Estudante

O COMBATE A FAKE NEWS NO BRASIL

  • 0

Em 2016 durante a corrida eleitoral para presidência dos Estados Unidos foram veiculadas notícias falsas sobre a candidata Hillary Clinton, o que prejudicou o pleito eleitoral e fez com que sociedades do mundo todo refletissem sobre as causas e consequências a respeito da fake News. No Brasil, não tem sido diferente e medidas precisam ser pensadas para combater esse ato que traz risco à democracia.

 

Antes de mais nada, é importante entender a origem do problema. O que vem sendo discutido é a forma de propagação dessas informações que muitas vezes é compartilhada por pessoas que não têm escolaridade. No Brasil, apenas 47,8% dos estudantes que entram no ensino fundamental conseguem concluir o ensino médio, o que acaba sendo uma das causas do impasse. De acordo com o pensamento Immanuel Kant, o ser humano é o resultado de sua educação. Logo, enquanto o Brasil não tomar medidas para mudar a situação, seu povo continuará sendo vítima de suas próprias mazelas, como é o caso das fake news que vêm trazendo problemas para nação.  

 

Só para exemplificar, em 2012, Maria de Jesus morreu depois de ter sido espancada por ter sua imagem vinculada à magia negra e ao sacrifício de crianças em uma rede social. Em 2018, as eleições no Brasil foram marcadas por disparo de notícias falsas, e hoje, a prática vem sendo investigada e combatida pelo Supremo Tribunal Federal, onde, a legalidade da chapa ganhadora tem sido colocada em questão. Embora a prática ainda nem seja considerada crime, incentiva vários outros, mostrando-se assim, como um instrumento que funciona para romper com um dos maiores documentos do país, que é a Constituição do Brasil. 

 

Portanto, compete ao Congresso Nacional, aprovar imediatamente a criminalização da criação e compartilhamento massivo de notícias falsas. Essa ação deve ser feita por meio de projeto de lei, que determine averiguação e checagem por parte das próprias redes sociais das notícias que são postadas, além do banimento de perfil anônimo e criação apenas por CPF. Além disso, deve ser desenvolvido para o país um plano de educação que seja capaz de diminuir os efeitos da desigualdade educacional vigente, fazendo com que a população consiga entender a problemática da veiculação de notícias falsas. Sendo poupada vidas como a de Maria de Jesus, e acima de tudo, garantindo o exercício da cidadania de todos. 

 

Compartilhar

1 Correção

  1. BOA TARDE EU PERCEBI QUE VOCÊ TEM UMA IDEIA MUITO BEM FORMADA EM RELAÇÃO AO TEMA EU NÃO ENCONTREI INADEQUAÇÕES NA SUA INTRODUÇÃO MUITO PELO CONTRÁRIO ELE ESTÁ SEGUINDO TODAS AS NORMAS CULTA DA LÍNGUA PORTUGUESA E COM ISSO VOCÊ NÃO PERDE PONTO NA COMPETÊNCIA UM QUE ANALISA O DOMÍNIO DA MODALIDADE ESCRITA FORMAL DA LÍNGUA PORTUGUESA O SEU DESENVOLVIMENTO ESTÁ IMPERCÁVEL OS POUCOS ERROS DE DESVIOS GRAMÁTICAIS SERÃO ACEITOS SEUS ARGUMENTOS SÃO BASTANTES CONSISTENTES DE MODO QUE VOCÊ DEMOSTRA A COMPREENSÃO DO TEMA PROPOSTO E APLICAR VARÍOS CONCEITOS DE DIVERSAS ÁREA DE CONHECIMENTO DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO , VOCÊ APLICOU FATOS , OPINIÕES E DIVERSOS ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA, A SUA REDAÇÃO DEMOSTRA CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGUÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO O SEU MAIOR ERRO FOI DE CERTO MODO QUE A SUA CONCLUSÃO FICOU MUITO EXTENSA ULTRAPASSANDO A MARGEM DE ACORDO COMO ESTAVA SENDO REDIGIDO O SEU TEXTO , ENTRETANTO SUA REDAÇÃO ESTÁ RESPEITANDO OS DIREITOS HUMANOS COM ISSO VOCÊ ELABORA SUA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DE FORMA CORRETA E CONSISTENTE COM ISSO SUA NOTA DE ARCODO COM AS COMPETÊNCIAS SÃO
    A PRIMEIRA 160 A SEGUNDA 200 A TERCEIRA 160 A QUARTA 200 E A QUINTA 160 COM ISSO SUA NOTA FICA 880

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.