Iniciante

O combate à violência no trânsito no século XXI

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O poema ”No meio do caminho”, do escritor Carlos Drummond de Andrade, revela, de forma metafórica, a presença de obstáculos no processo humano. De maneira análoga, a violência no trânsito no século XXI tornou-se ”uma pedra no meio do caminho” da sociedade, haja vista que impede a efetivação do bem-estar social. Nesse sentido, torna-se necessária a adoção de medidas que visem ao combate do impasse.

Em primeira análise, deve-se observar que a falta de uma lei mais severa e de maiores propostas educacionais em relação ao assunto atua como um fator que impede o combate à violência no trânsito no século XXI. Uma vez que os cidadãos brasileiros mexem corriqueiramente nos celulares, ultrapassam os limites de velocidade com frequência e/ou não respeitam os sinais de trânsito, por falta de criticidade e punições mais rígidas, isso faz com que essas atitudes se tornem cada vez mais comuns na população e promove a continuidade da violência nesse meio. Segundo uma pesquisa realizada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, cerca de 90% dos acidentes no trânsito ocorrem por falhas humanas. Tal dado, portanto, é alarmante e esse cenário dificilmente mudará sem uma maior atuação da legislação e da rede de educação brasileira.

Por conseguinte, conforme o filósofo ateniense, Platão, o importante não é viver, mas viver bem. Entretanto, essa não é uma realidade no Brasil, já que, com a problemática, muitos indivíduos tornam-se suscetíveis a sofrer problemas físicos e/ou mentais. Tal fator pode ser analisado através do filme de sucesso ”Dr. Estranho”, no qual o personagem principal sofre um grave acidente de carro e, consequentemente, tem o movimento dos dedos prejudicado, sequelas na coluna vertebral, além de começar a enfrentar questões psicológicas traumáticas. Assim como na ficção, nos dias atuais, nota-se que o impasse gera consequências graves e persistentes na sociedade brasileira.

Faz-se imprescindível, portanto, a dissolução dessa conjuntura. Destarte, cabe ao Governo Federal revisar as leis e punições de trânsito, aumentando as taxas das multas e promovendo uma maior rigidez legislativa, de modo a fazer com que as pessoas pensem seriamente antes de infringir uma lei. Além disso, cabe ao Ministério da Educação, como instância máxima dos aspectos educacionais, promover campanhas nas escolas do Ensino Médio, através de palestras e simpósios, que elucidem a importância do respeito e compromisso no trânsito, de modo a fazer com que os adolescentes desenvolvam maior criticidade sobre a questão e, consequentemente, a violência nesse ambiente se torne cada vez menor. Assim, tais agentes poderão ”ajudar a retirar essa pedra do meio do caminho da sociedade”.

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3 Correções

  1. Victst
    Boa noite!!
    Na introdução você diz que ” o trânsito impede a efetivação do bem-estar social”, no entanto este problema que trará a sociedade ao estado de bem-estar há outros fatores não desenvolvidos dá maneira correta que impedem esta efetivação, como os problemas na saúde, educação e segurança pública. No mais sua introdução foi boa.
    Os desenvolvimentos ficaram bons, teve uma rápida relação com a área educativa que a arma mais poderosa para combater tal cenário, além disso houve a citação de exemplos, principalmente, no D2 seguidos de uma relação tanto com o período hodierno da sociedade quanto com uma realidade que deixa muitas sequelas não só para as motoristas.Na conclusão, a proposta foi boa, você fez uma retomada da educação atribuindo-lhe uma importância maior neste âmbito.

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  2. Seu texto está muito bom. Dividido em 4 partes, repertórios nos 3 primeiros parágrafos, no entanto no 2 parágrafo, creio que dá para diminuir o começo até o ponto em que você faz a citação de dados, têm muitas informações, não sei se você passou a citação de dados fielmente da internet dos 90%, se tiver sido, como me parece, coloque aspas. Teve uma intervenção boa, mas vi que colocou que devia ser propagado “campanhas para escolas de ensino médio”, até escolas ok, porém quando você termina com “de ensino médio” dá a entender que há limitação, somente, em ensino médio. Creio que apenas em escolas, ja bastava.

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  3. Em primeira análise, deve-se observar que a falta de uma lei mais severa e de maiores propostas educacionais em relação ao assunto atua como um fator que impede o combate à violência no trânsito no século XXI. Uma vez que os cidadãos brasileiros mexem corriqueiramente nos celulares, ultrapassam os limites de velocidade com frequência e/ou não respeitam os sinais de trânsito, por falta de criticidade e punições mais rígidas, isso faz com que essas atitudes se tornem cada vez mais comuns na população e promove a continuidade da violência nesse meio. Segundo uma pesquisa realizada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, cerca de 90% dos acidentes no trânsito ocorrem por falhas humanas. Tal dado, portanto, é alarmante e esse cenário dificilmente mudará sem uma maior atuação da legislação e da rede de educação brasileira.
    Excelente explanação. Você citou inúmeros pontos a ser trabalhados e introduziu pesquisas, o que torna sua dissertação mais informativa e concreta.

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