Iniciante

o combate a gordofóbia e o direito a dignidade humana

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O cidadão invisível” trata da desvalorização de alguns indivíduos na sociedade brasileira. De fato, a crítica de Dimenstein é verificada na questão dos caminhos para se combater a gordofobia no Brasil, visto que essa comunidade, muitas vezes, são alvos de preconceitos e banalizados pela sociedade. Nesse sentido, observa-se um delicado cenário que tem como causas a mentalidade social e a falta de debates.

Dessa forma, em primeira análise, o intelecto populacional é um desafio presente nesse imbróglio. Nessa perspectiva, segundo o sociólogo Durkheim o fato social é a maneira coletiva de pensar. Sob essa lógica, sucede um impasse na luta contra a gordofobia, uma vez que as pessoas têm uma visão estereotipadas dessa população como, por exemplo: nas escolas, pelas quais principalmente crianças e adolescentes são vítimas de prejulgamentos por serem acima do peso. Além disso, isso suscita em transtornos mentais tais como depressão e fobia social. Logo, é urgente que o fato social seja repensado.

Em paralelo, a carência de discussões é um entrave no que tange esse dilema. Consoante a escritora Chimamanda Adi chie, é preciso tirar uma situação de invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Entretanto, há uma crta omissão instaurada nessa conjuntura em combater a gordofobia, já que as mídias pouco se discutem sobre isso, motivando a desinformação da maioria das pessoas. Tal circunstância, é evidenciado ao associar o excesso de comida como fator primordial a desenvolver distúrbios como, a obesidade, sendo que pode ser influenciado também por aspectos socioeconômicos. Assim, urge tirar essa situação de invisibilidade para atuar sobre ela.

Portanto, é indispensável intervir sobre essa situação. Para isso, o MEC deve promover espaços de conversas sobre os caminhos para se combater a gordofobia no Brasil, por meio de oficinas nas escolas no período extraclasse com professores e especialistas, a fim de retroceder a deficiência nas discussões. Tal ação pode, ainda, contar com a participação de influenciadores digitais desse tecido social a criarem conteúdos de vídeos que estimulem mais conversações sobre o tema. Paralelamente é preciso interferir sobre o pensamento coletivo. Dessa forma, será possível ter menos “cidadãos invisíveis” como defendeu Dimenstein

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2 Correções

  1. obg cardigã boas dicas! nada sempre é bom o conhecimento. principalmente nessa daqui obg
    Competência 3
    1- Apresentar duas teses (causas) na introdução.
    2- Argumentar sobre a tese 1 no desenvolvimento 1 e sobre a tese 2 no d2.
    3- Aprofundar suas teses em cada parágrafo de desenvolvimento, de modo a apresentar a consequência de cada 1 delas.,

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  2. Oi, tudo bem?
    Dicas sobre as competências. (Se vc já dominou a estrutura do Enem, não precisa ler)

    Competência 1
    1-  Separar sujeito do verbo. Ex: O instituto, deve.. (isso não pode acontecer)
    2- Não usar “juntamente com”
    3- Coloque vírgula após conectivo aditivo e conclusivo. Ex: além disso, / portanto,
    Não coloque algum Ministério governamental com inicial minúscula. Ex: o correto é Ministério da Saúde

    Competência 2
    1- Dívida o seu texto em introdução ( 1 parágrafo ), desenvolvimento (2 parágrafos) e conclusão (1 parágrafo ).
    2- Use um Repertório Sociocultural na introdução. ( Citação, série, alusão histórica, documentário, artigo ou algo do tipo …)
    3-  Use um Repertório Sociocultural no desenvolvimento 1
    4-  Usar um Repertório Sociocultural no desenvolvimento 2
    Obs: é importante apresentar REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL na introdução e nos 2 desenvolvimento. Consegui relacionar bem os seus  Repertórios com os argumentos

    Competência 3
    1- Apresentar duas teses (causas) na introdução.
    2- Argumentar sobre a tese 1 no desenvolvimento 1 e sobre a tese 2 no d2.
    3- Aprofundar suas teses em cada parágrafo de desenvolvimento, de modo a apresentar a consequência de cada 1 delas.,
    4- Apresentar um Repertório Sociocultural em cada parágrafo de desenvolvimento para confirmar seu argumento
    5- Apresentar marca de autoria ( meu posicionamento) em ambos desenvolvimentos.
    6- Seus dois parágrafos de desenvolvimento apresentaram de 3 a 4 períodos? (Conte pelos pontos de continuação)
    7- Cada parágrafo de desenvolvimento apresentar de 6 a 8 linhas.

    Competência 4
    1- Iniciar o seu desenvolvimento 2 com um Conectivo aditivo.Ex: além disso; Outrossim; ademais; em segunda análise….
    2- Iniciar a sua conclusão com um conectivo conclusivo. Ex: portanto; logo; sendo assim; em suma…
    3- Ao fazer uma citação ou apresentar alguma pesquisa, use “de acordo com” ou “segundo..”
    4- Use conectivo para relacionar seu Repertório da introdução com o tema.
    5- Use conectivos no seu desenvolvimento para relacionar um argumento ao outro ou, melhor, um período ao outro..

    Competência 5
    1- Fazer até duas propostas de intervenção. ( Não faça mais de duas propostas, viu?)
    2- Fazer as propostas de modo a combater as duas teses que você apresentou (As teses são os problemas que você desenvolveu e, por isso, deve solucioná-los na conclusão!)
    3- Ao fazer duas propostas de intervenção, você deve fazer uma para cada causa. Ao fazer somente 1 proposta, esta deve combater as duas causas de uma vez só. Está consciente disso?
    4- Para cada proposta de que você fizer, apresentar o agente solucionador.
    5- Para cada proposta que fizer, apresente uma ação.
    6- Para cada proposta que fizer, apresente o modo de como a ação será realizada.
    7- Para cada proposta que fizer, apresente o intuito.
    8-  Para cada proposta que fizer, apresente o detalhamento de um dos passos acima.
    9- Iniciar a sua conclusão com um conectivo conclusivo.

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