Iniciante

O Combate à Desigualdade Social

  • 1

No que concerne à desigualdade social, trata-se de um problema que atinge não somente países em desenvolvimento, como o Brasil, mas também potências mundiais. Tal realidade é ocasionada, entre outros fatores, devido  ao consumismo e a corrupção no serviço público.

Certamente, o consumismo é o comportamento de milhares de pessoas que associam o poder de compra como a potencial forma de elevar sua autoestima e aceitação social. Esse tipo de mentalidade deprecia valores como solidariedade, fraternidade e justiça social

Além disso, a corrupção é uma incógnita difícil de ser solucionada, pois seus debates remontam desde séculos passados até os dias de hoje. Um projeto  brasileiro inovador foi a lei conhecida popularmente como Anticorrupção sancionada em 2013.

Dessa forma, o consumo desenfreado e a corrupção são as grandes causas da desigualdade social, especialmente no Brasil. Assim, instituições públicas e privadas, juntamente com o Governo, devem interferir no sistema educacional para preparem crianças, jovens e adultos não só para o mercado de trabalho, como também às práticas que visam tanto o próprio bem estar quanto de toda a comunidade. E a Lei Anticorrupção apresenta uma ferramenta chamada Compliace. Trata-se de uma auditoria e análise rígida para verificar se licitações e contratos administrativos seguem conforme o acordado com a observância também de princípios legais, éticos e morais. Essa medida não é obrigatória, mas a Lei incentiva empresas públicas e privadas a adotarem no intuito de evitar o desvio de finalidade dos contratos e licitações e é uma forma também de atenuar  ou isentar penas de multa.

Compartilhar

2 Correções

  1. Competência 1 (200) -estrutura sintática boa e poucos desvios;
    Competência 2(200) – compreensão do tema sem fuga ao tema ;
    Competência 3 (120)- senti falta de argumentos ( usar dados estatísticos trás uma melhor compreensão do problema);
    Competência 4 (160 ) poucas repetições!
    Competência 5 (200) usou os 5 elementos ( deixar os elementos mais explícitos)

    • 0
  2. Oi, tudo bem? Não sei se sua redação é focada no modelo ENEM, mas vou corrigir a partir dele, ok?

    INTRODUÇÃO: sinto que faltou embasamento. Você poderia ter desenvolvido mais, usado mais recursos para prender o leitor e mostrar a importância do assunto. Você explicitou seus dois argumentos, mas não ficou clara sua tese.

    DESENVOLVIMENTO: Mais uma vez faltou embasamento e desenvolver o argumento. Minha dica: comece com um tópico frasal (uma frase curta que indique o argumento que vai desenvolver) depois coloque o repertório e a partir dele você desenvolva o argumento. Depois conclua seu raciocínio.

    CONCLUSÃO: você não desenvolveu muito bem sua proposta, ficou um pouco confusa. Lembre-se sempreeee de deixar explícito QUEM, O QUÊ, COMO, FINALIDADE, DETALHAMENTO

    Recentemente fiz um esqueleto de redação detalhado que talvez possa te ajudar. Não é nada profissional, mas está ajudando meu namorado na produção das redações dele. Se quiser, me manda uma msg

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.