O combate a pandemias em um mundo globalizado: a verdadeira ameaça e as falsas informações

  • 0

Tema: O combate a pandemias no mundo globalizado

 

Título: A verdadeira ameaça e as falsas informações

“Globalização” é o fenômeno que envolve o planeta inteiro no atual século 21, cujas proporções fazem com que as interações culturais, econômicas e sociais tornem-se tão comuns no cotidiano das pessoas que a identidade de cada país dificilmente pode distinguir-se da influência compartilhada com os outros. Da mesma forma, uma pandemia é capaz de unir distintas nações em um mesmo estado de alerta, com a expressiva diferença de como a visível calamidade afeta desde os países de “terceiro mundo” até potências econômicas – de modo que não há aquele que exerça vantagem sobre outrem, enquanto toda a situação trata-se de sobrevivência.

É válido ressaltar, mediante as proposições anteriores, o passado na história humana marcada pela gripe espanhola, varíola e peste negra. Todas as três surgiram em variadas épocas, mas atualmente têm seus problemas sanados em sociedades que se abastecem de informações e hábitos corretos no que se diz à vacinação contra os vírus e as prevenções sanitárias – durante 1918, nomeada assim diante da tentativa de encobrir os números crescentes na Alemanha, Reino Unido, França e Estados Unidos, a gripe espanhola torna-se um excelente exemplo da necessidade de informações honestas, como responsabilidade governamental, divulgadas às populações; dessa maneira, ampliando a conscientização das medidas que precisam ser aceitas para conter a transmissão de país para país.

Contudo, não é apenas a globalização uma das características da pós-modernidade e sua interação com a rápida veiculação de informações por redes sociais ou mesmo na ampla mídia; nesse ângulo, também existe a apreensão quanto à veracidade de cada medida preventiva divulgada aos estados e cidades. A cada novo discurso, têm-se consigo a preocupação de assegurar a saúde das pessoas, mas também controlar a economia que perde seu balanço durante as quarentenas estabelecidas em épocas pandêmicas, de qual cada país também necessita atentar-se.

Sendo assim, ao constatar-se uma epidemia na qual todos se envolvem e esperam por novidades sobre vacinas que contenham a cura, métodos que previnam a contaminação e soluções para aflições socioeconômicas ambientadas nesse contexto globalizado, é de extrema relevância o cuidado com a circulação de fake news. Ademais, convêm frisar tal compromisso tanto por parte de emissoras de TV, ministérios envolvidos com a saúde nacional (responsáveis pelas pesquisas e divulgações das mesmas), quanto a própria coerência dos cidadãos em lidar com tais informações e seu cumprimento das medidas estabelecidas para segurança de todos os envolvidos.

 

 

 

 

 

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá Sabrina, notei que sua redação tem um vasto decorrer de linhas, mas se elas encaixam perfeitamente numa folha de papel não há problema… Bom, de acordo com as 5 competências do Enem, notei que você possui um vasto conhecimento da norma culta da língua portuguesa, isso é muito bom, o que tenho a dizer é que na minha opinião você se empolgou demais em demonstrar dados e fatos, e não expressou claramente a sua opinião com relação ao tema proposto, é fato que você jamais deve usar palavras como ¨eu¨, mas isso não significa que você não deva mostrar sua visão com relação aos fatos. Vale ressaltar também que na introdução é essencial que você apresente os problemas e os desafios sobre o tema, que você irá relatar nos 2 ou 3 parágrafos abaixo, visto que cada um deles conte sobre cada um dos problemas apresentados na introdução. Na conclusão, também notei algo que é essencial e que infelizmente não pude notar nela, são eles: a ação (o que faz?), o agente (quem faz?), o efeito ou objetivo pretendido (para quê?), faltando também o modo/meio (como faz?) e o detalhamento de um dos elementos citados, que inclusive, fazem parte da competência 5. Para atingir uma boa nota nessa competência, você precisa pensar em uma solução realmente prática e efetiva e que responda todos os questionamentos supracitados.

    • 1
  2. Olá Sabrina, a primeira coisa notável é o extenso percurso da sua redação. Também tenho problemas para escrever em 30 linhas kkkkk, a gente acaba se empolgando com as ideias. Atente-se a isto. Você citou ”Países de terceiro mundo”, cuidado! está denominação não existe mais, era apenas um conceito utilizado na guerra fria para separar países capitalistas e socialistas da época. O correto seria ”países subdesenvolvidos”. Cuidados com as palavras em primeira pessoa do plural, uma redação dissertativa não pode utilizar ”seus” e sim, palavras em terceira pessoa do singular ou plural. Cuidado tembém com as acentuações e senti falta de dados ou citações para garantir uma maior verecidade do seu texto. A sua concusão está bem desconexa, você não citou nenhum orgão como responsável para execução de sua proposta, fazendo uma citação substancial.
    Creio que você pode ajeitar isto e produzir um texto incrível, já que, possuí uma ótima análise de ideias. sz

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.