No ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) vê-se a aplicação de normas exigindo a segurança da juventude. Porém, fatores como a pedofilia ainda são extremamente presentes no Brasil, sendo decorrente da falta de segurança virtual e também da simples punição do culpado que por sua vez faz com que essa problemática ainda seja presente no cotidiano brasileiro.
A princípio é necessário ressaltar a importância da mídia no desenvolvimento infantil e também que sua influência para as crianças é imensamente forte, todavia qualquer falha de segurança na mesma, ou até mesmo desatenção dos pais em relação ao conteúdo observado pelos jovens, podem acarretar fatores aviltantes, como a pedofilia. Sendo assim, ao observar a frase “A internet é poluidora não no sentido ecológico, mas sim espiritual” do autor Carlos Heitor, jornalista brasileiro, adquire-se a importância da segurança nas navegações da mídia e os efeitos que a mesma podem ocasionar ao seu usuário.
Ademais, no filme “Um Olhar do Paraíso” retrata-se o fato em que a protagonista foi vítima de pedofilia pelo seu vizinho e manteve-se livre. Fora das telas, essa não é uma realidade distante, já que a responsabilidade penal do acusado nem sempre é inteiramente verdadeira, podendo ser revertida de 20 anos de isolamento para muito menos que isso. Sendo assim, a escassez de um recurso que seja obrigatório para a manutenção do culpado em privação, ocasionam lesões no sistema de segurança brasileiro.
Por conseguinte tais problemáticas para o combate à pedofilia no Brasil devem ser solucionadas. Para isso, é dever do Ministério da Educação alertar os responsáveis da criança e do adolescente sobre os perigos da Internet, através de implantações de serviços de segurança exclusivos para os jovens e para as crianças, (mantendo-o distante de sites desconhecidos) e divulgando anúncios sobre o crime. Para por fim, tal proposta de solução ser finalizada e a pedofilia não mais ser uma dificuldade no cotidiano da faixa etária juvenil.
VitoriaMB
Olá!
C1: Domínio da língua portuguesa: Você deve mostrar que possui bons conhecimentos
da língua portuguesa na modalidade formal. Nota: 160
C2: Compreensão da proposta: Você deve demonstrar que compreendeu e definiu o recorte temático apresentado. Nota: 160
C3: Organização e defesa: Você deve fazer um projeto de texto, que consiste em planejar o que vai ser escrito, que argumentos serão utilizados, o momento de apresentá-los. Nota: 160
C4: Conhecimentos linguísticos e argumentação: Você deve entender bem os conectivos (conjunções, advérbios, locuções, preposições, etc.) e a função de cada um deles com certeza será proveitoso para deixar seu texto ainda mais coerente. Nota: 160
C5: Proposta de intervenção: Você deve apresentar soluções para o que foi abordado, isso tudo tendo em conta aspectos como a cidadania, os valores humanos e a diversidade cultural. Nota: 200
NOTA FINAL: 840, a nota é apenas uma simulação, para uma nota exata é necessário de um profissional para avaliar.
A sua redação está boa. PARABÉNS
Espero ter ajudado! :D
ErickaMelo
Oie, antes de tudo quero dizer que sua redação ficou boa e com uma estrutura consistente e organizada, notei alguns erros fáceis de serem corrigidos. No entanto, lembre-se que também não sou um profissional e estou sujeita a erros.
Competência 1- 120 Erros de pontuação, principalmente a falta de vírgulas quando era necessário, regência nominal inadequada em alguns casos e marcas da oralidade.
Competência 2- 120 Desenvolvimento adequado ao tema, mas apresenta uma abordagem superficial, discutindo outras questões relacionadas – como exemplo quando foi dito que a internet é o problema ao invés de o fato de um CRIME como a pedofilia ainda ser existente no país.
Competência 3- 160 Apresenta informações e muitos repertórios relacionados ao tema, no entanto, os argumentos não foram muito bem selecionados e organizados.
Competência 4- 160 Bom repertório de recursos coesivos e sem repetir, o que é uma coisa boa, entretanto, essa competência avalia o uso desses recursos para construir coerência ao seu texto. O texto não está muito coeso principalmente devido aos erros de pontuação ao usá-los.
Competência 5- 160 Apesar de ter construído uma intervenção detalhada, ela está com uma pobre proposta de intervenção, já que a culpa do crime foi assumida apenas pela internet. – Ou seja, essas medidas que foram propostas para alterar o uso indevido da internet não serão eficazes para o combate eficiente da pedofilia.