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O combate a doenças epidêmicas no Brasil.

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A Constituição Federal de 1988 declara que saúde é direto de todos e dever do Estado, que deve garantir a todo cidadão total acesso à saúde. Isso deve ser feito por meio do Sistema Único de Saúde, que se baseia em três princípios: equidade, universalidade e integralidade, garantindo a todas as pessoas o atendimento, independente de sexo, cor ou outras características sociais. porém, ainda hoje, esse sistema não tem sido tão funcional como mostra em seus princípios, causando grandes reflexos no combate a inúmeras epidemias. Diante disso, é válido entender os elementos causadores e os obstáculos que dificultam o combate das doenças epidêmicas no Brasil.

Durante o século XIV, a falta de higiene nas cidades europeias causou a Peste Bubônica, a qual contagiou milhares de pessoas. Atualmente no Brasil, essa realidade não tem sido diferente, pois doenças como dengue, febre amarela e outras vêm mantendo um alto índice de mortes e contágio nos últimos anos. Isso ocorre devido à falta de políticas públicas efetivas, como investimentos em saneamento básico nas cidades brasileiras, o que promove a existência de ambientes insalubres e o surgimento de vetores para a proliferação de inúmeras epidemias. O qual, de acordo com a Agência Nacional das Águas, cerca de 50% da população brasileira vive desprovida de um sistema de tratamento de esgoto, o que evidencia a vulnerabilidade da nação em contrair doenças e permear a continuidade dessas epidemias em seu meio.

Além disso, a criação de uma crença de que as políticas de erradicação de doenças por meio de vacinas não são positivas, têm dificultado a ação do governo contra o aumento dessas epidemias e causado o reaparecimento de doenças já erradicadas no século passado. tal fato pode ser exemplificado por meio da vacina Tríplice Viral, que, segundo o Ministério da Saúde, em 2014, teve adesão populacional de 100%, mas com o crescimento de movimentos antivacina e mensagens “fake news”, principalmente em redes sociais, em 2017, essa adesão caiu para apenas 85%, resultando no aumento de casos como de sarampo, que tem sua prevenção nessa vacina.

Segundo o ativista Martin Luther King, “toda hora é hora de fazer o que é certo”, seguindo esse pensamento, a profilaxia dessas doenças faz-se premente desde já. Logo, cabe ao ministério da Saúde, órgão federal responsável pela saúde pública, por meio dos agentes de saúde das Unidades de saúde da Família, promover o cadastramento de todas as residencias, a fim de localizar problemas de saneamento básico, facilitando a intervenção com visitas de agentes sanitários nesses locais, com o intuito de erradicar esses vetores epidemiológicos. Aliado a isso, ele deve promover ações informativas em diferentes meios de comunicação, como a TV e redes sociais, sobre as campanhas de vacinação, esclarecendo os benefícios da imunização e os riscos da recusa ao tratamento, a fim de facilitar o acesso ao combate das epidemias, pois uma sociedade que não se informa e sem conhece sua história, está condenada a repeti-la.

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5 Correções

  1. Olá, Betto!
    Tudo bem?
    Sua introdução atende à estrutura exigida pelo ENEM
    ALUSÃO+ ANALOGIA + CONTEXTUALIZAÇÃO + PROBLEMÁTICAS
    Senti falta de conectivos em alguns inícios de períodos. Tente sempre iniciar um período com conectivo, melhora a coesão do seu texto. Além disso, muito boa sua divisão de períodos, o ENEM exige ao menos 3 períodos por parágrafo, você pode ultrapassar, desde que faça sentido.
    – o “P” de Porém deveria ser maiúsculo.
    Sobre seu D1:
    Você contextualiza a primeira problemática que foi dita na intro, isso é perfeito, mostra um texto organizado e coerente!
    Digo que seu D1 está ótimo. O qual está contido
    TÓPICO FRASAL + EXIBIÇÃO DA PROBLEMÁTICA + FATORES QUE GERAM A OCORRÊNCIA DA PROBLEMÁTICA + CONSEQUÊNCIAS + COMPROVAÇÃO (nessa respectiva ordem)
    Porém existem alguns erros que merecem atenção, como: Usar “ATUALMENTE” na redação é um erro comum, mas deve ser extinguido , pelo fato de ficar vago no qual “atualmente” se está falando. Pense que alguém em 2050 pode estar lendo sua redação, e a realidade apresentada não seja mais frequente no respectivo ano, fica incoerente, não é?
    Senti falta dos conectivos novamente.
    Sobre o D2:
    Você uniu o TF com a EXIBIÇÃO DA PROBLEMÁTICA em um período só. Pelo fato de ter ficado coerente, não tem muito problema, porém se os erros persistirem ao longo do texto, pode perder pontos por estrutura.
    Novamente apresentou:
    TÓPICO FRASAL + EXIBIÇÃO DA PROBLEMÁTICA + COMPROVAÇÃO + FATORES QUE GERAM A OCORRÊNCIA DA PROBLEMÁTICA + CONSEQUÊNCIAS (nessa respectiva ordem)
    Parabéns, está quase completo, todavia tem uma boa discussão.
    Senti falta dos conectivos novamente. o “T” de “Tal fato” deve ser maiúsculo.
    Deveria ter dividido em mais, períodos longos podem comprometer a compreensão do correto.
    Sua conclusão:
    Os critérios exigidos pelo ENEM são:
    RETOMADA DA TESE+ AÇÃO + AGENTE + DETALHAMENTO + MEIO + EFEITO + DESFECHO (não necessariamente nessa ordem).
    Sua conclusão tem:
    PROPOSTA 1:
    RETOMADA DA TESE + AGENTE + DETALHAMENTO + MEIO + AÇÃO + EFEITO
    PROPOSTA 2:
    AGENTE (subtendido) + AÇÃO + DETALHAMENTO +MEIO + EFEITO + DESFECHO
    A retomada da tese só terá na P1, pois é lá que se inicia o parágrafo, então você está corretíssimo. Assim como o desfecho só terá na P2, porque lá é onde finaliza-se o parágrafo. Muito bem, ótima conclusão, com duas propostas completas!
    C1 200 (Cuidado na próxima com as letras minúsculas depois dos pontos)
    C2 200 Não tangenciou e discutiu bem
    C3 160 Pela falta de conectivos e a união do TF no d2
    C4 180 Boa coesão e coerência, uso de sinônimos
    C5 200 Já disse os motivos acima
    Continue assim, boa sorte!

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  2. Olá! Boa noite Huberto!
    “…Isso deve ser feito por meio do Sistema Único de Saúde, que se baseia em três princípios: equidade, universalida…porém, ainda hoje, esse sistema não tem sido tão funcional como mostra em seus princípios, causando… grandes reflexos no combate a inúmeras epidemias…”
    1. Sua introdução está perfeita só evite usar : pontos, gerúndio “causando” use de modo que causam ou alguma palavra que muda o gerúndio… E o p de porém deveria ser maiúsculo.
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    2/3 – Em seu desenvolvimento senti a ausência dos trópicos frasais e os conectivos…
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    4 – Excelente conclusão, parabéns!
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    C1 – 160
    C2 – 180
    C3 – 180
    C4 – 160
    C5 – 200 ===== Nota 880 pontos!

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  3. Ola, boa noite!
    Bom, sou uma estudante e não uma especialista mas queria dizer que gostei MUITO da sua redação. Além de estar super detalhada, tem começo, meio e fim seguindo uma linha de raciocínio que da mais vontade de ler.
    O único problema é o número de linhas, no Enem o máximo é 30 linhas e eu acredito que ai tenha mais do que o permitido.
    Mas parabéns pela redação, bons estudos! :)

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  4. Na introdução achei que atende ao proposto, alusão, contextualização, encaminhamento argumentativo e tese além dos conectivos, ou seja, competências 1,2 e 4.
    Nos desenvolvimentos senti falta de tópico frasal, porém, apresentou repertório e a problematização, tem alguns erros de gramática que acredito ser erro do corretor do celular e achei que a redação pendia mais pro lado informativo do que pro lado dissertativa, crítico, contudo, gostei da sua escrita, ñ sou especialista mas creio que nescessitam de
    algumas modificações…

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  5. Bom dia!
    O seu texto está muito bom, numa redação ENEM você provavelmente ficaria com +900. Gostei dos conectivos, a linha de raciocínio, a argumentação, o repertório… Acho que talvez falte um tópico frasal nos paragrafos de desenvolvimento, mas está ótimo.
    Só uma coisa: contei aqui e deu mais de 30 linhas, no ENEM o máximo é 30!
    Abraços.

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