O combate a drogas no Brasil

  • 1

A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito a segurança como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem reverberado com ênfase na prática quando se observa o combate a drogas , dificultando, deste modo, a universalização desse direito tão importante. Mas, isso não ocorre só pelo descaso do Estado, mas também por questões sociais. Desse modo cabe explicarmos sobre seus efeitos na sociedade.
. Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para o combate as drogas. Nesse sentido, a falta de investimento em políticas de apreensões de entorpecentes, tem impulsionado seu crescimento na sociedade. Essa conjuntura, segundo as idéias do filósofo John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis.
. Ademais é fundamental apontar a questão social como impulsionador da problemática no Brasil. Diante desse tal exposto é perceptível que a desigualdade social com a falta de investimento na geração de empregos e educação tem impulsionado a participação de cidadãos mais vulneráveis na sociedade no tráfico de drogas devido a esse descaso. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
. Depreende-se portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o governo, por intermédio de sua gestão, combata o tráfico de drogas repreendendo sua prática, invista nas gerações de empregos e educação a fim de a sociedade não recorrer ao tráfico. Assim, se consolidará uma sociedade mais segura, onde o Estado desempenha corretamente seu “contrato social”, tal como afirma John Locke.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oi davi :)
    Na introdução teve uma parte que ficou redundante, ou você coloca “…, o direito de segurança à todo cidadão brasileiro” ou “a segurança como inerente a todo cidadão brasileiro”. No segundo período pra mim ficou parecendo que o “direito tão importante” seria o uso de drogas, acho que precisaria dar uma arrumadinha.
    No segundo parágrafo “ausência de medidas governamentais” existem sim medidas governamentais, apenas não são eficientes, acredito que perderia ponto por ter generalizado.
    É isso, não sou professora então pode discordar se quiser, paz.
    Mas achei que ficou muito bom, só precisaria de ajustes, na minha opinião.

    • 0
  2. Oi, tudo bem? Espero que possa te ajudar com meu texto!

    Sua redação foi bem redigida e apresenta caráter circuitado. Você soube apresentar repertórios socioculturais pertinentes ao tema, e dividir o texto da forma esperada para o Enem (a tese é explícita e detalhada, tópicos frasais e embasamentos bem destacados, e proposta de inetervenção, completa) . Porém, alguns e pequenos erros – ou questões que podem ser melhoradas – foram perceptíveis no seu texto, e vou tentar listá-las aqui.

    1- Cuidado com o uso das vírgulas. Na introdução você repetiu esse sinal várias vezes, e o pôs em lugares em que não deveria estar. Às vezes é interessante substituir a vírgula por parênteses ou travessão, para variar um pouco a pontuação usada no texto. Recomendo que você veja umas video aulas, ou converse com algum professor para que a sua pontuação no texto seja aprimorada!

    2- É sempre bom que os dois parágrafos de desenvolvimento estejam embasados em um repertório (igual ou diferente). No seu D2, houve a ausência de repertório, o que fez com que seu parágrafo se baseasse na sua opinião (ou achismo, como gostam de falar). Tente apresentar os dados dos textos motivadores, ou um repertório encontrado na prova, mas não deixe que o corretor conclua que você argumenta sem embasamento.

    3 – Na sua proposta de intervenção há a apresentação de todos os elementos, porém a parte do agente interventor poderia ser aprimorada. Você mencionou o governo, e propôs que a ação fosse feita “por intermédio de sua gestão”, a questão é: que gestão é essa? Qual ministério, secretaria, cargo ou programa, o governo é capaz de intervir na sociedade? É sempre bom deixar tudo o mais detalhado possível!

    No mais, espero que essas pontuações tenham lhe ajudado de alguma forma. Parabéns e obrigada por compartilhar a sua redação no site!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.