Estudante

O COMBATE A FAKE NEWS NO BRASIL

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Em 2016 durante a corrida eleitoral para presidência dos Estados Unidos foram veiculadas notícias falsas sobre a candidata Hillary Clinton, o que prejudicou o pleito eleitoral e fez com que sociedades do mundo todo refletissem sobre as causas e consequências a respeito da fake News. No Brasil, não tem sido diferente e medidas precisam ser pensadas para combater esse ato que traz risco à democracia.

 
Antes de mais nada, é importante entender a origem do problema. O que vem sendo discutido é a forma de propagação dessas informações que muitas vezes é compartilhada por pessoas que não tem escolaridade. No Brasil, apenas 47,8% dos estudantes que entram no ensino fundamental conseguem concluir o ensino médio, o que acaba sendo uma das causas do impasse. Parafraseando Immanuel Kant, o ser humano é o resultado de sua educação. Logo, enquanto o Brasil não tomar medidas para mudar a situação, seu povo continuará sendo vítima de suas próprias mazelas, como é o caso das fake news que vem trazendo problemas para nação.  

Só para exemplificar, em 2012, Maria de Jesus morreu depois de ter sido espancada por ter sua imagem vinculada à magia negra e ao sacrifício de crianças em uma rede social. Em 2018, as eleições no Brasil foram marcadas por disparo de notícias falsas, e hoje, a prática vem sendo investigada e combatida pelo Supremo Tribunal Federal, onde, a legalidade da chapa ganhadora tem sido colocada em questão. Embora a prática ainda nem seja considerada crime, incentiva vários outros, mostrando-se assim, como um instrumento que funciona para romper com um dos maiores documentos do país, que é a Constituição do Brasil. 

Portanto, compete ao Congresso Nacional, aprovar imediatamente a criminalização da criação e compartilhamento massivo de notícias falsas. Essa ação deve ser feita por meio de projeto de lei, que determine averiguação e checagem por parte das próprias redes sociais das notícias que são postadas, além do banimento de perfil anônimo e criação apenas por CPF. Além disso, deve ser desenvolvido para o país um plano de educação que seja capaz de diminuir os efeitos da desigualdade educacional vigente, fazendo com que a população consiga entender a problemática da veiculação de notícias falsas. Sendo poupada vidas como a de Maria de Jesus, e acima de tudo, garantindo o exercício da cidadania de todos.

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4 Correções

  1. Correção:
    Nota: 720
    Competência 1: 160
    Competência 2: 140
    Competência 3: 120
    Competência 4: 140
    Competência 5: 160
    O principal ponto a ser melhorado no texto é a argumentação, não é ruim, mas precisa ser melhor elaborada. Consigo enxergar a tese e em que ponto você quis chegar, mas procure utilizar tópicos frasais para enfatizar bem sobre o que o argumento vai tratar e trazer a exemplificação para abrilhantar o seu argumento, para fortifica-lo, sem tomar o espaço dele. Atentar-se também aos conectivos, seu texto traz um bom número e nos lugares certos, todavia, no que iniciou o segundo parágrafo, por exemplo, soou informal, o que empobreceu um pouco o texto.
    No geral, é um bom texto, continue praticando!

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  2. Introdução: está boa, você trouxe o repertório, apresentou o tema e contextualizou, além disso, a sua tese está clara.
    Desenvolvimento:
    D1: Seu parágrafo está bom, bem desenvolvido.
    D2: você trás o exemplo da Maria de Jesus, no entanto você não contextualizou, houve uma quebra na expectativa do leitor que pareceu que iria desenvolver em cima do exemplo, só que você dá uma “quebrada” trazendo outra informação sobre as eleições no Brasil. No mais o parágrafo está bom.
    Conclusão: A proposta de intervenção está bom, poderia ser um pouco mas detalhada.
    C1: No que consegui perceber há poucos desvios, alguns erros de vírgula
    C2: Você compreendeu a proposta e trouxe um bom repertório alinhado ao tema
    C3: conseguiu relacionar de modo regular as partes do texto
    C4: boa argumentação com bom uso de conectivos
    C5: apresenta boa proposta de intervenção
    Eu não gosto de atribuir notas, apenas faço observações que consigo perceber, eu espero ter ajudado!. Continue praticando. Sucesso!.

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  3. Boa noite, Tranquilo?
    Texto show de bola, única coisa relevante de se corrigir foram os poucos erros de gramática, de resto trabalho muito bem. Abordou contextos históricos e atuais, CF 88, internacionais e nacionais, Kant… e soube argumentar muito bem em cima dessas informações. Parabéns pelo texto.
    Pontos que encontrei:
    • 2ºp -3ª linha: TEM deveria ser acentuada, pois deve concordar com o plural de PESSOAS. >TÊM
    • 2ºp – 7ª linha: VEM concorda com FAKE NEWS que está no plural. >VÊM
    • 4ºp – 7ª linha: “Sendo poupada vidas”. >POUPADAS AS VIDAS
    • Não tenho certeza, e vc pode dizer se estou errado, mas o “Parafraseando” Immanuel Kant dá ideia de ação de 1ª pessoa? E se assim fosse, estaria errado para um texto impessoal.

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  4. Seu texto tem uma estrutura muito boa de redação. Apresentou sua tese e seu argumento, pude identificar eu sou texto a introdução ,desenvolvimento e conclusão.
    Mas não só segunda argumento desenvolvimento 2 pude perceber uma quebra de assunto , ficou meio confuso na compreensão do desenvolvimento 2 , isso preciso melhorar.
    Achei a conclusão muito boa ,mas ,precisa melhorar no detalhamento.
    C1: 140
    C1:120
    C3:160
    C4:140
    C5:180
    Total :740

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