O combate à violência nos estádio de futebol no Brasil

  • 0

O futebol é um esporte muito popular em todo o mundo por causa de sua fórmula de disputa aliada a sua imprevisibilidade. No Brasil, há uma atração singular pelo jogo e as partidas entres os clubes são encaradas por muitos como entretenimento, assim as disputas entre os clubes nos estádios chegam a juntar mais de cinquenta mil espectadores. Entretanto, esse meio de lazer vem sendo ameaçado pelos diversos casos de violência ocorrido nesses locais, algo que deriva da rivalidade imprudente entre os torcedores. Dessa forma, é necessária a intervenção governamental com o objetivo de oferecer mais segurança aos frequentadores dos espaços destinados à competição desse jogo.

Em primeiro plano, é preciso o entendimento de um ser humano como possuidor de sentimentos, e entre estes pode ser citado a rivalidade. Desse modo, numa competição dois lados buscam o mesmo objetivo na qual apenas um sairá vencedor, gerando o atrito entre ambos. O psicanalista Augusto Cury explica em sua teoria Multifocal que grandes volumes de emoções podem gerar atos impensados, assim podemos citar o fato de várias pessoas quebrarem cadeiras ou outras partes do estádio, além de agredirem outros indivíduos quando seus times perdem. Para conter esses atos, é necessário a conscientização prévia sobre as consequências geradas em cima dessas ações, para que essas pessoas não venha a agir inconscientemente.

Por outro lado, essas práticas ferem o direito ao lazer contido na Constituição Brasileira de 1988, uma vez que muitos cidadãos não frequentam os estádios de futebol por medo de sofrerem algum tipo de agressão. Desse modo, um ambiente que antes era sinônimo de descontração em família, se tornaram símbolos de irresponsabilidade. A situação fica ainda caótica em disputas de grandes clubes locais, como Ceará e Fortaleza ou Corinthians e Palmeiras, na qual o público chega a lotar arenas como o Castelão ou Maracanã. Além disso, também vale ressaltar o prejuízo financeiro gerado aos mantedores dessas áreas por estas terem sido alteradas negativamente através da quebra ou danificação de equipamentos.

A fim de resolver esse embate, é necessário a intervenção da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) em conjunto com os Clubes de Futebol Brasileiro, com intenção de promover ações que vão contra a violência. Para isso, poderá haver a utilização de vídeos instrutivos nos telões dos estádios durante os intervalos e panfletagem sobre a temática antes das partidas. Desse modo, a população ficará consciente da problemática e os casos de agressão diminuirão, propiciando um ambiente de diversão seguro ao povo

Compartilhar

1 Correção

  1. Oi, tudo bom?
    Sua redação está muito bem escrita. Você teve um bom projeto de texto, e seguiu a estrutura do texto dissertativo do enem; usou de conectivos e pontuações para que houvesse uma fluidez da leitura; e fez uso de repertório sociocultural, o que, certamente é bom para os olhos do corretor. No entanto, gostaria de fazer umas observações que espero ajudar tanto a mim, quanto a você.
    1 – No começo do texto, você citou o dado da quantidade de espectadores de um estádio de futebol. É importante apresentar ao leitor a fonte em que você tirou essa informação, para dar mais veracidade ao seu texto.
    2 – No seu terceiro parágrafo, você começou com a expressão “por outro lado”, mas o que é dito em seguida é realmente o outro lado? Pelo que entendi, você explicou ainda mais e deu continuidade ao seu argumento do parágrafo anterior, o que certamente é um ponto positivo e colabora para a progressão temática do texto. Assim, creio que seja mais adequado no lugar de “por outro lado”, o uso de outros conectivos de adição com “ademais”, “além disso”, “ainda mais”, “outrossim”.
    No mais, obrigada por compartilhar nesse site o seu texto e a sua opinião. Espero ter te ajudado um pouco, e quero te parabenizar por esta redação e por outras que ainda irás escrever. Parabéns!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.