação.
    * Infelizmente, o tangenciamento começa aqui, onde você não comenta em momento algum sobre o COMBATE a problemática (O corretor perceberia isso ao buscar as palavras temáticas, mostrando a ausência desse principal elemento do tema)

    2. Desenvolvimento 1:
    *Linha 1: evite a repetição de termos, como o “na”, substitua por outra palavra.
    * Ótimo uso dos conectivos
    * Ausência da abordagem do combate (continuação do tangenciamento)
    * Linha 4: utilização do termo “essas” aponta o controle dos empregados e a hierarquia de funções como atitudes degradantes e humilhantes. A primeira pode até ser, mas a hierarquia de funções é algo que ocorre em qualquer instituição do país e do mundo, não sendo algo necessariamente humilhante, o problema estaria no abuso dessa hierarquia, que creio eu, foi o que você quis dizer, mas não desenvolveu essa ideia, e o erro está ai.

    3. Desenvolvimento 2:
    * Linha 2: A antropóloga fez o quê?? Falta um conectivo antes da palavra existe para relacionar os elementos desse período. (Sugiro “afirma que existe…”)
    *Embora a inoperância estatal possa indicar a ausência de um combate por parte do governo, você não desenvolveu o parágrafo com base nesse pensamento, pois há a falta de elementos que relacionem seu argumento a essa ideia central.
    * A relação entre o repertório e o argumento poderia ser melhor desenvolvida.

    4. CONCLUSÃO
    * Contém os 5 elementos válidos, contribuindo para que você atinja a pontuação máxima na competência 5.

    ANÁLISE FINAL
    * Se o tema fosse “O assédio moral no trabalho em discussão no Brasil” tu teria uma nota maravilhosa, pois no geral ela está muito bem escrita, coesa, coerente e com ótimos repertórios socioculturais, apenas com uns errinhos aqui e ali. Mas já que não é, o tangeciamento comprometeu bastante seu texto por inteiro, afetando sua nota significativamente.
    * Recomendo que você separe sempre as palavras principais do tema e em cada parágrafo lembre de aborda-las, evitando assim a fuga do tema.
    * Desejo uma boa sorte nas suas próximas redações. Sucesso, Bia!!!

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  5. 1 pacote de macarrão instantâneo de qualquer sabor
    4 colheres (sopa) de creme de leite
    1 colher (sopa) de manteiga
    Cebola e tomate cortados em cubos a gosto
    Cozinhe o macarrão instantâneo normalmente.
    Em uma panela, coloque a manteiga, o tomate, a cebola e o tempero em pó do macarrão instantâneo para fritar, sempre mexendo bem para não empelotar.
    Depois despeje o creme de leite e misture o molho ao macarrão instantâneo.

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